Sound branding para aumentar a percepção de valor das marcas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Há poucos anos, as empresas se preocupavam somente com a criação e desenvolvimento da identidade visual e do conteúdo das suas marcas. Contudo, agora, um conceito que ganha força no mercado e ajuda a ampliar a percepção de valor é o sound branding.

E esse é o trabalho da Zanna Sound: dar voz às marcas.

Case Vivo

“A música é capaz de encantar e conectar as pessoas mais do que qualquer outra linguagem. A Vivo, por promover a conexão em todas as suas ações, não poderia deixar de considerar esse aspecto no trabalho de desenvolvimento da marca”, afirma Cristina Duclos, Diretora de Imagem e Comunicação da Vivo.

O grupo de trabalho que atuou nesse projeto, durante um ano, conduziu o estudo e o planejamento  que deu origem as diretrizes únicas para as intervenções sonoras da companhia em todos os pontos de contato possíveis com o público. Das chamadas de voz aos filmes publicitários, dos espaços físicos aos virtuais, do som dos aplicativos as lojas. Enfim, qualquer som que a marca emitir passa a estar alinhado ao seu sound branding.

Com base nos atributos – Entusiasmada, Transformadora, Acessível e Humana – , foram criados os pilares sonoros da marca. O Manifesto Sonoro é sua música que serve de referência para criação das trilhas. Sua melodia é tocada pelo piano e seu refrão é cantado pelo coro formado por homens e mulheres de diferentes raças que traduz a diversidade que a Vivo possui entoando a marca com entusiasmo: “Oh, Oh, Vivo!”. Além disso, uma banda Indie Rock faz parte da composição, mistura de cordas clássicas aos tambores africanos do percussionista Sane, da Nova Guiné. O Logo Sonoro representa a marca no sentido da audição e é a síntese mais marcante da música. Ele dura apenas um segundo e é cantado pelo coro que canta a marca “Vivo!”. E, finalmente, o manual de uso que orienta como o Sound Branding  deve ser utilizado nos mais diversos pontos de contato.

A música Vivo já pode ser ouvida na chamada em espera, nas melodias dos filmes publicitários, assim como o logo sonoro que já está no ar assinando todos os filmes veiculados pela operadora. “Queremos fazer com que a identidade sonora da Vivo esteja presente e seja reconhecido em todas as experiências  da marca que criaremos a partir de agora.”, informa Cristina Duclos.

Veja o videocase


[Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conte com o Webinsider para seu projeto de comunicação e conteúdo

>>> Veja como atuamos.

Avatar de Zanna Lopes

Zanna Lopes (zanna@zanna.net) é diretora de criação da Zanna Sound.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *