Precisa cortar gastos? Pare, pense e tome as decisões certas

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empregoDe tempos em tempos vivemos alguma crise por aqui. Seja por fatores externos como a “quebra” de algum país, ou internos como as políticas equivocadas do nosso governo, quem tem um negócio sabe muito bem como o mercado é formado de altos e baixos.

Raros são aqueles que se mantêm estáveis. Raríssimos os em constante ascensão.

Quando a curva de desenvolvimento e lucratividade começa a cair, a ação inicial por parte dos gestores é o corte de investimentos. E a primeira pancada acontece nas áreas tidas como secundárias.

E os serviços terceirizados são aqueles que mais sofrem.

Fechando canais de comunicação com novos clientes

Trabalho com marketing de conteúdo, então me atentarei a essa área, contudo, você que atua em outras áreas, certamente vai compreender esse artigo, afinal, os conceitos base são os mesmos para todos os negócios. Aliás, compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

“Eduardo, perdemos três clientes esse mês, portanto gostaríamos de cancelar o seu serviço conosco.”

“Nossos clientes diminuíram a cota de pedidos, então não teremos como prosseguir contigo.”

“Não somos mais fornecedores de tal empresa, portanto, mês que vem não teremos mais projetos contigo.”

Essas são situações que muitos prestadores de serviços já vivenciaram. Quando há instabilidade, os clientes nos cortam sem dó.

Entendo o lado deles, mesmo porque também tenho os meus prestadores de serviços.

Contudo, essa é uma decisão acertada?

Sem julgamentos de valor ou de porquês, acredito que, para um negócio manter a sua competitividade, ele precisa continuar atuando com qualidade. E em tempos de crise, essa característica precisa ser reforçada.

Voltemos ao caso do marketing de conteúdo.

“Marketing de conteúdo é o trabalho que desenvolve a informação focada e personalizada para cada tipo de cliente. É fazer a faísca encontrar o combustível!”

Se o negócio está perdendo clientes, está tendo uma diminuição no número de pedidos e, consequentemente, no faturamento, é certo cortar investimentos na comunicação com o cliente?

É certo cancelar o processo altamente eficiente de apresentar o negócio e os produtos para os possíveis compradores?

Pois é…

Investir na encontrabilidade

Sempre é mais fácil e imediato “cortar custos”. Essa é uma ação que, de fato, apresenta resultados quantitativos em curto prazo. Contudo, esses resultados não se sustentam. Pior: eles acarretam uma queda em outras áreas, outros setores, o que pode arruinar um negócio.

Trágico demais?

Conheço várias empresas que afundaram por essas posturas, e certamente você também conhece algumas.

Então, qual seria uma postura recomendada?

Reorganização do negócio.

Por meio de análises minuciosas (até mesmo com a ajuda de consultores) e avaliações de desempenho, deve-se identificar os gargalos e as falhas, para com isso criar planejamentos e ações a fim de ajustar tudo.

É trocar as peças defeituosas e colocar óleo nas engrenagens até essas funcionarem em sintonia e com todo o seu potencial.

E no caso do marketing de conteúdo é trabalhar para evoluir a encontrabilidade e a apresentação do negócio e dos seus produtos para os clientes em potencial.

Lógico que precisamos economizar quando acontecem as turbulências, contudo, sempre é melhor cortar gastos nas áreas certas, principalmente naquilo que for desperdício (água, energia elétrica, insumos…). Não cancelar os serviços tidos como secundários sem qualquer parâmetro, sem qualquer estudo que justifique essa postura.

Pois, muitas vezes, são esses serviços que irão ajudar a reerguer o negócio.

E o marketing de conteúdo é um protagonista nessa história.

Até mais! [Webinsider]

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Avatar de Eduardo Kasse

Eduardo Massami Kasse (@edkasse) é escritor, palestrante e analista de conteúdo. Subeditor do Webinsider. Mais em onlineplanets.com.br e eduardokasse.com.br.

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