Você se arriscaria com uma empresa em que não confia?
Atuo como prestador de serviços desde o final de 2002 e tenho a minha empresa de marketing de conteúdo, a Online Planets, desde 2005. Durante todos esses anos já vivenciei muitos desafios e experiências e já passei por vários altos e baixos do mercado.
Atualmente, depois de conversar com dezenas de parceiros de diversas áreas de atuação, com fornecedores e clientes, além de analisar os principais informes sobre negócios, posso afirmar que estamos em um momento complicado.
Muitas fábricas estão cortando turnos, gestores estão demitindo profissionais, os projetos estão ficando mais esparsos e, infelizmente, alguns estão até encerrando seus negócios.
É uma pena, pois conheço muitos empresários competentes e honestos que não conseguiram se manter competitivos. E por um motivo mais triste ainda: tinham qualidade demais!
Como assim, Eduardo?
Hoje os clientes vêm conversar conosco com vários orçamentos em mãos, muitos deles com valores absurdamente fora do padrão e usam somente o preço baixo como fator de decisão.
Em serviços altamente personalizados como os que eu ofereço, é preciso um comparativo muito mais detalhado para saber o que é caro ou barato, mas muitas vezes não estamos tendo chances de mostrar nossos diferenciais.
O mercado está ficando muito mal-acostumado, com vícios perigosos.
E isso pode ser um tiro no pé para quem contrata. No início pode-se ter a falsa sensação de economia e redução de custos, mas no médio prazo, somente qualidade sustenta um negócio.
E afirmo como fornecedor e consumidor: qualidade não custa caro.
Eu sempre prefiro contratar empresas e profissionais confiáveis, pontuais e de alta qualidade, pois sei que isso vai me trazer melhores resultados e diminuir imensamente as minhas dores de cabeça.
Eu remunero adequadamente para poder ter soluções estruturadas, entende?
Enfim… Vivemos em uma época de leiloar conhecimentos e habilidades por poucos trocados e isso não é nada saudável num mercado já doente.
O que me diz? [Webinsider]
…………………………
Leia também:
- O leilão inverso do mercado de trabalho
- A diferença entre preço e valor é grande e subjetiva
- Baixar os preços nem sempre é a melhor solução
…………………………
Conte com o Webinsider para seu projeto de comunicação e conteúdo
>>> Veja como atuamos.
Eduardo Kasse
Eduardo Massami Kasse (@edkasse) é escritor, palestrante e analista de conteúdo. Subeditor do Webinsider. Mais em onlineplanets.com.br e eduardokasse.com.br.