Esse é a apenas o segundo texto de uma série especial para startups que estou escrevendo aqui no Webinsider.
Meu objetivo tentando explicar SEO para profissionais de marketing que estejam atuando em uma startup é que, fazendo ou não parte de um programa de aceleração, você não tem a vida toda para dar certo.
E fazer com que seu projeto consiga anjos, VC e outros nomes, que no fundo significam dinheiro de investidor entrando no seu caixa para ajudar no crescimento do projeto de sua empresa no curto prazo.
Por que fazer SEO?
Otimizar seu site para os resultados orgânicos nos buscadores, ou melhor, no Google (quantas pessoas você conhece que usam Bing e Yahoo?), é fundamental. Todo projeto de startup tem limitações financeiras e, sendo assim, fazer com que seu site apareça para seu cliente em potencial sem pagar nada ou gastando apenas a energia de sua equipe faz com que a pouca verba que você tenha possa ser usada em outras ações de marketing digital.
Querendo ou não, as pessoas acreditam que o que elas encontram nas primeiras posições do buscador são mais importantes ou melhores. Afinal, se o buscador está apresentando aqueles resultados, é porque são sites sérios e de alguma forma oferecem o que o usuário está buscando, certo?
O algoritmo do Google, por exemplo, faz mudanças frequentemente com o objetivo de oferecer uma experiência de busca cada vez melhor para os usuários que acessam o site e realizam buscas, usando diferentes formas para encontrarem o que desejam. Estar antenado com as mudanças no algoritmo e implementar essas mudanças em seu projeto é fundamental.
Em que momento fazer SEO para o seu site?
A melhor resposta seria sempre, mas o universo por trás das técnicas de SEO é gigante e minha sugestão é que você faça como o Jack Estripador, vá por partes. O que você já fez, em relação a SEO pela sua startup? Nada? O básico, ou muito? Dependendo da resposta você vai saber exatamente por onde precisa começar?
Implementando SEO. Para você que não fez nada ainda.
Dependendo do momento que a sua startup esteja vivendo, você precisa dedicar mais ou menos energia ao SEO. Se sua empresa acaba de passar por uma mudança grande e você está remodelando o seu site, por exemplo, esta seria uma oportunidade ótima para além de refazer seu website, já ir implementando SEO.
Assim seu site novo fica pronto e os resultados de indexação em pouco tempo começam a aparecer. Não esqueça que dentro do universo de ações para SEO existem aquelas que você implementa dentro do site (On-site SEO) e aqueles que você faz fora do seu site (Off-site SEO).
Minha sugestão é que nesse primeiro momento você dedique 80% do seu tempo fazendo On-site SEO e 20% do seu tempo fazendo o Off-site SEO. Assim que terminar as implementações dentro do seu site, dedique o maior tempo que conseguir para fazer link building e outras ações fora do site.
Dicas
Abaixo algumas dicas fundamentais que você pode levar em consideração durante a implementação:
O título de uma página deve ser único e preciso e cada título deve conter de 40-69 caracteres. Evite repetir muitas vezes a palavra-chave que está trabalhando em seu texto ou página, pois isso prejudica a densidade da palavra-chave.
Use a palavra-chave que deseja trabalhar na URL da página.
As imagens nesta página devem conter as tags alt e title com a palavra-chave alvo. Escreva um texto que tenha em média 300 palavras (não menos que isso e nem muito mais) e que no primeiro parágrafo já faça uso da palavra-chave alvo.
Embora não sejam fatores tão relevantes, use a palavra-chave que deseja ter bons resultados na página colocando-as nos títulos e subtítulos do HTML com uso do comando Hn (H1, H2, H3, H4, H5, H6) e faça uma boa descrição de sua página no META Description.
Valorize a experiência do usuário
Agora, para encerrar, a dica mais importante:
Muitos profissionais focam tanta energia e dedicação aos resultados orgânicos que muitas vezes otimizam o site para os melhores resultados nos buscadores. O site deve ser otimizado para o mecanismo de pesquisa sim, mas não podemos esquecer que deve ser muito mais pensado e voltado para uma ótima experiência com o usuário.
Se usuário encontrar o seu site bem indexado no buscador, mas não tiver uma boa experiência de navegação ou compra ao entrar nele, o máximo que vai conseguir é aumentar a taxa de rejeição no seu Google Analytics.
Pense nisso e até a próxima. [Webinsider]
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Gustavo Loureiro
Gustavo Loureiro trampa com internet desde 1998 e escreve para o Webinsider desde 2006. Você encontra mais sobre ele no Digital Marketing Cube ou no SearchLab.
2 respostas
Muito parabéns pela postagem, a co-relação de ambos e clara.
SEO e start ups de fato tem tudo a ver… o melhor parceiro na empreita.
Obrigado Gustavo, abs.