Mude sua forma de enxergar e contratar marketing digital

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Contratar marketing digital

Contratar marketing digitalOlá amigos. Tenho dois objetivos, muito claros, com esse texto. O primeiro é acalmar empresários que vêm perdendo o sono pensando em como se posicionar nos canais digitais.

O segundo é derrubar alguns mitos, o que sempre é algo polêmico, em especial quando estes têm sido usados como base para geração de negócios, por profissionais de credibilidade duvidosa.

De anos para cá, existe um senso de urgência criado em torno do ambiente digital (e alimentado por muitas agências e provedores de serviços).

Para exemplificar, vamos lembrar de alguns termos que vem sendo relacionados a internet desde os anos 90: “o boom”, “a bolha”, “a revolução” e outros que são chamados para a ação: “faça sua empresa crescer”, “obtenha resultados rápidos”, “alavanque seus negócios”, geralmente seguidos de um call, do tipo: “faça agora”, “clique já”, “não perca tempo”. Tudo precisa ser rápido, urgente e assertivo ao extremo.

Longe de mim tirar a importância do posicionamento das empresas no ambiente digital. Obviamente quem faz isso da maneira correta tem colhido frutos. Em contrapartida, a ânsia por espaço e resultados nessa área traz prejuízos em escala muito maior. E essa é uma das poucas certezas que você pode ter quando o assunto é marketing digital.

Feito o prólogo, vamos as verdades que, espero, possam ajudar a mudar sua forma de ver e pensar em negócios para sua empresa, no ambiente digital:

Contratar marketing digital: verdade 1

Sua chance de conseguir resultados exorbitantes do dia para noite é quase nula. Resultados expressivos, no meio digital, são obtidos com conhecimento e planejamento. A construção do trabalho precisa ser feita sobre bases de conhecimento e experiência sólidas, assim como tudo no mundo dos negócios.

Parece o mundo dos sonhos: “Na web, com uma grande ideia, com a ação certa, é possível impactar milhares de pessoas e construir fortunas em pouco tempo.” Todos ouvem histórias assim, temos ícones que alimentam esses sonhos.

Mas a verdade é que essas são exceções. Esteja certo que a realidade é que todos os dias, empresas tem tido muito mais prejuízos do que lucros, na internet. A boa notícia é que é muito fácil ficar fora dessa estatística. Basta ter os pés no chão e a consciência de que qualquer ação precisa de estudo, planejamento, testes, leitura de resultados, otimização e obviamente, tempo.

Este é o mínimo que precisa ser oferecido a você, em um pacote de marketing digital.

Verdade 2

O trabalho precisa ser personalizado para a realidade da sua empresa. A aplicação de fórmulas prontas que se dizem infalíveis para qualquer negócio, só são realmente eficazes em desperdiçar seus investimentos.

Se você tiver a oportunidade de conversar com algumas agências de marketing digital, perceberá que a maioria delas terá soluções na ponta da língua para alavancar seus negócios nos canais digitais. O pior é que os discursos farão sentido e serão atraentes.

Olhando com cuidado você perceberá que parece uma receita de bolo: “Identifique seu público, construa uma persona, faça um blog, gere conteúdo relevante, se relacione, acrescente mais uns leads e pronto, é só jogar no funil de vendas com a temperatura certa e retirar seu sucesso”.

É fácil de aprender, fácil de vender e eficiente em não dar certo na grande maioria dos casos. Meu conselho: leve a sério quem se propuser a construir um trabalho personalizado.

Verdade 3

Quanto tempo você levou para conhecer seu mercado? Quanto conhecimento você possui sobre seu negócio e as pessoas relacionadas a ele? Você acha possível que uma agência consiga sintetizar tudo isso e abordar seu público, de maneira eficaz, com um planejamento montado a partir de uma simples reunião de briefing?

As agências vendem horas. Quanto menos tempo gastarem em um projeto, mais elas ganham. Simples assim. Por isso um atendimento super simpático irá colher suas necessidades e os aspectos do seu negócio, sintetizar em um e-mail ou em uma conversa de três minutos e passar para a equipe de criação (formada em sua maioria por jovens mal pagos que trocam horas extras por pizzas) que atende dezenas de clientes por dia.

Algumas semanas depois o astuto atendimento pega o resultado, prepara um discurso recheado de pós-conceitos e te apresenta algo que pode até ser bonito. Mas a grande pergunta é: vai funcionar? Só jogando no mercado pra ver. Não precisa pensar muito para saber de quem será o dinheiro lançado nessa aposta.

A boa notícia é que existe uma solução muito simples: você pode exigir conhecer os profissionais que irão trabalhar no seu projeto. O que o redator que escreveu seus textos entende do seu nicho de mercado? Quais as referências do designer que criou a identidade visual da sua campanha?

Além disso, você pode exigir inteligência de mercado: qual o volume de buscas relacionadas ao seu negócio no Google? Quais as estratégias usadas pelos seus concorrentes em campanhas de mídia paga? Em resumo: O que você quer avaliar e saber para sentir consistência nas ações nas quais está investindo? Se a sua agência não te der esses acessos, alguma outra, mais comprometida com projetos sérios, te dará com o maior prazer. Pode ter certeza.

Verdade 4

Qualquer um que te prometa resultados rápidos ou garantidos é um mentiroso.

“Resultados rápidos”, “resultados garantidos”. Termos como estes se tornaram um mantra de tão repetidos no meio digital. Aqui a dica é simples e direta: É preciso parar de pensar que marketing digital faz mágica. No fim das contas ele é muito parecido com o offline. Existem oportunidades que se exploradas da maneira correta podem trazer grandes resultados, com certeza.

O fato é que quem enxerga e aproveita essas oportunidades é quem possui uma presença sólida e ações constantes no meio. Por quê? Por estar mais preparado e por ter um espectro amplo, consistente. É tão óbvio quanto é inacreditável ver empresários, com anos de experiência em negócios, sendo engabelados por esse tipo de discurso.

Marketing digital não tem segredo. Acredito que daqui a alguns anos iremos olhar para trás, analisar a forma como se deu essa “revolução” e ver o quanto de absurdo ocorreu nela. Se você não quer esperar anos para enxergar isso, a receita é simples e óbvia: abra os olhos. [Webinsider]

. . .

http://br74.teste.website/~webins22/2010/12/01/a-batalha-do-freelancer-contra-o-tempo/

Avatar de Guto Kraft

Guto Kraft (@gutokraft) é gerente de projetos digitais na HUB Inteligência e Marketing Digital.

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2 respostas

  1. Fantástico artigo. A meu ver expressa de forma muito clara a realidade atual no que diz respeito contratação de serviços de marketing digital.

    Em um dos meus artigos ( http://consultor.ga/contratar-um-consultor-de-marketing-digital ) onde eu falo de como contratar um consultor de marketing digita e vendas online, abordo pontos fundamentais como planejamento e estratégia.

    Sem planejamento e estratégia o serviço de marketing é um puro gasto de tempo e dinheiro. Quer um exemplo?

    Imagine que seja fisioterapeuta especializada em cuidado de idosos e no seu planejamento de mídias sociais esta priorizando o uso do Snapshat e do Instagram. A meu ver esse tipo de estratégia é erada, pois será mesmo que idosos estão presentes nesses locais?

    Agora se é especializada em atletas de alto nível, pode ser que esse público esteja presente sim nessas redes sociais.

    Esse é um simples exemplo para ver como é importante o planejamento de marketing e na hora de contratar um consultor de marketing, isso precisa estar bem definido.

    Espero que tenha ajudado.

    Abraços!

    1. Obrigado por compartilhar sua visão, Alessandro.
      O mercado digital ainda está em formação. Acredito que com o tempo pontos tão básicos, como os que eu e você levantamos, sejam transparentes para todos que usam esses canais para geração de negócios.

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