O cliente já não é o mesmo de antigamente: hoje as pessoas têm muito mais acesso a informações e pesquisam bastante antes de comprar um produto ou fechar um serviço. Dentro dessa realidade, um time de vendas tem muita importância e precisa de todas as armas para dar o seu melhor. E pasmem: muitas vezes esse setor é completamente desconectado com o de marketing!
Os dois, em teoria, deveriam trabalhar juntos para crescer a cartela de clientes da empresa, mas o que muitas vezes acontece é os dois terem seus próprios objetivos e planos para atingir gol.
Você não quer isso na sua empresa, quer? Então confira o texto a seguir e descubra quatro maneiras como o marketing pode ajudar o time de vendas a ser mais bem sucedido:
Alinhe as atuações
Muitas vezes o marketing vai criar uma campanha centrada num tema específico. Mas para ela ter o sucesso que você espera, é necessário que sua equipe de vendas seja informada sobre o que a de marketing está fazendo. De que adianta lançar uma promoção para quem comprar dois ou mais produtos, se o seu vendedor não souber disso e não informar o cliente? O pessoal de vendas está lá para apoiar marketing e vice-versa! Quando estão em sintonia, o resultado das campanhas é muito melhor e você fecha novos clientes muito mais facilmente.
Reúna os times quinzenalmente
Produzir um encontro de tempos em tempos entre os dois times pode ajudar bastante. A equipe de marketing pode ajudar muito nas estratégias dos vendedores, mas também vale lembrar que a de vendas pode trazer sempre poderosas sugestões ao marketing. Quais as dúvidas do seu cliente?
Um encontro quinzenal pode ser suficiente e, com as equipes juntas, metas podem ser estabelecidas de forma realista e amplamente divulgada. O marketing pode posicionar melhor as campanhas e apoiar os objetivos de vendas! O time de vendas está atrasado com a meta? O time de vendas pode ajudar acelerando a geração de leads.
Utilize automação de marketing. E dê acesso ao time de vendas
Um software de automação de marketing como o RDStation ou o Hubspot vai dar muito mais flexibilidade e agilidade ao seu time de marketing. Nele você vai acompanhar suas metas de leads, visitantes, oportunidades e clientes.
A sua equipe de vendas pode se beneficiar de ter acesso ao software podendo conhecer melhor suas leads e contatos antes de abordá-los. Dessa forma eles poderão ver as campanhas que estão em andamento e compreender melhor o que realmente é essa estratégia na sua empresa.
Marketing de conteúdo vem do feedback de vendas
Já pensou em investir em marketing de conteúdo? Se seu time de vendas sempre chega para você com dúvidas de clientes e ideias de “campanhas de marketing”, o marketing de conteúdo pode ser para você. Que tal produzir e-books e whitepapers para geração de leads baseados nas ideias do time comercial? Essa nova tendência de marketing digital vai ajudá-lo a colocar os times na mesma sala.
Analisem os dados juntos
Olhem para os dados juntos! Marketing e vendas somados devem analisar suas performances em conjunto. Compartilhá-los pode ser a melhor maneira de oferecer ferramentas precisas para seus vendedores. O departamento de vendas pode se valer das informações sobre quais produtos estão vendendo mais, quais estão recebendo mais atenção e investimento em propagandas e assim então realinhar sua estratégia de aproximação e oferecimento ao público.
Se a sua empresa ainda separa marketing de vendas, saiba que você está parado no tempo! Ambos podem se ajudar e potencializar seus resultados de uma maneira muito mais eficaz, que vai guiá-lo para o sucesso. O marketing não é só algo para fora: ele pode ajudar e muito sua equipe de vendas. Trabalhando em conjunto, os departamentos podem ser ainda mais bem sucedidos e seus lucros podem disparar! [Webinsider]
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Diego Gomes
Diego Gomes é fanático por blogs, marketing de conteúdo, lean startups, growth hacking e outras dezenas de buzzwords. Fale com ele pelo Twitter @dttg ou pelo site rockcontent.com.