Há anos, quando eu comecei a trabalhar com meios digitais, mais precisamente comércio eletrônico, os profissionais de marketing tradicional ficavam perplexos com meu conhecimento em TI, programação e telecom.
Foi nessa época que eu decidi que era preciso criar cursos que ajudassem os profissionais e futuros profissionais a entender a natureza interdisciplinar dos meios digitais.
Nesses 21 anos de trabalho pude assistir uma grande transformação. De um universo de pessoas que aprenderam através da experiência e livros o que era a internet, para pessoas especializadas em um único canal digital, que fizeram certificações online, seguindo blogs, assistindo webinars e indo a encontros presenciais para fazer network.
Nesses anos todos, entretanto, foram raras as vezes que pude ver o pessoal de TI e Ciências da Computação envolvidos de forma mais intensa nessas mesmas conversas, cursos e eventos.
Não que esses profissionais não estejam nesses ambientes, mas são mais raros. O interessante é que os presentes nesse universo, antes circunscrito ao povo de marketing e publicidade, são expoentes no que fazem. Por que?
Se há uma coisa que as escolas de engenharia trazem de positivo é a visão analítica, o conhecimento de estatística, o uso avançado de Excel, entre outras ferramentas.
Nova oportunidade profissional
Acontece que até mesmo o marketing digital mudou. Se antes trazia a marca da publicidade tradicional, com suas medidas de sucesso e métricas mais soft (ex.: brand awareness), hoje é necessário apresentar análises de retorno sobre investimento e custos de aquisição de clientes versus resultados de vendas muito mais apurados.
Isso resulta numa visão analítica mais aguda, rápida e eficiente. E esse universo de marketing programático traz muitas oportunidades aos profissionais de tecnologia.
Marketing programático refere-se à toda transação automatizada de comunicação com os prospects e clientes de uma empresa. No caso específico da publicidade, refere-se ao uso de ferramentas capazes de otimizar informações para compra de espaços publicitários no mercado.
Portanto, o marketing programático exige conhecimento técnico, visão analítica e conhecimentos de marketing e comunicação digital.
Aqueles que já são profissionais de tecnologia dentro de grandes empresas devem estar percebendo que o marketing, principalmente o digital, está demandando mais de vocês. Ousaria dizer: demandando mais proximidade. Uma das coisas que tenho aconselhado aos meus alunos e colegas é: façam sempre reuniões de trabalho interdisciplinares!
Aprender e trabalhar em equipe
Não adianta ter ideias fantásticas impossíveis de execução a curto prazo. Na maior parte das vezes, ao chamarem o TI desde o início das conversações, é possível criar um roadmap que sai de uma situação inicial para a ideal. Veja o caso dos apps! Eles estão sempre em beta, sendo atualizados e incluindo melhorias aos poucos.
Preparando os profissionais e futuros profissionais para as oportunidades no mercado de programática, trouxemos ao Brasil o New Marketing Institute, que promove cursos, certificações e webinars o ano todo. A mídia programática é um caminho sem volta. Abra os olhos para essa nova oportunidade. Renove-se e seja o profissional que as empresas sonham ter. [Webinsider]
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