Precisamos falar sobre a segurança de seu e-commerce

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
Precisamos falar cobre a segurança de seu e-commerce

Sobre a segurança de seu e-commerceSegundo uma pesquisa recente realizada por uma empresa especialista, as lojas virtuais que conseguem oferecer mais segurança para os seus usuários são aquelas que conseguem aumentar mais a margem de lucro com as vendas, alcançando até 15% em relação ao que é registrado pelos sites que não adotam nenhum tipo de solução.

Então, caso você queira garantir que a sua loja virtual não tenha o seu faturamento afetado pelas mais diferentes ameaças vindas da internet, confira abaixo algumas dicas que podem mantê-la sempre segura.

Segurança desde o início

Essa é a dica essencial. No momento em que você for escolher a melhor plataforma para o seu comércio eletrônico, não se esqueça que você, empreendedor, irá precisar oferecer as mais diferentes soluções para o seu negócio, seja em processos anti fraudes ou em soluções de segurança no seu sistema.

Isso acaba valendo não apenas para a sua plataforma principal, mas principalmente para aquelas extensões que são utilizadas nas lojas virtuais. Porque se você acabar instalando softwares piratas (além deles serem piratas), você também poderá vir a deixar o seu sistema vulnerável à atuação de programas maliciosos.

Ofereça possibilidade de pagamento protegido

O momento de efetuar o pagamento é um dos mais vulneráveis para o cliente e também para a empresa. O motivo é que este é momento em que os dados serão colocados. É em razão disto que muitos comércios eletrônicos acabam criando diferentes métodos de pagamentos para diferentes parceiros especializados.

Além de sua loja virtual oferecer praticidade, o fornecedor também será o responsável pela segurança dos dados na hora que ocorrer a transação e em qualquer tipo de irregularidade que venha a acontecer.

Atenção para situações atípicas

Se você, como proprietário da loja virtual, identificar qualquer tipo de comportamento estranho na sua loja que esteja vindo de usuários externos, é fundamental que você notifique o desenvolvedor da plataforma para que ele possa vir a procurar e a saber mais sobre a ação que está correndo.

O acesso de outros IPs ao login do administrador ou repetidas tentativas de pagamento de diferentes usuários para o mesmo tipo de endereço de entrega são exemplos que devem chamar a atenção do dono da loja. É preciso ficar atento porque podem ser sinais de práticas indevidas.

Ofereça um ecossistema seguro

São poucas as lojas virtuais que trabalham com sistemas ERP integrados. A ferramenta torna sua loja uma plataforma única que reúne as informações essenciais para que o seu negócio, o que torna os processos bem mais eficientes.

E também gera comodidade, já que essa forma de sistema acaba implicando no contínuo uso de data centers terceirizados, o que torna o fornecedor o responsável pela segurança dos dados.

Assim, um comércio eletrônico precisa ter uma boa infraestrutura que gere segurança para os clientes que forem ceder seus dados.

Esteja sempre de olho aberto

É fundamental que você garanta o máximo de segurança para todos os processos existentes no seu comércio eletrônico. Se possível, utilize scanners (já há alguns disponíveis na internet) que verificam quais os pontos do seu sistema que estão mais vulneráveis a sofrerem ataques externos, seja isso em pontos em que o cliente acessa ou em outros nos quais são encontradas a infraestrutura do sistema.

Esse tipo de verificação precisa ser realizada de forma periódica para que venha garantir que a sua loja está realmente protegida de todas as formas de ameaça.

Certificados digitais

Uma excelente maneira de conseguir aumentar a segurança do seu comércio eletrônico é adotar certificados digitais. Como exemplo, o SSL é um excelente protocolo responsável por garantir que as informações sejam trocadas entre todo tipo de empresa e que os internautas estejam criptografados antes mesmo de saírem da máquina do emissor e que isso só seja decodificado no momento em que chegar ao destinatário final.

Caso não tenha ficado claro, um SSL faz a criptografia ao proteger todas as informações do site e, com isso, consegue evitar que usuários com má intenções leiam essas informações (mesmo que eles tenham acesso, as informações estarão embaralhadas).

Esse tipo de certificado protege o dono do site e o usuário, além de ajudar nos resultados de busca do Google, já que esse é um critério utilizado pelo buscador.

É por essa razão que acabou virando uma obrigação que todos os sites sérios de comércio eletrônico tenham essa certificação. Caso alguém ou algum software venha a tentar interceptar uma transferência de dados, não conseguirá interpretar nenhum tipo de conteúdo. Isso irá garantir que mais segurança para ambas as partes da negociação.

Outro importante certificado de segurança digital para a sua loja se chama DDS. Este, no caso, acaba exigindo que sejam atendidos 12 diferentes tipos de requisitos de segurança, entre eles a proteção de dados dos titulares dos cartões de crédito, do uso de firewall, da atualização dos software antivírus e da aderência ao SSL.

Faça testes constantemente nos seus servidores e os mantenha atualizados. Essa, perante as outras medidas sugeridas aqui, é uma bem simples. Mas mesmo sendo algo bem simples saiba que
ela está entre as principais causas apontadas por gerar vulnerabilidade do IP dos comércios eletrônicos.

Então, sempre faça a atualização do seu servidor e dos patches de segurança dele. Basta atualizar sempre que for sugerido pelo sistema e isso irá corrigir qualquer tipo de erros que estejam ocorrendo e que esteja fazendo com que ocorram vulnerabilidades. É isso que faz essa medida ser tão necessária e precisa para qualquer site de comércio eletrônico.

Mas caso você queira testar a eficiência dos seus procedimentos recém-instalados e, desse modo, saber qual é a vulnerabilidade que seu sistema pode estar tendo, faça testes com frequência. Focar na segurança do seu usuário irá lhe gerar pontos extras e eventualmente isso irá aumentar a quantidade de vendas.

Então, não se prive de oferecer um ambiente bem seguro de hospedagem para que informações de todos que passarem por ali estejam sempre seguranças. [Webinsider]

http://br74.teste.website/~webins22/2016/11/04/competencias-profissionais-para-e-commerce/

Leia também:

http://br74.teste.website/~webins22/2016/11/30/preciso-ter-empresa-para-vender-online/

http://br74.teste.website/~webins22/2017/01/03/como-atrair-visitas-para-uma-loja-virtual/

Avatar de Márcio Eugênio

Márcio Eugênio, sócio fundador da D Loja Virtual, é especialista em e-commerce.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *