O e-commerce de moda vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Se este modelo já representou um certo tabu, pelo fato da venda online não permitir a prova e a percepção de materiais, hoje é forte tendência para todas as marcas e lojas do setor de moda.
Este crescimento pode ser explicado pelo fato dos consumidores estarem mais confiantes em fazer compras desse tipo pela internet, já que questões que funcionavam como barreiras, como a troca de mercadorias, estão sendo aos poucos resolvidas e ainda, percebendo estas dúvidas e angústias do cliente, muitas empresas decidiram investir novos negócios que prestam assessoria online na hora da compra do produto.
O receio dos clientes foi amenizado com propostas bem claras e que realmente ajudam, como um atendimento personalizado, auxiliando os novos consumidores, dando suporte e orientação sobre as melhores ofertas, peças e tamanhos.
Além disso, uma das grandes vantagens do comércio de moda eletrônico é o uso de meios de pagamentos que garantem a segurança nas compras. Se antigamente se hesitava colocar dados do cartão de crédito, por exemplo, hoje o uso de meios de pagamentos que possuam certificação de segurança é muito eficaz para assegurar o consumidor.
Outro grande atrativo, que na minha opinião é o ponto-chave do e-commerce de moda, é a facilidade na entrega e na troca. A grande maioria dos sites foca no quesito qualidade quando se fala em experiência do usuário. Cuidar para que o produto chegue em perfeito estado para o consumidor é uma das premissas para fidelizar este cliente.
Quando falamos sobre e-commerce de moda, há toda uma abordagem que deve ser feita para criar um laço de relacionamento e confiança entre o público e a marca. Não é por acaso, que as lojas virtuais do segmento investem maciçamente em marketing, e isto é o que faz com que este setor se diferencie no universo online.
Diante deste cenário positivo, quais os desafios do e-commerce de moda no Brasil? Listei alguns que deverão ser compreendidos e ultrapassados para que este possa ser bem explorado.
Desistência da compra
Muitos aspectos podem levar à desistência da compra. Por este motivo, a usabilidade do site é de extrema importância. Entregue ao seu consumidor informações rápidas e claras desde as características do produto (tamanho, cor, funcionalidades), até a compra, entrega, formas de pagamento e os processos de devolução.
Problemas na estocagem de produtos
Para o e-commerce de moda, esse é um dos pontos de maior satisfação do cliente e, para a marca, o índice de conversão do negócio. Ter um bom e amplo portfólio de produtos é essencial para prender a atenção do consumidor e aumentar a possibilidade de disponibilizar o que ele busca.
Outra questão importante é ter todos os tamanhos e modelos de cada produto disponíveis. Ao encontrar o produto que estava desejando, o cliente ganha apreço pelo site, mas tudo isso termina ao perceber que o produto não está disponível. Nesse momento, este pode fechar a janela do site e gerar futuras reclamações nos canais de comunicação. Por isso, furos no estoque devem ser evitados a todo custo.
Manter rigidez nos prazos de entrega
Ter uma logística bem estruturada e um sistema inteligente de controle de estocagem, pedidos e prazos de entregas significa atender bem o seu cliente. Por isso, as empresas devem pensar em uma logística inteligente para operações de entregas, trocas e devoluções. Evitando assim a insatisfação do consumidor em relação a sua marca ou serviço.
O conteúdo
Quem consome artigos de moda, costuma se apropriar de conteúdo sobre o segmento. Criar conteúdo útil e relevante, com uma linguagem apropriada para o seu público, é fundamental para se tornar referência em moda. Invista em imagens bem trabalhadas, uma vez que estamos falando de um meio muito visual. Para isso, as redes sociais e páginas estão aí para aproximar os consumidores dos negócios.
Em linhas gerais, o segredo do sucesso é sempre estar atento a estes desafios e oferecer o melhor atendimento ao cliente. [Webinsider]
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