Escrevo para anunciar a abertura de inscrições para o curso online grátis: “Por que postamos: a antropologia das mídias sociais”.
O programa traz em primeira mão os resultados de uma pesquisa etnográfica comparativa sobre os usos das mídias sociais em nove localidades do mundo, incluindo Brasil, Índia e China.
Esse MOOC é oferecido pela University College London (UCL) em parceria com a FutureLearn em português e mais oito línguas
Clique aqui para se inscrever e fazer o curso em inglês.
E aqui para fazer o curso em português, espanhol e outras línguas.
O curso começa em fevereiro e dura apenas cinco semanas. A programação pede uma dedicação média de três horas por semana do aluno.
Recomendo o curso principalmente por dois motivos. O primeiro é por ele oferecer uma visão de fora da redoma da indústria da internet para ver como pessoas comuns (e não o geek de classe média) entendem e aplicam essas ferramentas.
O outro motivo é que fizemos esse curso e os livros também pensando na pessoa que não vem da academia e nao é antropólogo. É um caso meio raro (infelizmente) de pesquisa cujos autores querem falar com públicos de fora da academia. [Webinsider]
Juliano Spyer
Juliano Spyer (www.julianospyer.com.br) é mestre pelo programa de antropologia digital da University College London e atua como consultor, pesquisador e palestrante. É autor de Conectado (Zahar, 2007), primeiro livro brasileiro sobre mídia social.