Os vídeos vêm se firmando como uma importante ferramenta de divulgação para as marcas no ambiente digital nos últimos anos. Sejam vídeos curtos, publicitários, explicativos ou simplesmente para entreter e gerar brand awareness (conhecimento da marca), esse modelo de conteúdo é cada vez mais utilizado.
Prova disso foi o recente anúncio do Google de que passará, a partir do primeiro trimestre de 2016, a oferecer publicidade em vídeo nas páginas de resultado de pesquisa.
Mudanças no Google e Facebook
Um dos principais indícios de que vale a pena investir em vídeos foram as mudanças realizadas
por Facebook e Google em suas estruturas para privilegiar esse formato.
Enquanto o Facebook passou a privilegiar uploads diretos em seu sistema e oferecer dados concretos — como o número de visualizações de cada vídeo —, o Google anunciou oficialmente a adoção de anúncios em vídeo em suas páginas de resultados.
Ou seja, assim como os anúncios em texto que você já vê nas páginas de resultado do Google, em breve verá também anúncios em vídeo. Isso representa uma grande oportunidade para empresas que desejam alcançar um público específico.
Os brasileiros querem vídeos
Segundo estudo realizado pela ComScore, nosso país é o segundo maior do mundo em número de impressões mensais. Chamamos impressão toda vez que um anúncio é exibido na tela de um dispositivo (móvel ou desktop). Apenas no primeiro trimestre de 2015 foram 198 bilhões de impressões registradas.
Isso comprova como o público brasileiro não só está preparado, mas também está buscando mais comunicação através desse formato de mídia. Ainda, segundo o estudo, são cerca de 9 milhões de usuários conectados diariamente apenas em tablets e smartphones.
YouTubers e vloggers em alta
Outra prova do sucesso dos vídeos no Brasil são os números apresentados por canais como Porta dos Fundos e Parafernalha, que em apenas algumas horas após subir um vídeo contabilizam milhares de visualizações.
Além de uma prova objetiva do sucesso desse formato de mídia, essa realidade também representa uma boa oportunidade para as empresas, uma vez que é possível fechar uma parceria com um desses canais e atingir um público gigantesco.
Precisão na mensuração de resultados
Ao contrário dos meios tradicionais de publicidade, é possível obter informações precisas sobre os resultados de uma campanha no ambiente digital. E isso vai muito além do número de visualizações.
É possível saber quanto tempo de vídeo as pessoas assistiram, de onde são, qual seu perfil demográfico e hábitos de comportamento, entre outros dados importantes.
Essas informações possibilitam uma otimização constante da estratégia e permitem que a equipe saiba onde e como investir o orçamento disponível. Ou seja, o que já é bom pode ficar cada vez melhor.
Você já investe em vídeos? Curta nossa página do Facebook, receba informações valiosas sobre estratégia de publicidade diretamente em sua timeline e aprenda ainda mais sobre esse formato de mídia que já está dominando o mercado! [Webinsider]
…………………………
Leia também:
- Consultoria em marketing digital é importante em tempo de crise
- Quero aprender marketing digital. O que devo estudar?
Sandra Turchi
Sandra Turchi é sócia-diretora da Digitalents, consultora e palestrante sobre marketing digital e e-commerce. Mantém o blog Sandraturchi.
Uma resposta
Como segundo maior buscador da internet o YouTube é realmente uma ótima forma de divulgação mesmo com vídeos simples