Diariamente somos bombardeados por publicidade de massa em todas as mídias com as quais interagimos: banners piscando, propaganda na TV, ligações no celular e panfletos no engarrafamento e ou enquanto esperamos o farol abrir.
Essas campanhas mais invasivas podem até ser eficientes pela quantidade, mas os custos para alcançar os resultados esperados costumam ser altos. E algumas pessoas podem se irritar com essas ações, causando prejuízos à percepção de valor da marca.
Complemento valioso
Para quem não deseja investir tanto dinheiro e prefere um marketing menos invasivo, com foco em clientes específicos, imprimir cartões postais é uma opção excelente.
Com certeza o cartão chegará à mesa de seu cliente, com mais impacto do que um e-mail. Um cartão criativo pode ser uma boa peça de relacionamento, a um custo muito reduzido. Por que não dar um alô simpático para seus clientes prospects?
Contato com os leads gerados
Um case real que aconteceu com o Eduardo Kasse, um dos nossos editores: ele recebeu um cartão postal de uma loja de computadores, avisando de que receberam e estavam vendendo uma linha de notebooks mais potentes, ideais para empresas e profissionais heavy users. Não indicaram preços, apenas a marca do fabricante.
Resultado: o Eduardo foi até a loja, comprou um notebook top e saiu feliz por ter recebido uma publicidade relevante.
“Eu já havia feito compras na loja e preenchido um formulário no qual eu indicava o meu nível de uso dos computadores e os meus interesses e necessidades. O sistema de CRM funcionou bem”, disse o Kasse.
Use em datas especiais
Com os cartões postais é possível desenvolver comunicações personalizadas, focadas e exclusivas, aumentando as chances de sucesso. Além de ações comerciais e de branding, um dos usos mais fortes dos cartões postais é aquele relacionado às datas comemorativas: Natal, Páscoa, Dia dos Namorados, Dia do Designer, Dia do Administrador… e, claro, o aniversário do cliente!
Pense também em convidar o destinatário a usar o QR Code impresso no postal, que irá conduzir a uma landing page especial, com uma promoção ou oferta, onde você poderá também medir os resultados.
Outros exemplos:
- Enviar cartões postais para os clientes premium, oferecendo produtos e serviços também premium. Capriche no design
- Enviar promoções com prazo definido, geralmente curto, instigando o cliente a visitar a loja, o site etc.
- Apresentar filiais ou novas lojas que ficam mais próximas do domicílio do cliente.
- Indicar eventos, lançamentos, apresentações de novos produtos ou serviços.
Ou seja, imprimir cartões postais é um bom investimento para campanhas qualitativas e, quando trabalha-se em conjunto com outras ações de marketing, a campanha é imensamente potencializada.
Todos nós gostamos dessa lembrança, de não sermos apenas um número. No cartão postal, mesmo que a mensagem seja padrão e gerada automaticamente, ainda assim possui um grau de personalização muito maior, o que pode ser bem explorado.
Vale a pena planejar e desenvolver peças criativas e exclusivas, afinal é a satisfação dos clientes que mantém os negócios competitivos. [Webinsider]
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Vicente Tardin
Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.