Realidade Aumentada (RA), Realidade Virtual (RV) e dirigir um automóvel são três coisas bem diferentes.
RA e RV pertencem ao mundo digitalizado, enquanto o automóvel é, na sua maneira mais simples, sobre sair do ponto A e chegar ao ponto B no mundo físico.
Mas a realidade virtual é uma tendência presente no dia a dia, com receita estimada de US$ 4,6 bilhões em 2017 de acordo com o Statista Virtual Reality Products Revenue Forecast.
Ao mesmo tempo, os profissionais de marketing automotivo estão procurando conectar esses mundos diferentes para criar uma jornada do consumidor mais complexa e recompensadora.
Como tantas tecnologias disruptivas surgindo diariamente, RV e RA parecem, à primeira vista, uma oportunidade de marketing supervalorizada, que se aplica bem a alguns, mas é completamente irrelevante para outros.
Contudo, várias marcas automotivas já se aproveitam das vantagens de apresentar aos consumidores uma unidade de teste-drive em realidade virtual ou aumentada, tornando possível experimentar quase todos os aspectos da condução de um veículo sem sair do showroom.
O test-drive parece ser a maneira mais natural de incorporar a tecnologia virtual no processo de compra.
Mas como isso pode ir além do showroom e adentrar mais a experiência do cliente?
Um dos aspectos mais difíceis da jornada de compra automotiva é fazer com que os clientes se dirijam a uma concessionária. Pode parecer contra intuitivo, então, oferecer uma experiência de realidade aumentada para os consumidores no conforto de suas próprias casas, sem eles terem nem que abrir a porta.
A jornada de compra
Um estudo da Autotrader constatou que 82% dos compradores de carros atualmente usam a tecnologia digital em algum momento da jornada do consumidor. Portanto, oferecer algo tão simples como um tour virtual pelos veículos de interesse pode lhes dar mais certeza sobre sua decisão.
O objetivo das realidades aumentada e virtual no espaço automotivo deve ser, exatamente, o de reafirmar a escolha do consumidor de comprar um veículo.
Quanto mais cedo no funil de compra isso for feito, melhor.
Visto que o estudo da Autotrader descobriu que 75% dos consumidores classificam a internet como seu primeiro lugar de pesquisa durante o processo de tomada de decisão, oferecer algo mais próximo ao “mundo real” online é uma jogada inteligente que pode ser benéfica a longo prazo, quando o cliente estiver pronto para se comprometer com a compra.
Uma experiência digital imersiva é, naturalmente, o próximo passo a seguir considerando o crescimento do Website Personalization e das campanhas hiper-segmentadas. Mas esses tipos de experiências, como todas as ferramentas de vendas, exigem a capacidade de personalizar e segmentar com base no comportamento do consumidor.
Ligar todos esses pontos com scoring e coleta de dados em tempo real pode ajudar os profissionais de marketing automotivo a criarem projetos personalizados de experiências com RA e RV que atinjam os clientes em nível 1:1.
Tem que ser cross-device
A atribuição cross-device é uma ferramenta que desempenhará um papel cada vez mais importante neste novo mundo. É o resultado da identificação do ID do dispositivo de um usuário, cookies, endereço IP e mais, em vários dispositivos, combinado com um entendimento claro dos interesses desse usuário (histórico de pesquisa, tempo gasto no site, visualizações de página de um produto e outros dados exclusivos que qualificam esse usuário como um potencial consumidor).
Essas ideias combinadas permitem que os profissionais de marketing ofereçam a mensagem mais apropriada para cada consumidor individualmente. Como os consumidores trocam de telefone para tablet para laptop para dispositivo de realidade virtual, será importante rastrear e conectar todas as suas áreas de interesse para criar uma experiência perfeita, adaptada aos seus comportamentos exclusivos.
Imagine-se segurando seu celular e experimentando uma realidade aumentada na qual o carro que você está pesquisando já está em sua garagem, em sua cor favorita, com as camisas de time de futebol que você pesquisou para seus filhos guardadas no porta-malas.
O novo mundo das realidades virtual e aumentada não é sobre generalizar baseado em grupos e segmentos. É sobre mensagens personalizadas com base no indivíduo.
Como a tendência continua a evoluir, é importante para os profissionais de marketing planejarem cuidadosamente suas campanhas e tirarem o máximo proveito dessa incrível tecnologia. [Webinsider]
http://br74.teste.website/~webins22/2017/01/17/formacao-profissional-em-marketing-digital/
2 respostas
cada pessoa age de uma forma isso e fato
Uma vez vi num documentário que os clientes pesquisam em média 3 horas sobre determinado produto antes de ir comprá-lo na loja física.
Ou seja, se a empresa não estiver preparada, o consumidor chegará na loja entendendo muito mais do produto do que os próprios vendedores.