Metodologias, fórmulas e receitas são processos padronizados que prometem um resultado previsível e satisfatório. Por exemplo:
- Professores de matemática ensinam fórmulas para que seus alunos possam resolver problemas complexos, mesmo que não compreendam a relação entre as variáveis;
- Chefs de cozinha criam receitas para possibilitar que cozinheiros mantenham um padrão de qualidade, mesmo que não compreendam a dinâmica entre os ingredientes e sabores.
Com a mesma esperança, alguns psicólogos, coaches, administradores e consultores recorrem a metodologias, fórmulas, modelos e estereótipos.
Métodos são excelentes para contextos simples e complicados. Eles aceleram a análise, reduzem a utilização de recursos, diminuem os erros e elevam a qualidade. Porém, em contextos complexos a utilização de um método pode ser bastante perigosa, gerando falsa sensação de avanço.
Leia sobre a diferença entre os contextos simples, complicados, complexos e caóticos.
Análise de especificidades
Em contextos complexos, há alto grau de incerteza. Neles, o emprego de métodos, modelos, receitas ou fórmulas acaba por limitar, simplificar e abreviar a capacidade de análise dos envolvidos. O risco maior e mais comum é a tendência dos analistas encaixarem a realidade no modelo e cegarem-se para as particularidades do caso. Eles perdem a visão da realidade e esquecem de que “na prática, a teoria é outra”.
Os métodos oferecem falsas esperanças de previsibilidade e controle. Professores, administradores, consultores, psicólogos e coaches são profissionais que lidam com o complexo. Por isso, dentre tais profissionais, sempre desconfio de quem vende um método. Recomendo que você faça o mesmo. Afinal, se seu problema pudesse ser solucionado com uma sequência de passos, provavelmente ele já não seria mais um problema. [Webinsider]
…………………………
Leia também:
- Metodologia 8Ps melhora resultados com marketing digital
- Projetos web, metodologias e negócios sustentáveis
- As boas vendas dependem de técnicas e metodologias adequadas
…………………………
Conte com o Webinsider para seu projeto de comunicação e conteúdo
>>> Veja como atuamos.
Daniel Rodrigo Bastreghi
Daniel Rodrigo Bastreghi é sócio administrador e Consultor de Marketing na DRB.MKT. Atua no planejamento, orientação e assessoria de ações integradas de marketing digital, pesquisas e implantação de sistemas MarTech.