2014, ano que tecnologia drone ou VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) começa a ser utilizada em diferentes áreas: agricultura, mineração, logística, segurança, esportes e… selfies aéreos.
Tomem nota: o mercado global de drones é estimado em 2.5 bilhões de dólares, com crescimento anual de 15 a 20%.
Ano do sucesso da ESA (European Space Agency) e seu módulo Philae, que saltou da sonda Rosetta para pousar no cometa Churyumov-Gerasimenko, distante milhões de quilômetros da Terra. Da Copa do Mundo com tecnologia alemã da GoalControl GmbH, que finalmente eliminou a dúvida se “a bola entrou ou não no gol”… e assistimos a bola entrar sete vezes, infelizmente.
Foi o ano da caminhada frustrante de um passo do exoesqueleto do prof. Nicolelis, das câmeras compactas da GoPro, agora também conhecida sob o código GPRO da Nasdaq, empresa que vale algo próximo de 3 bilhões de dólares. Sem dúvida o ano da imagem digital, com o Instagram ultrapassando o Twitter em número de usuários, mais de 300 milhões. Este ainda não foi o ano dos smartwatches e mesmo com lançamentos da Sony, Samsung e do cebolão quadradadão da Apple, o Apple Watch, nenhuma delas acertou.
Ano de eleições com urnas eletrônicas, denúncias de fraudes e uso diluvial das redes sociais pelos candidatos. 2014 foi o ano em que hackers invadiram a Sony, causando um prejuízo estimado em 100 milhões de dólares, revelando ao mundo futuros lançamentos e e-mails de altos executivos do estúdio, causando um mal-estar Hollywoodiano.
Ano em que o moribundo Orkut saiu do ar, Zuckerberg afirmou que não vamos ter botão “não curti”, perdemos o engenheiro Ralph Baer, pai do videogame, um dos criadores do game Genius (chamado Simon nos Estados Unidos) e finalmente fizeram um filme sobre a vida do matemático e precursor da computação Alan Turing (The Imitation Game).
2014 foi o ano do brasileiro Andrei Speridião, designer que venceu o prêmio IDEA/Brasil com seu projeto “Bueiros Conectados”. O produto e aplicativo faz uso dos fundamentos da Internet das Coisas, e é capaz de conectar os bueiros da cidade aos cidadãos, criando um ambiente de mobilização e tomada de atitudes preventivas contra enchentes.
E fazendo um quase copy&paste do ano passado: Este é meu último post de 2014. Agradeço aos leitores pelos “likes”. Feliz 2015!
Notas
The Imitation Game não é o primeiro filme sobre a vida de Alan Turing.
A TV britânica produziu em 1996 um telefilme chamado “Breaking the Code” e também o docudrama “Codebreaker” foi lançado em 2011.
Referências
DILLOW, C. – Get Ready for Drone Nation. Forbes. October 8, 2014.
FLORÊNCIA, O. Tecnologia em prol da cidadania: conheça o projeto high-tec premiado que quer acabar com as enchentes. STARTUPI. Inovação. 24.04.2014
IDEA Brasil.
Follow: @rdmurer [Webinsider]
…………………………
Leia também:
- A onda das redes sociais anônimas
- Vou te contar um segredo
- Quanto vale o que você publica nas redes sociais?
- Bots e a automação da amizade
- Quanto vale o que você publica nas redes sociais?
- Privacidade, que bicho é esse?
…………………………
Conte com o Webinsider para seu projeto de comunicação e conteúdo
>>> Veja como atuamos.
Ricardo Murer
Ricardo Murer é graduado em Ciências da Computação (USP) e mestre em Comunicação (USP). Especialista em estratégia digital e novas tecnologias. Mantém o Twitter @rdmurer.
Uma resposta
Esqueceu do momentos do Facebook!
Brincadeiras a parte, esse ano que passou foi surpreendente, tanto para as coisas boas, quanto para as ruins.
Superação e coragem, tragédias e guerras. Mas é o eterno perde e ganha.
Espero muito mais de 2015, principalmente da tecnologia, rumo aos carros autônomos!