As hashtags nas redes sociais povoam os mais variados tipos de postagens e sempre têm algum objetivo dentro da plataforma em que estão inseridas.
Porém, como utilizá-las corretamente no marketing digital?
De maneira geral, cada hashtag pode ser entendia como uma palavra-chave que é transformadas em hiperlink.
Ao clicar em uma hashtag, a pessoa é direcionada a uma página em que são reunidos todos os posts que usaram aquele mesmo marcador.
Assim, as hashtags funcionam como motores de busca dentro das mídias sociais e quando bem utilizadas são excelentes mecanismos para atrair novos usuários para as suas páginas ou perfis nessas plataformas digitais. Uma estratégia que deve estar presente em suas ações na internet.
Qual a maneira correta de usar hashtags
Utilizar hashtags em sua postagem é bastante simples: basta inserir o sinal # — ou cerquilha, em sua nomenclatura original — e escrever o termo que deseja. Mas não se esqueça de que o espaço não é identificado, portanto digite as palavras sempre juntas para que não tenha falha no processo.
Explorar essa estratégia pode parecer bem simples, mas existem algumas práticas que devem ser levadas em conta sempre que optar pelo “jogo da velha” (apelido que a cerquilha ganhou no Brasil). Confira a seguir como usá-las:
- Lembre que as hashtags também são palavras-chave, portanto nada de escrever frases muito longas, pois restringirá a pesquisa e, consequentemente, o volume de conteúdo encontrado.
- Nada de colocar a cerquilha em cada palavra do post. Isso fará com que a sua publicação esteja em diversos grupos de pesquisa e, com isso, se torne acessível para um público que não interessa à sua empresa.
- As hashtags são motores de busca, portanto utilize-as de acordo com o tema do seu post. Se usar alguma hashtag apenas só porque ela é bastante pesquisada, mas não comunica com o seu conteúdo, o resultado obtido será fraco
- Sempre confira a ortografia antes de publicar, pois além do erro, uma letra mal colocada criará uma hashtag que você não deseja.
Como utilizar hashtags nas mídias sociais
As hashtags nasceram no Twitter, mas atualmente estão presente em praticamente todas as mídias sociais. Porém, apesar de terem um funcionamento semelhante nas plataformas digitais, a forma como as hashtags são usadas podem variar.
A seguir vamos explicar como utilizar hashtags nas principais mídias sociais. Confira!
Assim como em outras mídias sociais, as hashtags só alcançam o seu objetivo se estiverem em modo público. No Instagram, as hashtags são excelentes mecanismos para acessar diferentes postagens e conhecer novos perfis.
Ao contrário do que acontece em outras mídias sociais, ao acrescentar o símbolo # e digitar suas palavras-chave, o próprio Instagram sugere outras hashtags de acordo com a sua popularidade. O que permite descobrir e utilizar outros termos em sua estratégia.
Para que uma pessoa consiga pesquisar a sua hashtag é necessário que o post esteja em modo público. Ao pesquisar o termo, a pessoa será direcionada a uma página que conta com todas as publicações com as mesmas hashtags.
Apesar da sua funcionalidade, os “jogos da velha” não são tão fortes no Facebook quanto em outras mídias sociais.
Basta inserir a hashtag em tweet e publicá-lo. Mas não se esqueça de que a sua postagem precisa ser pública, caso contrário outra pessoa não poderá visualizar a sua publicação quando fazer uma pesquisa.
O Twitter oferece um recurso interessante que é a utilização das hashtags para criar uma sessão de perguntas e respostas — os chamados Twitter Chats. Mas para explorar esse recurso é preciso acompanhar de perto todas as atualizações.
Com todas essas dicas, fica mais fácil traçar um planejamento para marcar presença na internet. Fique sempre de olho nas novidades, pois qualquer passo pode transformar a forma como o seu público vê a sua marca, e isso deve ser refletido nas suas estratégias para redes sociais. [Webinsider]
. . . .
. . . .
http://br74.teste.website/~webins22/2017/01/26/como-usar-as-hashtags-do-instagram-para-contatos/