Todo trimestre fazemos uma grande reunião na Configr para discutir as melhorias que vamos implementar no serviço. As melhorias estão sempre baseadas nas sugestões dos clientes, nas justificativas de leads que acabaram não comprando e em nós mesmos.
Para estimular mais ideias na última reunião de produto resolvemos fazer uma pesquisa com agências digitais e software houses, que são dois dos principais públicos da Configr, para entender quais os problemas que os clientes enfrentam no dia a dia.
A pesquisa
Entrevistamos profissionais web de 64 agências digitais e software houses de todo o Brasil para entender o tipo de atividade que enfrentam, dentro e fora de nossa área de atuação, para ir mais fundo no assunto.
Mas vamos aos resultados e análises, que é o que interessa. Reunimos os resultados em três grandes clusters de reclamações:
- 1. Organização e compartilhamento de informações
- 2. Desempenho do servidor e do site
- 3. Produtividade cai com jobs paralelos
1. Organização e compartilhamento das informações
É a falta de organização das informações entre a equipe afeta diretamente o trabalho dos profissionais web e gera dúvidas frequentes. Disparada a principal reclamação de 72% dos entrevistados.
Alguns exemplos:
- “Foi contratada uma nova ferramenta mas só o gerente tem a senha”. M.S., designer.
- “Um desenvolvedor saiu da agência e só ele sabia a senha do Painel de Controle da hospedagem. L.R., desenvolvedor.
- “Será que o backup foi configurado corretamente pelo funcionário antigo?” G.M., desenvolvedor.
Ou seja, as principais preocupações nesse cluster (organização e compartilhamento) têm relação com a falta de acesso a informações e a falta de confiança sobre o que foi feito anteriormente por que não existe uma documentação geral de tudo o que acontece diariamente. Muita oportunidade de melhoria interna neste quesito.
2. Desempenho do servidor e do site
64% dos profissionais web também acreditam que um grande problema está relacionado ao desempenho do servidor e do site dos clientes.
“O site do cliente está lento, o problema é no provedor mas quem escuta sou eu!” – C.R., gerente de TI.
Além disso, esse problema impacta diretamente nas conversões e faturamento. Uma pesquisa feita pela Kiss Metrics mostra que 40% dos usuários abandonam sites que demoram mais que três segundos para abrir.
A mesma pesquisa mostra que para um e-commerce que vende R$ 1.000 por dia apenas um segundo de delay no carregamento de cada página tem impacto negativo de R$ 25.000 por ano em vendas, quase um mês de faturamento que poderia estar dentro de casa não fosse o baixo desempenho.
3. Produtividade cai com jobs paralelos
60% dos entrevistados revelaram que as tarefas simples mas repetitivas matam a produtividade. São tarefas de fácil solução, mas que aparecem com muita frequência e interrompem o trabalho.
Esse problema tem certa relação com a primeira reclamação (o designer, que não sabia a senha da nova ferramenta contratada, e o gerente, que teve que parar o trabalho para passar a senha para todos que pediram acesso).
Outros exemplos bastante citados têm relação com a criação de usuários de banco de dados, mudar configurações de DNS, criar contas de e-email e fazer backups. “São tarefas bobas e chatas, mas não tem como fugir delas. Porque elas vão aparecer em algum momento e vão atrapalhar meu trabalho. Só tenho que aceitar o fardo”, explicou um desenvolvedor, em depoimento marcante.
Essas foram os três maiores clusters de reclamações da nossa pesquisa, o que nos ajudou com insights para o desenvolvimento do nosso produto. Espero que essas respostas e números também possam te ajudar. [Webinsider]
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2 respostas
Legal que essas coisas acontecem até com a gente trabalha sozinho! É tanta informação que as vezes uma coisa simples faz a gente perder mó tempão, hehe. Ótimo artigo!
Se eu ganhasse 1 centavo para cada vez que já tive que caçar a senha do FTP, estaria rico.