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Muitos lojistas chegam à internet pensando encontrar o paraíso das vendas. Eles acreditam que podem vender tudo (ok, isso é realmente possível) no mesmo lugar e é aí que a coisa complica.

Você pode vender o que você quiser na internet (desde que esteja tudo regulamentado, claro), mas e-commerces não são como supermercados, onde no mesmo lugar se vende produtos de limpeza e alimentos. Ah, mas o Submarino vende livros e celulares. Sim, mas eles são peixes grandes e presumo que você não tenha chegado lá ainda. Vamos com calma amigo.

Certamente a sua loja já tem um nicho de mercado, e dentro deste nicho existe uma gama de produtos que você pode vender no seu comércio eletrônico. Na hora de fazer a escolha de quais e quantos produtos você vai efetivamente ter disponíveis em sua loja, lembre-se, menos é mais.

Variedade

Não compre 1 ou 2 unidades de cada produto visando a variedade. Não faz sentido você gastar tempo e energia preparando anúncio, criação, foto e vídeo, de um produto que vai ter uma vida curta na loja, pois ele tem apenas uma unidade.

Opa, ainda não tem um nicho de mercado? Veja no vídeo abaixo como escolher.

Você gastou o mesmo tempo com este produto do que com aquele produto que tem 20 unidades, mas você fez apenas uma venda. A lógica é simples: invista em produtos que você pode comprar em maiores quantidades. Isso já pode garantir descontos com fornecedores. Promova este produto, mostre para os clientes porque eles precisam deste produto e porque precisam comprar na SUA loja. Foque.

Produto estrela

Quando se quer ter sucesso vendendo pela internet é fundamental ter este produto. Tanto que há um termo especifico para ele – produto estrela, que é o produto com melhor custo benefício da sua loja, o produto que nenhum cliente deve comprar de outra loja, a não ser da sua.

Claro que a sua loja não vai ter apenas um produto. Mas não tenha uma variedade tão grande no início. Do que adianta ter camisetas de todas as cores, se você não tem todos os tamanhos de cada uma? Como você vai adivinhar qual o tamanho dos que vão querer a camiseta azul e dos que vão querer a vermelha? E a amarela? E a verde?

Isso não aconteceria se você tivesse apenas camisetas azuis e vermelhas, pois você teria todos de cada cor. Neste vídeo nós explicamos detalhadamente o que é um produto estrela.

Assista e conheça os passos para identificar seu produto estrela:

Mas atenção, estude o mercado e escolha muito bem em qual produto você vai focar, pois a ideia aqui não é ficar com produtos encalhados. Veja o que os clientes estão procurando, evite produtos que já estejam saturados no mercado. Avalie com seu fornecedor o quanto você consegue barganhar comprando quantidades maiores.

E não esqueça, menos produtos, mais opções. [Webinsider]

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Avatar de Márcio Eugênio

Márcio Eugênio, sócio fundador da D Loja Virtual, é especialista em e-commerce.

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