Estima-se que 25% do tempo dos colaboradores é perdido com procuras ineficazes por documentos nas empresas. A melhor receita para combater esse problema é utilizar sistemas de buscas corporativas, como o Google Search Appliance.
O crescimento dessa solução é visível: pesquisa da Gartner indica que até 2017 o segmento deve crescer 11,2% ao ano. Entretanto, não basta ter um equipamento. É preciso se cercar de boas práticas para garantir o pleno funcionamento do recurso.
Confira os três acertos e os três erros mais comuns no setor de Enterprise Search:
Os três acertos
Palavras-chave ideais. Conteúdos com tópicos adequados otimizam a procura, pois os primeiros resultados na página já irão corresponder com o termo digitado pelo colaborador.
Atualização constante. Realizar a manutenção adequada e estar atento às atualizações dos equipamentos faz com que o produto funcione de maneira rápida e tenha todas as funções compatíveis com o que há de melhor no mercado.
Organização. Elaborar um planejamento para evitar que dados sejam duplicados nas fontes de informação da empresa também ajuda a realizar a busca corporativa e evita que o funcionário pegue um dado desatualizado.
Os três erros
Conteúdo pobre. Não adianta ter um sistema eficiente de buscas corporativas se o documento tem um conteúdo ruim e palavras-chave inadequadas. Dessa forma ele não aparecerá nas primeiras páginas de resultados.
Pouca integração. A solução não pode ser adquirida para resolver apenas o problema inicial. É preciso integrá-la aos sistemas da companhia para que possa indexar todos os documentos existentes.
Falta de cultura. Ainda há a ideia de que investir em equipamentos que otimizem a busca é desperdício de dinheiro. Os empresários não conseguem visualizar a perda que sofrem de tempo e recurso na produtividade dos colaboradores quando uma pesquisa é ineficiente. [Webinsider]
…………………………
Leia também:
Rafael Cichini
Rafael Cichini é CEO da Just Digital, especializada em soluções enterprise para gestão de conteúdo e search, e presidente da Associação Drupal Brasil.