Por que não otimizar o mix de transporte no seu e-commerce?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

1962_kombiUm passo crítico da estruturação e desenvolvimento de uma loja online é a definição das transportadoras que farão tanto a entrega dos pedidos quanto a logística reversa.

Para uma loja de menor porte e/ou com um portfólio de produtos mais simples, os Correios em geral são capazes de “resolver o problema” – tanto que quase 90% das lojas online brasileiras utilizam os Correios para alguma parte de sua carga.

Porém, para negócios maiores, que vendem produtos de maior complexidade logística (ex: móveis ou linha branca) ou que desejam usar sua logística como alavanca para vender mais, algumas alternativas são necessárias.

Ter a disciplina e rigor para reavaliar periodicamente a combinação das transportadoras parceiras pode trazer uma série de benefícios relevantes para o negócio.

Possível redução de gastos

Primeiramente, uma boa combinação de transportadoras traz as maiores reduções no gasto com fretes. Entretanto, pela complexidade em sua precificação, ferramentas de cálculo de frete e otimização das transportadoras podem ser necessárias para capturar esses ganhos.

Melhorar qualidade

Em segundo lugar, a qualidade da entrega de cada transportadora (ex: índices de atrasos e extravios), em geral, varia entre regiões, características das entregas e sazonalmente. Um bom mix de transportadoras permite concentrar cargas naquelas que fazem um trabalho melhor.

Mais opções

Terceiro, consumidores demandam cada vez mais opções de entrega na hora de fechar um pedido. Permitir uma entrega expressa (às vezes em até 24 horas), mesmo que com algum custo, ou ter uma política de frete grátis mais abrangente, pode ser o necessário para efetivar uma venda. Uma maior oferta de opções de entrega em geral requer mais transportadoras.

Por fim, uma loja deve sempre se planejar para imprevistos, como greves dos Correios ou gargalos sazonais nas transportadoras. Eventualmente, ter um “plano B” pode ser chave para não perder vendas.

É fácil argumentar a favor de qualquer melhoria, mas a chave do sucesso está não somente no “o quê fazer”, mas também no “como”.

A seleção das transportadoras deve passar por uma análise criteriosa. Idealmente, utiliza-se a simulação da carga de pedidos contra diversas combinações das transportadoras possíveis, até que o resultado atenda às necessidades de custo, qualidade e complexidade operacional (transportadoras demais também é um problema).

Comece com um piloto

A adequação de processos pode começar com um piloto, limitando um novo provedor logístico a entregas para uma região específica, por exemplo. Os resultados têm que ser monitorados de perto e avaliados antes de escalar a operação – é importante ter SLAs (indicadores de nível de serviço) bem definidos e ferramentas para cobrança.

Mas estas são as mesmas rotinas de gestão e análise de resultados que devem existir sempre, orientando a empresa em direção à melhoria contínua.

Mesmo com tantos benefícios para a otimização do mix de transportadoras, vemos que essa reavaliação não acontece na frequência ou com o rigor esperados. De fato, negócios com baixos volumes de entregas têm dificuldade para manter vários contratos, mas vemos casos assim mesmo entre negócios maiores.

Assim, o desafio se reduz a vencer a inércia imposta por nós mesmos. O caminho para nos tornarmos “world class” passa pelo questionamento constante dos resultados e busca por novas oportunidades de melhoria. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Uma resposta

  1. Verdade, Gabriel. É complicado uma empresa possuir várias opções de transporte, é burocrático e custoso, por exemplo, desenvolver integração com elas. Um exemplo interessante de soluções logísticas é a https://freterapido.com, que possui parceria com várias transportadoras, assim a empresa contratante não precisa realizar contrato e integração com CADA transportadora que atendê-la. Além da possibilidade de realizar cotações de frete direto no carrinho de compra e ainda ter um painel com diversos gráficos e KPIs. Fica a dica a quem se interessar. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *