O peso da internet e das redes sociais nas eleições de 2014

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Assim como ocorreu em 2008 na eleição de Barack Obama nos Estados Unidos, que ficou conhecida como a primeira campanha no mundo a utilizar amplamente a internet e redes sociais, a de 2014 parece ser a primeira eleição brasileira que poderá ser decidida nas redes sociais e na internet. Com 346 milhões de comentários apenas nos Facebook, o pleito eleitoral de 2014 entrou para o recorde da maior rede social do mundo, superando as eleições da Índia, em maio deste ano. Segundo Magrani, diretor de relações institucionais do Facebook no Brasil, no segundo turno este número deverá crescer muito.

No final da noite de domingo, cada um dos candidatos anunciaram a sua ida ao segundo turno em suas páginas oficiais do Facebook. Provavelmente pelo “fator surpresa” e sua crescente nas intenções de voto, o candidato Aécio Neves (PSDB) obteve mais de 600 mil “curtir” e 183 mil compartilhamentos, enquanto Dilma alcançou o total de apenas 162 mil “curtir” e 34 mil compartilhamentos, mesmo tendo feito três postagens a mais que o seu rival.

O Google Trends, ferramenta que mostra tendências de pesquisa, apontou que no sábado, véspera das eleições, o candidato Aécio ultrapassou a petista em volume buscas. Embora o Trends não faça distinção entre buscas a favor ou contra o candidato, percebe-se o quanto o interesse pelo tucano ele aumentou desde o último debate realizado pela TV Globo, conforme o gráfico a seguir.

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A campanha dos ‘likes’

A segunda-feira começou animada e competitiva nas redes sociais. Dilma Rousseff é quem mais atualiza sua página oficial no Facebook, com um total de 17 postagens realizadas até às 21h30min, somando um total de 500 mil “curtir” e 85 mil compartilhamentos. Aécio Neves, por sua vez, atualizou a sua página apenas sete vezes, mas alcançou o número de 524 mil “curtir” e 97 mil compartilhamentos. Mesmo com quase a metade de postagens que sua oponente, o candidato mineiro teve 5% mais curtidas que a petista. Já a média de curtidas por postagem do tucano é 154% superior, sendo 74.873 deste contra 29.394 da atual presidente.

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Sem dúvida, verificamos o crescimento vertiginiso do candidato Aécio Neves. Segundo o Social Bakers, empresa de monitoramento de redes socais, no Facebook a página do tucano foi a terceira que mais cresceu em todo o planeta, alcançando mais de 2 milhões de likes no dia posterior a votação do primeiro turno. Já a página de Dilma Rousseff conta atualmente com 1,3 milhões de likes. Vale ressaltar, entretanto, que Marina Silva, que não irá disputar o segundo turno, possui mais curtidas que os outros dois candidatos: 2,2 milhões likes, que não se refletiram nas urnas.

Marina, todavia, mesmo contando com grande apoio dos jovens, que utilizam mais as redes sociais, mantinha um número muito mais baixo de interações em suas postagens, em comparação aos seus principais concorrentes do primeiro turno.

As pesquisas não falham?

Um fator crítico destas eleições foram as pesquisas realizadas por institutos de credibilidade, como Datafolha e IBOPE, que erraram muito além de sua margem de erro oficial. Enquanto a última pesquisa, divulgada no domingo às 19h, apontava Dilma com 44% e Aécio com 30%, a apuração trouxe Dilma com 42% e Aécio com 34%, uma diferença de dois pontos percentuais a menos para a petista (dentro da margem de erro) e de quatro pontos percentuais a mais para o tucano (o dobro da margem de erro).

Se os likes totais desta segunda-feira no Facebook traduzissem a intenção de votos válidos para cada um dos candidatos, as eleições terminariam hoje com Aécio Neves eleito Presidente da República, com 51% dos votos válidos. É claro que esses números não são oficiais, mas revelam muito sobre o rumo da acirrada corrida presidencial.

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[Webinsider]

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Diego Ivo é diretor da Conversion. empresa especialista em otimização de sites para mecanismos de busca. Mais no Google.

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