Lidar com informações e transformar uma grande quantidade de dados em decisões estão entre as principais habilidades que um gerente de e-commerce deve ter. Para isso, é necessário ter uma formação interdisciplinar, que dê conta de gerenciar funcionários, processos e clientes.
Há pelo menos três grandes demandas desse tipo de negócio: atrair e fidelizar os clientes, entregar com pontualidade e qualidade, e gerir toda estrutura online e offline de uma loja virtual. Nesse cenário, é fundamental que o gerente de e-commerce conheça e saiba utilizar tecnologias de automação – ou ficará atrás de sua concorrência.
Abaixo, seguem três e-books fundamentais para todo gestor que começar a atuar em e-commerces de médio e grande porte.
Personalização de e-commerce
A taxa de conversão ainda é um desafio a ser superado no e-commerce brasileiro: somente 1,04% dos consumidores converteram após visitar a loja, de acordo com a Conversion. O diagnóstico de especialistas é que o e-consumidor não quer só ofertas selecionadas pelo varejista, mas sim produtos sugeridos de acordo com suas preferências e estilo de vida – para isso, as lojas devem investir em ferramentas de personalização. Neste e-book produzido pela Chaordic, o gestor consegue entender como funcionam os algoritmos e as vitrines de recomendação com ofertas personalizadas, e como isso pode ser aplicado em seu negócio.
Frete grátis sem prejuízo
Você sabia que 70% dos consumidores online colocam produtos a mais no carrinho para ter direito a frete grátis? E que 55% desistem da compra porque consideram a taxa de entrega muito cara? A oferta do frete grátis parece óbvia, mas quando esse tipo de ação de marketing não é planejada de forma adequada, traz prejuízos e transtornos ao lojista. Para superar isso, sugerimos o e-book Manual de campanhas de frete grátis, do Axado.
8 Ps do e-commerce
O varejo online obteve um crescimento de 24% em 2014, enquanto o varejo físico cresceu 14%, segundo pesquisa da Rakuten. Para atingir esse objetivo são necessários alguns cuidados: produto, preço, ponto de venda, presença, promoção, pessoas e processos. Esses são os oito “Ps” que resultaram no e-book 8 Ps do e-commerce, da Flexy, e que aborda como lançar, manter e expandir um e-commerce de sucesso.
Depois de ler estes materiais, continue estudando as novas tendências e tecnologias para o e-commerce. O foco em indicadores e performance dará a medida certa do sucesso de suas estratégias. Além disso, ter uma visão global – e sempre atualizada – é requisito fundamental para que sua loja virtual ofereça a melhor experiência para os consumidores sem esquecer, claro, daquilo que realmente interessa para o seu negócio: vendas recorrentes e qualificadas. [Webinsider]
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Leia também:
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Cristiano Chaussard
Cristiano Chaussard, especialista em e-commerce, diretor da Flexy Negócios Digitais, de Florianópolis, e diretor-fundador do Grupo Digital de Santa Catarina (GDSC).
Uma resposta
Oi, Cristiano!
Gostamos muito de ver um dos ebooks da Chaordic nessa lista, muito obrigada. =]
Estamos abertos caso os leitores do Webinsider tenham alguma dúvida sobre personalização de ofertas para as lojas virtuais. Todo feedback é bem-vindo.
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