Muita gente tem a ilusão que o Facebook é um ambiente de conhecimento. Não é.
O Facebook é uma rede de relacionamento. Vem para resolver a latência de pessoas por proximidade, algo que foi roubado nas grandes cidades.
Quando percebi isso, saí de todos os grupos e isolei todos os pseudo-amigos que querem apenas impor a sua conversa sobre os demais.
No meu bar quero apenas pessoas com quem eu me sinta bem.
Um espaço de debate e de conhecimento é algo sagrado.
Para um espaço de conhecimento é preciso:
- que todos estejam focados na solução de um dado problema;
- que todos queiram, de forma aberta, a procurar soluções para ele;
- que todos considerem que os outros possam colaborar, com suas visões, nessa direção;
- que haja regras de conversa baseada em argumentos e contra-argumentos.
Quando percebi que isso é impossível pela dinâmica do Facebook, resolvi criar um sub-Facebook, onde criei o Clube do Nepô, quando consegui juntar pessoas que estejam com esse perfil dentro de regras bem estabelecidas.
Ou seja, só existe o diálogo eficaz em lugares preparados para isso.
O Facebook é uma rede de relacionamento, que tem muito de informação, como em qualquer festa quando se fala de um médico ótimo para coluna.
Ou seja, o relacionamento permite que haja conhecimento, mas este não é o foco principal.
Você tem que se sentir bem no Facebar e não se incomodar nenhum pouco de afastar pessoas com as quais não quer mais tomar uma cerveja.
Ser amigo de alguém é um co-privilégio, com regras mais ou menos claras, se alguém começa a atrapalhar o papo na mesa de bar, não vacile, defenda a sua linha balcão do tempo.
É isso, que dizes? [Webinsider]
…………………………
Leia também:
- Desconcentrar o poder para lidar com a complexidade
- Por que a Amazon é tão focada no cliente
- O pós-capitalismo virá com os algoritmos
- A primeira geração digital (ou a última analógica)
- A solução dos problemas da sociedade é uma questão política
- As lideranças algorítmicas contra o modelo atual de governança
…………………………
Conte com o Webinsider para seu projeto de comunicação e conteúdo
>>> Veja como atuamos.
Carlos Nepomuceno
Carlos Nepomuceno: Entender para agir, capacitar para inovar! Pesquisa, conteúdo, capacitação, futuro, inovação, estratégia.
Uma resposta
Perfeito!