Quando você negocia com honra, conhecimento e compreensão, reconhece que não é apenas o que você diz; mas como diz é que faz a diferença. Portanto, sua Linguagem Gestual é de extrema importância.
A linguagem gestual é 97% de sua mensagem e ela também comunica:
Poder. A intensidade de poder que você acredita ter em uma situação.
Simpatia. Até que ponto você simpatiza com alguém.
Receptividade. Em que medida você é receptivo a alguém.
A linguagem gestual se expressa principalmente em:
- Modulação de voz
- Entonação
- Gestos
- Contato dos olhos
- Proximidade
- Expressão facial
Que tal suavizar?
S – O – F – T – E – N (SUAVIZAR em inglês), é um bom acrônimo para se lembrar das regras da boa comunicação por Linguagem Gestual:
- Smile (sorriso)
- Open (aberto)
- Forward lean (inclinar-se para frente)
- Touch (toque)
- Eye contact (contato visual)
- Nod (assentir com a cabeça)
Quando você se comunica com eficácia, torna-se um melhor negociador, por isso seguem abaixo algumas sugestões para uma melhor comunicação, durante a negociação:
- Não transmita irritação, insegurança ou agressividade;
- Mantenha o controle de seus nervos;
- Não seja rude com seu cliente;
- Seja atencioso, mesmo que a opinião de seu cliente seja diferente da sua;
- Seja claro, compreensivo e mantenha-se calmo.
Evitar palavras incitadoras de discórdia vai suavizar as negociações; as palavras abaixo podem ser evitadas :
- Você
- Mas
- Não dá
- Sempre / Nunca
- Deveria / Teria
Elaborar frases com a palavra “eu”, permite-lhe comunicar suas preferências de modo positivo, levando-o a soluções de vitória. Aperfeiçoando seu método de comunicação verbal e não verbal, você melhorará suas chances de sucesso na negociação. Lembre-se que a negociação de sucesso exige uma comunicação de sucesso. [Webinsider]
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Julio Cesar Santos
Julio Cesar Santos (@profi59) é professor, consultor e palestrante. Autor do livro: “Qualidade no Atendimento ao Cliente” e coautor de "Trabalho e Vida Pessoal - 50 Contos Selecionados". Blog: Profigestão.