Tenho dedicado algumas horas ultimamente ao trabalho de revisar vários e vários artigos publicados aqui no Webinsider, de modo a atender as exigências de um plugin de SEO recém instalado em nosso WordPress, o Yost SEO.
O que acontece de diferente? Com certeza deixa o redator pensativo.
Vamos ver: na página de conteúdo é exibido um campo novo. Veja na imagem.
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No exemplo acima, seria esta a melhor escolha?
É aqui neste espaço que acontece a batalha. Há várias detalhes a considerar:
- 1. Você é lembrado de que pode (ou deve) editar o título do texto. A caixinha puxa o título existente. Pausa aí.
- 2. Você pode editar a URL. Pausa aí.
- 3. Você deve editar o campo de meta description.
No nosso caso o campo da meta description vem preenchido puxando o primeiro parágrafo do texto. Não é o ideal, sempre é preciso reescrever).
Logo abaixo vem o campo importante, que vai puxar tudo.
Focus keyword
Você deve estabelecer o focus keyword. Pense no que melhor define o assunto principal de que o texto trata. Qual o tema principal, em uma ou duas palavras?
Nem sempre é óbvio ou fácil. E a escolha impacta a avaliação do plugin sobre o texto.
Veja bem, o seu objetivo agora é que seu conteúdo ganhe sinal verde.
Ao adicionar a focus keyword, logo você vê várias bolinhas vermelhas. Com sorte, alguma em laranja e em verde.
O jogo é testar focus keyword que combinem com os campos para título, url e meta description, de modo a fazer com que as bolinhas vermelhas se transformem em laranjas e verdes. Neste momento você se sente escrevendo para a máquina e passa a mexer aqui e ali para agradar o plugin.
Você está dominado, melhor não lutar.
Neste momento você aceita que o plugin é que está certo, pois é assim que as pessoas percebem – sutilezas são ignoradas; bom humor e referências não servem para nada.
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Para agradar e conseguir bolinhas verde, na prática você deve colocar o focus keyword em vários lugares – no título, na url, no meta description, no primeiro parágrafo e no h2. Putz, mas assim fica feio!
Até que você tenta bastante, mexe e remexe nestes campos todos e finalmente consegue agradar o plugin e a você mesmo, de forma aceitável.
Vale o esforço? É uma perda de tempo? Não sei dizer ainda, mas é lindo ver cada vez mais textos com bolinha verde acesa.
Quando você se dá conta, já está iniciando textos novos com estas regras na cabeça. É bom ou não? Eu não sei. Como foi com você? [Webinsider]
Vicente Tardin
Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.
4 respostas
Embora ainda faltando muita coisa sobre o assunto, ainda sim é uma boa explanação
O WordPress SEO by Yoast é para mim o melhor plugin de SEO.
Ele nos da dicas muito importantes sobre como otimizar nosso artigos.
Excelente artigo!
ótima fonte de consulta e pesquisa. blog excelente, texto melhor. já recomentei!
No final, temos de escrever para a máquina mesmo, pois a máquina é que fará a distribuição orgânica do conteúdo.
Mas talvez quem faz a redação pode considerar este como um editor, pois veja ele pede para mover a ideia central (focus) do final da frase para o inicio, etc. Está da redação fazer do limão uma limonada pra aparecer mais nessa web que cresce exponencialmente.
Muito bom o raciocinio do texto,
[]s