Para quem tem blog e deseja inserir anúncios nele

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A publicidade online pode se tornar uma renda extra para blogueiros, profissionais liberais e até empresas que monetizam seus conteúdos e vídeos na internet, você já deve ter ouvido falar.

Para se habilitar a isso, o seu blog precisa ter espaços para exibir anúncios que vão trazer renda para você. Se ele estiver em uma plataforma pública – WordPress, Blogger – você não terá essa flexibilidade e precisaria migrar de um endereço como http://seublog.wordpress.com para algo como http://seublog.com.br, por exemplo.

Ao pensar em inserir espaço para banners você precisa decidir onde posicionar as peças, decisão importante onde é preciso combinar conteúdo e publicidade, sem um atrapalhar o outro e sem confundir o visitante.

Além disso, procure abrir espaço para os formatos que mais têm feito sucesso na web e invista. Mas saiba que para chegar a resultados mais expressivos um requisito básico é ter bastante audiência, do contrário os rendimentos podem ser pequenos demais e o esforço não valer a pena.

As dúvidas são muitas e vamos pode começar por aqui:

O banner

O banner, também chamado de mídia display, é a peça publicitária mais comum. Trata-se da exposição de imagens estáticas ou em movimento com o intuito de divulgar promoções, serviços, empresas, produtos, eventos e outros.

Você pode destinar espaço para um ou mais banners em seu site ou blog, de forma a exibir campanhas para seus clientes ou parceiros, que vão pagar por isso de alguma forma.

Os anúncios podem ser inseridos manualmente no código de seu site ou através de um programa gerenciador de banners. Se você não souber fazer isso com segurança, peça ajuda a quem sabe.

Quem não tem nenhum cliente para anunciar =ou parceiro para promover deve considerar destinar estes espaços para exibir automaticamente campanhas das principais plataformas de anúncios, como o Google Adsense. Há outras opções de programas de afiliados, como a Boo box.

O que você tem a fazer é escolher uma delas, se cadastrar e inserir um código em seu site para que no espaço destinado ao banner entrem os anúncios da rede, que serão exibidos automaticamente. Em seguida vá acompanhando os resultados pelo site da plataforma ou programa de afiliados que escolher. Você vai entender porque ter muita audiência é importante.

Importante: independente do que vai ser exibido em seus banners, você deve usar os formatos padrão. Confira agora os formatos de banners mais utilizados e recomendados atualmente:

  • 728×90 px: muito utilizado no topo de sites e blogs.
  • 300×250: também chamado arroba, esse formato é um dos mais famosos. Muito utilizado na barra lateral, também no início de artigos alinhado à esquerda ou à direita, ou no final em dupla, um ao lado do outro.
  • 300×600: por ser um retângulo vertical grande esse tamanho é, geralmente, utilizado somente nas barras laterais.
  • 336×280: segue a mesma dica de utilização do formato 300×250, porém maior.

Existem outros formatos padrão, porém os citados acima estão entre os mais usados pelos anunciantes. Consulte o site do IAB.

Para ter um melhor resultado em cliques, é importante posicionar os banners em locais estratégicos em seu blog ou site, de forma a não atrapalhar o conteúdo mas buscando maior visibilidade, o que em tese trará mais mais receita.

Mais detalhes sobre o comportamento dos banners

Banner estático. Primeiro modelo que foi veiculado na internet e ainda é o mais utilizado, simples e com imagens fixas. É uma decisão do criador da campanha – em muitas situações, a imagem estática é mais indicada, justamente por ser discreta. O banner estático quando entra em competição com imagens em movimento irá chamar menos a atenção. Por outro lado, um banner com imagem estática irá concorrer menos com o conteúdo de seu blog.

Banner com imagens em movimento. O espaço que você reservou para o banner poderá receber diferentes campanhas, que são exibidas uma de cada vez que a página é formada. Se você usar uma tag, as peças vão se modificar automaticamente.

Keyword banner. Se você usar o Google Adsense, por exemplo, poderá escolher se seu site vai exibir anúncios na forma de mídia display (com imagens) ou na forma de resultado de buscas, na forma de links patrocinados, com palavras relacionadas ao conteúdo da página exibida ou com a palavra-chave que procurou para chegar até uma determinada página. Ou os dois estilos, se preferir.

Banner expansível. Este tipo de banner fica encolhido no formato padrão, mas cresce e toma quase toda a tela. Dá bons resultados, mas cuidado pois incomoda muita gente. É esse o formato que mais se tem reclamação devido à invasão que o usuário sofre – são aquelas imagens que aparecem e cobrem todo o site que você estava vendo simplesmente porque passou o cursor do mouse sobre o espaço do anúncio. Nada mais é do que um anúncio que se estende e se sobrepõe à página pesquisada.

Pop-ups. São uma espécie de banner flutuante, que saltam na frente de quem abre uma página, com o intuito de chamar a atenção para passar uma mensagem extra (ou captar e-mail, curtidas no Facebook, oferecer e-books ou newsletters). É um banner bem notado, mas é invasivo e faz muita gente sair de sua página imediatamente, antes de ver qualquer coisa.

Agora que você conheceu um pouco mais dos principais formatos de publicidade online, comece a testar opções para ver as chances de monetizar seus projetos online. E para atrair público, além de bom conteúdo, você pode também usar outros recursos de divulgação, como e-mail marketing, newsletters e landing pages, fan pages e perfis em redes sociais. Mas isso já é assunto para outro artigo. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

http://br74.teste.website/~webins22/2017/05/16/contrate-o-webinsider-para-melhorar-o-blog-da-empresa/

Avatar de Ricardo Caetano

Ricardo Caetano é administrador do site Dinheiro na Internet.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

55 respostas

  1. Olá Gostei da sua publicação. Gostaria de sugerir o PCG para os seus leitores. O PCG é um software que permite anunciar em mais de trezentos e cinquenta sites de classificados grátis, e pode ser uma excelente forma de ampliar a visibilidade de produtos e conquistar novos consumidores. Recomendo muito.

  2. as veses propaganda demais tira o foco do objetivo , por exemplo se voce que vender algum determinado produto alvo e coloca banner de outros produtos , o visitante fica com muita duvida e acaba não comprando

  3. Não sei se sou muito iniciante, mas até o momento não obtive nenhum resultado através de banner.
    Vou procurar seguir estas dicas para ver como me saio, obrigado!

  4. Muito esclarecedor seu artigo, estou querendo abrir alguns espaços em meu blog para publicidade e estava com medo de errar e acabar perdendo visitas.

  5. Olha, publicidade em blog e uma boa maneira para monetizar seu negocio, gostei bastante desse artigo.

    Se o blog tiver um bom trafego você pode ganhar uma boa grana com esses tipos de anúncios.

    Sucesso nos seu negócios e parabéns pelo seu blog.

  6. Olá, muito esclarecedor o seu artigo. várias pessoas quando começam a trabalhar com blog tem esta dúvida sobre publicidade, onde colocar os banner…
    Valeu!!!

  7. Posso estr enganado mas o banner não chama mais tanta atenção . Claro que , tudo depende da forma de trabalho e de sua estratégia , mas acredito que se o site ou blog tiver diversos banners que possa até prejudicar a navegação do mesmo, pode espantar os visitantes.

  8. Òtimas Dicas…. muito bom seu conteúdo, vale lembrar que não é somente com banners que se é possível anunciar em um blog… existem muitas outras possibilidades de vender ficar enchendo o blog de banners e popups e são formas muito mais profissionais!

  9. Parabéns Pelo Artigo, Ótimas Dicas, Eu Vou Começar a Trabalhar Com Google Adesense e Estava COm Muitas Dúvidas, e para foi esclarecedor este post. Valeu ai.

  10. gostei deste artigo, ele me fez entender umas das dezenas de formas que pode proporcionar renda a um blog,e uma delas é através de divulgação de banners,e ele pode ser muito rentável se usar da forma correta .informação muito valiosa princialmente para pessoas como eu que é iniciante neste ramo. bom mesmo

  11. Opa ricardo muito boa as dicas sobre anúncios eu quero começar a mexer com o Google Adsense eu estava com muitas dúvidas sobre os tamanhos mais agora que li seu artigo tirou todas as minhas dúvidas.

  12. A monetização só funciona se o site em questão receber um numero razoável de visitas.

    Necessário também conduzir quem tiver interesse a uma página com essas informações, de quantas visitas o site recebe mensalmente.

    Dificilmente alguém vai anunciar num site novo ou com poucas visitas, mas enfim!

    Abraços.

  13. Olá! muito bom seu artigo falando dos banners; acredito que alguns são intrusivos demais e não aconselho ninguém usá-los, como por exemplo o banner expansível, com certeza esse é que faz muita gente sair de um site e nunca mais voltar tamanho sua “agressividade” , portanto muito cuidado com ele.

  14. Artigo interessante, o banner é realmente uma forma bem bacana de monetizar o site, ele com designer envolvente e em um ponto estratégico bome gerar Bons frutos.

  15. O mais importante também é como esse Banner é construído! Não pode ser apenas uma imagem! Temos que aplicar os gatilhos do Marketing Digital e atrair o usuário a clicar no Banner! Bom artigo! Valeu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *