Existem duas maneiras de pensar em uma crise econômica como a que estamos enfrentando: a pessimista, em que a tendência é sempre culpar terceiros (empresas, política etc) pelo problema; e a otimista, em que a criatividade, a ousadia e o investimento são utilizados em busca de grandes resultados.
Nesse post falaremos sobre a visão otimista, a fim de aproveitar as oportunidades até diante da crise. Continue lendo e entenda como uma consultoria em marketing digital pode — e vai — ajudar a sua empresa a superar a crise e encontrar boas oportunidades!
Momento de reflexão
Para muitas empresas, um momento de crise pode diminuir consideravelmente o volume de trabalho. Essa pode ser uma boa oportunidade de aproveitar o tempo livre e fazer uma reavaliação de processos, estratégias e fluxos internos da empresa.
Neste contexto, a consultoria em marketing pode ajudar a compartilhar expertises e práticas conceituadas no mercado, atualizando equipes e gestores e modernizando processos. Além de oferece novos pontos de vista sobre a realidade da empresa e suas possibilidades.
Mudança de paradigmas
Muitas vezes uma crise obriga os gestores a tomarem decisões drásticas que não seriam sequer cogitadas em outras circunstâncias. Investir em uma consultoria em marketing digital ajuda a perceber novas possibilidades de ação, minimizando o dano de tais decisões.
A princípio, essa mudança de paradigmas pode parecer ameaçadora, mas quando analisada criticamente pode representar grandes oportunidades para a empresa. Por exemplo: podemos encontrar saídas criativas diante de um problema de distribuição, seja com a utilização de bicicletas ou a realocação do galpão para um local mais central.
Ações práticas da consultoria
Diante de todos os benefícios de contratar uma consultoria em marketing digital, separamos alguns mais interessantes para que você entenda algumas vantagens desse tipo de serviço!
- 1. Desenvolvimento da estratégia. A consultoria em marketing digital irá ajudá-lo a pensar na estratégia dentro de um contexto geral, considerando concorrentes, mercado, investimentos, pontos fracos e fortes do seu produto e muitos outros pontos extremamente importantes para um bom posicionamento.
- 2. Definição de metas. Como defini-las? Quais são os indicadores de sucesso? Onde a empresa pretende chegar dentro de determinado período?
- 3. Análise da jornada do cliente. Como seu cliente se comporta no ambiente digital? O que busca? Como fazer com que ele chegue até sua empresa? Todas essas perguntas devem ser respondidas para que sua estratégia gere os resultados esperados.
- 4. Criação de personas. Existem dois tipos de personas: Buyer e Brand. A primeira é a personificação do cliente ideal, enquanto que a segunda dá vida à sua marca. Com quem devo falar e como devo falar? Essas perguntas serão respondidas pela consultoria e darão impulso à sua estratégia.
- 5. Definição de orçamento. Saber quanto de recurso é necessário para atingir a meta é tão importante quanto defini-la. A experiência da empresa de consultoria ajudará a obter mais precisão nessa definição, evitando erros como a falta de recursos ou sua alocação equivocada.
- 6. Mensuração e análise de resultado. Por último, mas não menos importante, os resultados! Quais os indicadores de sucesso da estratégia? Como saber se o investimento efetivamente gerou bons resultados? Tudo isso será esclarecido pela consultoria em marketing digital.
Você viu que os serviços de consultoria em marketing digital são fundamentais para que sua empresa encare a crise de frente e consiga gerar resultados até em um ambiente econômico rechaçado.
Investir nesse serviço é uma excelente maneira de ampliar os horizontes e atingir as metas propostas com criatividade e assertividade!
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Sandra Turchi
Sandra Turchi é sócia-diretora da Digitalents, consultora e palestrante sobre marketing digital e e-commerce. Mantém o blog Sandraturchi.