Marketing digital para startups: começando do começo

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arvoreAparentemente, estratégias e ações de marketing no ambiente digital são as mesmas, não importa o negócio. Mas quando se está tocando uma startup, o cenário fica apimentado por verbas limitadas e equipe enxuta, o que faz com que muitas vezes algumas técnicas e prioridades sejam aplicadas de forma diferente.

Desde 2011 ajudo algumas startups no cenário nacional a se desenvolverem e crescerem. Não existe uma fórmula mágica ou uma receita de bolo, o que existe são estratégias e ações que devem ser desenvolvidas para cada tipo de cenário.

Vamos ver um exemplo para ajudar. Imagine que você esteja lançando uma startup que seja um aplicativo para aprender inglês, ou espanhol, ou simplesmente um aplicativo para aprender algo.

Neste caso, seu público é definido por todos aqueles que buscam aprender um idioma, seja o inglês o espanhol, ou por pessoas que buscam aprender esse “algo” que seu aplicativo está se propondo a ensinar.

O próximo passo é definir uma estratégia de comunicação para esse público e minha sugestão é usar algumas técnicas já conhecidas do bom e velho marketing digital ou até do novo inbound marketing.

Personas

Defina os buyer personas com quem deseja comunicar e interagir com sua marca e seu produto. Entenda que quanto mais detalhado você definir o seu buyer persona, melhores serão os resultados de interação. Pelas técnicas do inbound marketing, num primeiro momento você precisa transformar um desconhecido em um visitante para a sua marca, produto ou serviço.

Para isso, nada melhor do que investir um pouco do seu tempo para definir as ações táticas de SEO que pretende implementar em seu site. Quanto mais tempo você levar para implementar as ações de SEO no seu site, mais tempo você vai levar para ter os resultados que pretende alcançar.

SEO

Caso você não tenha feito nada de SEO pelo seu site ou por sua startup, comece pelo básico. Muitas vezes vejo profissionais de startup questionando se existe algo novo ou mais avançado para ser implementando, mas quando você olha o site da empresa, eles não possuem nem o feijão com arroz, ou seja, nenhuma das regras básicas de SEO foram implementadas.

Facebook Ads

As redes sociais também são fonte de tráfego. E diferente do Google AdWords, por exemplo, usando o Facebook Ads, você consegue muitas vezes otimizar lances tão competitivos como os do AdWords, mas com um grande diferencial – você consegue direcionar a segmentação dos anúncios para o seu público. Sim, os buyer personas mencionamos antes.

O projeto que estou envolvido hoje tem como público designers e profissionais criativos em geral e com o Facebook Ads eu consigo segmentar muito bem minhas campanhas para esse tipo de target.

Esse é apenas o primeiro texto de muitos que pretendo escrever sobre esse nicho de mercado, mas a última dica seria: muitas vezes as possibilidades no marketing digital fazem com que você pare e se pergunte por onde começar, certo?

Tráfego qualificado

Minha resposta seria: comece gerando tráfego qualificado para o seu site. Isso não precisa levar apenas um dia e você nem vai conseguir atingir esse objetivo em apenas um dia – mas também não precisa levar dois anos, entende?

Num segundo momento, trabalhe na construção de uma base sólida onde você pode manter um relacionamento bacana com os seus leads e prospects. No próximo texto vou explorar mais as questões relacionadas à segunda etapa.

Caso esteja começando uma startup e tenha alguma dúvida sobre como operar a parte de marketing, mande sua pergunta que eu respondo em forma de artigo, combinado? Grande abraço. [Webinsider]

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Avatar de Gustavo Loureiro

Gustavo Loureiro trampa com internet desde 1998 e escreve para o Webinsider desde 2006. Você encontra mais sobre ele no Digital Marketing Cube ou no SearchLab.

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