Você conhece o conto “A roupa nova do rei”? Escrito por Hans Christian Andersen, ele foi publicado em 1837, mas continua bastante atual, principalmente no mundo empresarial.
No conto, um bandido se passa por alfaiate e diz ao rei que pode criar uma roupa muito bela e sofisticada, mas que só as pessoas inteligentes poderiam vê-la. O rei, cheio de vaidade, ordena a confecção. O bandido recebeu linhas de ouro, seda e outros materiais exóticos, demandados por ele para a produção da roupa. Fingia tecer fios invisíveis e as pessoas diziam ver o tecido, com medo de parecerem burras.
Um dia, o rei se cansou de esperar e ordenou que a nova roupa fosse apresentada. Então..
Orgulhoso de sua nova roupa, o rei organizou um grande desfile, para que o povo pudesse admirá-lo. No início, todos olharam calados, pois sabiam que só os inteligentes poderiam ver a roupa. Até que uma criança inocente quebrou o silêncio e exclamou: “O rei está nu!”. Frente a sinceridade e autenticidade, os súditos finalmente tiveram a coragem de reconhecer que sim, o rei estava nu! Todos caíram na gargalhada.
Esse conto ilustra algo muito frequente. Gerentes, diretores e presidentes orgulhosos e vaidosos, que não gostam de ouvir críticas, andam “nus” o tempo todo, ostentando péssimos planos, enquanto seus subordinados estão temerosos em dizer o óbvio. Portanto, cuidado! Você pode estar nu. Cerque-se de pessoas sinceras e corajosas e esteja sempre aberto às críticas.
[Webinsider]
…………………………
Leia também:
- O gestor truculento é uma espécie de dinossauro
- A diferença entre líderes e gestores
- Gestor: pode cobrar seus funcionários, mas elogie também
- O que é preciso ter para ser um gestor de sucesso
Daniel Rodrigo Bastreghi
Daniel Rodrigo Bastreghi é sócio administrador e Consultor de Marketing na DRB.MKT. Atua no planejamento, orientação e assessoria de ações integradas de marketing digital, pesquisas e implantação de sistemas MarTech.