Pode até parecer estranho dar dicas de como usar a internet em favor da sua loja online, mas o fato é que muita gente começa focada apenas em manter um site ativo, o que não é suficiente.
Em primeiro lugar, ter uma loja online é bem mais do que expor produtos em um site para quem quiser comprá-los.
Gestão
É preciso verificar a entrada e saída de produtos, lidar com os fornecedores, dominar o fluxo de caixa. Há programas no mercado criados para facilitar novos empreendedores a manter este controle e até emitir notas fiscais, sem que precisem entender profundamente desses assuntos.
E a tecnologia: quem busca ganhar dinheiro na internet, precisa, dentre outras coisas, escolher bem a plataforma para hospedar o seu e-commerce. A escolha não deve ser baseada pelo custo, pois há plataformas com valor muito elevado e que não são tão efetivas. Foque nas funcionalidades e no layout que atenda as necessidades do seu negócio.
Marketing digital
É importante o investimento em marketing digital, pois o tráfego é um dos fatores principais para aumentar as vendas do seu e-commerce.
Existem duas formas para aumentar o tráfego qualificado para o site. Um deles é o PPC (de Pay Per Click) ou, em português, links patrocinados. Você paga para ser visto perto de palavras chave.
Outra forma de aumentar o tráfego é através de conteúdo. Alguns chamam de SEO (de Search Engine Optimization), outros de marketing de conteúdo… O que importa é que se você tiver bom conteúdo sobre sua atividade, receberá mais visitas vindas de quem faz buscas no Google. Estes investimentos se recompensam com a busca orgânica, pela qual você não paga.
Em links patrocinados, o resultado pode ser mais rápido e o custo pode até ser mais baixo, há controvérsias. Antes de investir, tenha uma estratégia de marketing bem pensada e procure encontrar as palavras-chave corretas. Para isso, o Google disponibiliza uma ferramenta chamada Google Adwords, facilitando a vida do dono do e-commerce.
Já no caso do SEO ou conteúdo, o resultado vai levar meses, mas será um investimento satisfatório no final. Uma boa estratégia de SEO é a que sabe levantar os pontos a serem melhorados no site, como tempo de carregamento, tipo de conteúdo, lista de produtos e serviços, entre outros fatores que colaboram para o aumento do tráfego orgânico qualificado para o seu site (ou seja, sem o uso anúncios).
Redes sociais
As redes sociais ajudam a atrair clientes para seu e-commerce também, não as deixe de lado, são peças fundamentais. O Facebook, por exemplo, já oferece funcionalidades para que a sua página possa vender produtos. Além de promover um contato mais pessoal com clientes, ouvindo o que eles têm a dizer e proporcionando um ambiente de resposta as perguntas de forma rápida e eficiente.
Não é preciso criar um perfil para todas as redes sociais existentes no mundo. Faça um estudo e descubra onde os clientes realmente estão e esteja prontos para atendê-los. O resultado pode ser muito melhor do que imagina, como a criação de vínculos mais fortes como o seu público-alvo.
Há e-commerces de todos os tipos e segmentos por aí. Busque seu diferencial, encontre seu nicho. Construir uma identidade forte para o seu negócio na internet é importante para se destacar entre concorrentes. [Webinsider]
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5 respostas
É que muita gente imagina que um negócio virtual difere do negócio físico. E nós sabemos é o esforço para fazer acontecer é igual. Adorei seu artigo!
Obrigado pelo artigo, estou buscando aprender sobre e-commerce para ver como tudo funciona!
Muito boas as suas dicas, eu realmente gostei do artigo. Acredito que uma boa divulgação com certeza é o segredo para um e-commerce dar certo. Obrigada por compartilhar!
Excelente contéudo !
Acredito que quando se tem planejamento, foco e determinação , tudo é possível . No caso do ecommerce não é diferente , principalmente se tratando desse ano em que existe a tal “crise” assombrando diversas áreas.
Gostei bastante do conteúdo Parabéns!
Sem dúvidas se a pessoa fazer uma excelente divulgação, saber focar no seu público-alvo e possuir conteúdos de qualidade com certeza vai fazer a diferença.Sem contar que é necessário usar muito a criatividade , pois com um cenário financeiro desfavorável este ano, se a pessoa não procurar opções e estratégias para o seu negócio dificilmente se manterá “vivo”