Educar cidadãos pensantes é o grande desafio dos professores. No entanto, é preciso ir muito além das reflexões e debates. É preciso agir.
Só podem formar cidadãos pensantes, críticos e transformadores os educadores dotados destas qualidades.
Não se pode esquecer que o processo de ensino e aprendizagem é bilateral.
Da parte do educador se espera competência técnica (saber fazer) e um modelo de conduta (o aluno se espelha no professor, por isso suas atitudes e postura são fundamentais para que o educando veja, ou não, sentido no que está sendo transmitido).
Se o educador não lê, não pode formar leitores.
Se o educador não é questionador (dentro de uma visão critica fundamentada), não pode formar questionadores críticos.
Se o educador não exerce com consciência sua cidadania, não pode formar cidadãos transformadores, pois ele próprio apenas critica e não aponta soluções.
Se o educador não está por dentro dos acontecimentos do momento, não pode trabalhar a partir da realidade com seus educandos. Fica muitas vezes sem responder questionamentos básicos de seus alunos.
Desestimula o aluno o educador que não busca novos conhecimentos, não renova seu trabalho, não usa a criatividade e não demonstra segurança. O aluno já prevê o que “virá do professor.”
Se o educador é mal humorado, desanimado e não aceita desafios, sua aula será tradicional, sem estímulo, desinteressante.
Enfim, é preciso haver um trabalho articulado entre os profissionais.
Um trabalho no qual, você, educador, sinta-se realizado, apaixonado, motivado, comprometido. Sem essas características, é impossível construir um processo de ensino e aprendizagem dinâmico e qualitativo. [Webinsider]
…………………………
Leia também:
- Emprego tem mas acabou
- Criei um aplicativo para cursos, espero que gostem
- O que vai acontecer no mundo pós internet?
http://br74.teste.website/~webins22/2016/03/30/o-papel-da-escola-atraves-dos-seculos/
7 respostas
Assim como em outras áreas, a educação precisa de pessoas que acreditem.
Infelizmente é preciso mostrar que muitos que estão dentro da educação seja ela nas escolas públicas, e até mesmo no ambiente universitário para fazer número, não acreditam nem em si mesmo e ainda mais nos estudantes, sendo assim o que “saí” são reflexos de nossa sociedade.
O professor(a),estudante, necessita além de se interiorizar constantemente, ver sua função dentro da nossa sociedade, buscar refletir sua prática.
A educação precisa ser alimentada,por profissionais que acreditem no seu poder de transformação. Ou seja o aluno só vai aprender a parti do momento que o professor acreditar e fizer o seu melhor independente da situação, afinal o professor tem o poder de edificar ou de destruir o sonho de seus alunos.
Professora Geneci Vergara, parabéns pelo artigo e por ser esse profissional que acredita no poder da educação!
Ótima abordagem!
Parabéns!!
Parabéns professora geneci quando se vive se faz e se sente tudo fica natural.assim como este texto descrito por você ele retrata a sua personalidade quando educadora.
Parabéns pelo texto professora! Inspirou-me em continuar a minha formação em professora.
Faz parte da profissao do educador se aprimorar para melhorar cada vez mais a educaçao no país.
Parabens professora, fica como incentivo para nós que estamos começando.
Parabéns professora…perfeito suas colocações, compartilho do mesmo pensamento!