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Os atributos de uma marca engajadora

Os atributos de uma marca engajadoraQuais seriam os fatores de sucesso para uma marca engajadora? Marca engajadora é aquela que admiramos pela inovação e pela qualidade dos produtos, entre outros muitos aspectos.

Pesquisando sobre o assunto encontrei muitos artigos e matérias. Aliás, fiquei surpreso como aumentou o conteúdo sobre o tema, porém senti falta de um que abordasse e reunisse os fatores que atuam na construção de uma marca engajadora, pois não achei.

Se você souber, compartilhe comigo. Não tenha receio de contar suas experiências com medo das outras pessoas se apoderarem. O conhecimento hoje precisa ser compartilhado. Não estamos na era do compartilhamento e da colaboração?

Quem nunca ouviu falar em sharing economy, economia compartilhada ou colaborativa? Não seria interessante também termos o sharing knowledge, o conhecimento compartilhado e colaborativo? Então bora compartilhar os conhecimentos. Aquele que acha que guardando para si estará na frente, em algum momento será atropelado, isso se já não foi!

E como construir uma marca engajadora?

O tema é complexo para ser explicado em um artigo ou até para ter uma receita de bolo. Longe disso! Mas acredito que possamos seguir uma linha que facilite.

Antes de falarmos sobre este roteiro, divido com vocês o ranking mundial de marcas 2016 que foi divulgado recentemente pela Interbrand com o objetivo de comprovar que marcas engajadoras fomentam negócios fortes.

Clique para ver o ranking mundial de marcas 2016 – Interbrand.

Marca engajadora

Até aí tudo bem. O “x” da questão é entender como podemos chegar lá.

Compartilho com vocês os pontos que levantei, depois de leituras, estudos e também sendo testado na prática.

É importante ter em mente algumas premissas para uma marca engajadora:

  • Ter uma equipe focada e que seja a guardiã desta marca.
  • Uma plataforma de marca bem desenhada e estruturada
  • Posicionar-se na 3ª onda do branding, onde o ecossistema de valor anda junto com a relevância e não desgruda do propósito.

E os fatores são:

1. Clareza

Muito importante que a plataforma de marca seja bem elaborada, onde visão, missão, valores, universo visual e universo verbal sejam de fácil entendimento, compartilhável e direcione o negócio para os objetivos de forma clara, não havendo em hipótese alguma dúvida sobre seu entendimento.

2. Proprietário

Ter a preocupação em construir uma marca que seja única. Elementos, cores, tipografia, som, cheiro, tom de voz e propósito são alguns exemplos que ajudam a deixar a marca proprietária.

3. Comprometimento

Costumo dizer que a marca é líquida, ou seja, ela tem o poder de se espalhar e penetrar em todos os espaços e departamentos. É trabalhar uma crença compartilhada, pois se a marca pretende crescer, precisa levar as pessoas com ela. Gerar um compromisso em toda a organização é o desafio.

4. Governança

Uma boa governança é a base para o crescimento sustentável do negócio. Competências e processos precisam estar muito bem definidos e alinhados, não esquecendo que a marca é um organismo vivo e que necessita de um cuidado constante. Logo, é fundamental ter uma equipe guardiã que será a responsável na gestão desta governança.

5. Preditiva

Como tudo está em constante e acelerada evolução, uma marca precisa ter habilidade em gerar previsões, antecipando-se e adaptando-se ao seu ecossistema.

6. Autenticidade

A marca é o que faz e fala; ou seja, o como as pessoas consomem sua marca precisa estar alinhado com a forma como ela é comunicada. Não adiantará nada a marca ter valores e propósitos bem definidos e não se comportar como tal.

7. Consistência

Independente de quais são os pontos de contato e de impacto, a marca precisa manter a mesma consistência das mensagens respeitando seu universo verbal e seu universo visual. A marca é uma promessa e a falta de consistência significa a quebra desta promessa.

8. Presença

A marca é a forma de dar vida ao negócio. Sendo assim, é muito importante que ela se preocupe em se fazer presente nos momentos importantes da jornada do seu cliente.

Alavancas

As alavancas que são essenciais e ajudarão a acelerar este engajamento da marca são:

  • Mídia. Uma estratégia bem desenhada e alinhada para a divulgação da marca precisa estar nos planos. Não é só produto que se vende, marcas também!
  • Internet e redes sociais. Importante meio de dar voz e materializar toda a promessa da marca. Nas interações e nas conversas o público terá a oportunidade de entender melhor quem é essa marca.
  • RP – Relações Públicas. O trabalho de relações públicas (RP) é uma excelente oportunidade para fortalecer e disseminar sua marca. Procure mapear influenciadores e trace um plano de ação para se aproximar deles.
  • Parcerias. Particularmente eu gosto e aposto muito nesta alavanca! Precisamos fomentar este tipo de iniciativa entre as empresas. Pode começar com uma troca de conteúdo e até uma troca de atributos com outras marcas. Conhecido como co-branding, é uma estratégia interessante.

Criando laços fortes, duradouros, sendo transparente e cumprindo com suas promessas o resultado não tem como ser outro além do sucesso!

Fiz a minha parte. Compartilhei. Agora é a sua vez 😉 [Webinsider]

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Leia também:

http://br74.teste.website/~webins22/2016/10/01/brand-experience-conceito-moldou-youse/

Avatar de Gustavo Zobaran

Gustavo Zobaran (@gustavozobaran) é Head de Brand Experience (BX) na Youse.

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