Nove em cada dez latino-americanos já utilizam smartphones e 99% deles têm aplicativos baixados nesses dispositivos, com uma média de 18 por aparelho, de acordo com informações colhidas em pesquisa realizada pela comScore, em parceria com a Internet Media Services (IMS).
Esses dados indicam um mercado promissor para as empresas que apostarem no mobile, seja como ferramenta de marketing, modelo de negócios, ou até mesmo para gestão.
Mas com tantas ofertas de aplicativos à disposição hoje, como manter o interesse do usuário e fidelizar o seu público-alvo?
Um levantamento realizado pela Flurry, entre janeiro de 2014 e janeiro de 2015, revela que após o primeiro mês, em média, apenas 36% dos apps baixados são abertos.
Após seis meses, a retenção passa para 18% na média geral e, depois de 12 meses, para 11%.
Existem diversos motivos pelos quais o usuário deixa de usar alguns apps. Na maioria dos casos é porque ele foi baixado única e exclusivamente para ser usado em um momento determinado e depois perde sua funcionalidade.
Como então engajar os usuários?
Alguns cuidados simples na hora de planejar e desenvolver seu app podem fazer com que ele permaneça na lista dos smartphones por muito mais tempo e sirva como ferramenta para se aproximar e manter um relacionamento com seu público.
A primeira questão a ser levantada é: “Por qual motivo o usuário permaneceria com seu aplicativo instalado?”
Listo abaixo algumas dicas que podem ajudar a responder a esta pergunta:
Interação
Para os aplicativos que têm o objetivo de interagir com usuários finais, seja por comércio mobile de produtos ou serviços, seja a plataforma uma rede social ou até mesmo uma ferramenta, é importante que gerem uma necessidade real de interação. O aplicativo deve ser encaixado como uma facilidade para o dia a dia e permanecer no smartphone.
Evolução contínua
Existem diversas formas de evolução contínua para as aplicações mobile e isso é notável quando se observa os aplicativos dispostos na tela inicial do smartphone do usuário. Ou seja, os apps que possuem maior acesso pelos usuários são os mesmos que estão se atualizando com frequência, se reformulando e se adaptando, de acordo com o fluxo e feedback dos usuários. Essa é a evolução contínua que seu produto mobile deve ter!
Timing
O tempo certo para qualquer inovação ou lançamento de produto do meio digital representa uma grande variável. Se perdê-lo, seu projeto pode se comprometer e ir por água abaixo
Funcionalidades claras e recompensas
Cada produto é único e possui suas funções (mesmo os que se assemelham), porém, é de extrema importância que a funcionalidade central da aplicação seja clara para o usuário e que o incentive a querer interagir com frequência, devido às recompensas, mesmo psicológicas, que a aplicação entrega ao usuário. [Webinsider]
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