Em um cenário em que estímulos externos atingem os consumidores de variadas formas, os negócios procuram novas estratégias para obter o engajamento e a mobilização de seus públicos.
Independente do porte do empreendimento e do ramo de atuação, a cultura da inovação tem sido cada vez mais explorada e uma das técnicas mais utilizadas é a Gamification.
A gamificação é o uso de mecânicas e dinâmicas de games para resolver problemas de negócios.
Motivar e fidelizar o cliente
O principal objetivo desta técnica é motivar a fidelização e alterar o comportamento do consumidor. Companhias aéreas, operadoras de cartões de crédito e startups das mais variadas áreas utilizam este recurso.
Nos programas de fidelização o consumidor ganha pontos ao usar certos serviços e a partir destes pontos acumulados ganha mais benefícios. Esse é um uso clássico.
Agora esta técnica já começa a ser usada em campanhas políticas, por exemplo. E também na educação, com experiências proporcionadas a crianças que estão sendo alfabetizadas.
A estratégia funciona na medida em que dá ao consumidor um sentimento de pertencimento. Com a internet os espaços se tornaram mais colaborativos. Ao estar envolvido em um processo mais interativo e participativo, ele se sente mais parte de um ambiente e se envolve e se mobiliza mais.
Mas lembre-se que games por si só não são gamificação. Gamification diz respeito às técnicas dos games aplicadas a outros contextos fora deste universo, mais especificamente ao ambiente de negócios. [Webinsider]
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Marcelo Minutti
Marcelo Minutti é profissional de marketing e professor de Empreendedorismo e Inovação do Ibmec/DF.