Vi este gráfico na Proxxima, feito pela Bloomfire, uma empresa que organiza o conteúdo de clientes. Achei interessante trazer aqui – o gráfico é uma reunião de dados e insights de várias fontes sobre como as empresas lidam com seus conteúdos, do ponto de vista do marketing.
Os números são para o mercado dos Estados Unidos, mas servem para nós também.
Ficamos sabendo que a grande maioria das empresas (70%) não tem uma estratégia de conteúdo definida ou consistente.
E que os responsáveis (os profissionais de marketing e comunicação nas empresas) não têm tempo e também nem sempre acertam a mão, ou seja, conseguem executar com qualidade as ações).
Nenhuma novidade. Mas por que as empresas agora estão preocupadas com isso? Alguns motivos:
- Conteúdos que chegam ao usuário via busca orgânica fecham mais negócios do que os conteúdos que chegam via outbound marketing, promovidos. 13% mais.
- O público tende mais a comprar um produto quando lê sobre ele em um artigo online.
- O retorno sobre o investimento do marketing de conteúdo é três vezes maior do que o retorno em search (link patrocinados).
Para um profissional de conteúdo é lindo ouvir que o bom uso do marketing de conteúdo traz mais retorno do que o investimento nos anúncios do Google.
[Webinsider]
…………………………
Leia também:
- Marketing digital para startups: começando do começo
- Marketing de conteúdo
- E-book gratuito mostra como atuar com inbound marketing
- Desenhando sua estratégia de marketing de conteúdo
…………………………
Conte com o Webinsider para seu projeto de comunicação e conteúdo
>>> Veja como atuamos.
Vicente Tardin
Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.
2 respostas
Oi Larissa, sim, você tem razão. Os conteúdos por busca orgânica rendem mais do que os conteúdos direcionados e promovidos. Obrigado!
Muito bacana o artigo. Aponto apenas para um errinho: “conteúdos que chegam ao usuário via busca orgânica fecham mais negócios do que os conteúdos que chegam via inbound marketing. 13% mais” Não é “inbound” e sim “outbound”, ou seja, fecham mais negócios que os conteúdos via outbound.