Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
As mentiras da pós-verdade

As mentiras da pós-verdade
O Sapiens passa neste novo milênio da escassez para a abundância da informação.

Isso gera evidente crise de filtros, tanto dos que consomem, dos que produzem e daqueles que gerenciam plataformas onde todos se encontram.

É fato: no passado obsoleto das mídias eletrônicas tínhamos fatos demais e mídia de menos.

O Digital é, assim, remédio ainda experimental para a intoxicada produção da mídia eletrônica centralizada do século passado.

Os filtros digitais, é fato, precisam de vários ajustes para melhorar a eficácia.

É uma moeda de dois lados: aprimorar a capacidade cognitiva-afetiva de quem usa e sofisticar o aparato tecnológico de quem é responsável pelas plataformas.

“Não temos um problema de excesso de informação, mas de filtro” – Clay Shirky.

O poder da mídia traz responsabilidade para pessoas, que não foram preparadas para ambiente mais descentralizada.

Além disso, temos o problema dos profissionais de mídia, que passam dos antigos editores/produtores de conteúdo a curadores de grandes plataformas participativas.

É um salto quântico daquilo que faziam.

Falta amadurecimento

Precisam contar – e ainda não tem – com eficaz aparato tecno-midiático, baseado fortemente na Reputação Participativa e Inteligência Artificial.

Um cidadão mais maduro e um novo aparato midiático permitirão que as comunidades possam mais rapidamente identificar as fake news, através de filtragem cada vez mais participativa.

A filtragem digital eficaz é, assim, processo que está em andamento e tende a se acelerar em função da crise que se torna cada vez mais aguda.

É preciso tempo para maturação, debates, campanhas educativas para o cidadão. E nova formação para os profissionais da mídia digital.

Acelerar é preciso!

É isso, que dizes?

Pós-verdade

Gravei um áudio enquanto caminhava sobre o tema:

 

Aqui, este texto de cima lido:

[Webinsider]

. . .

http://br74.teste.website/~webins22/2017/01/09/agora-sou-midia-tambem-e-tenho-que-aprender-a-lidar-com-isso/

http://br74.teste.website/~webins22/2017/09/05/crise-das-redes-sociais-plataformas-participativas/

http://br74.teste.website/~webins22/2017/04/06/novo-modelo-administrativo-tira-a-gestao-do-gerente/

http://br74.teste.website/~webins22/2017/04/12/os-taxis-perderam-capacidade-de-serem-regulados-pelo-consumidor/

http://br74.teste.website/~webins22/2017/05/05/crise-uber-o-dificil-equilibrio-entre-conceito-e-lucro/

Leia também:

http://br74.teste.website/~webins22/2016/12/04/sobre-o-episodio-1-da-terceira-temporada-de-black-mirror/

http://br74.teste.website/~webins22/2016/10/20/a-formacao-individual-no-ensino-do-seculo-21/

http://br74.teste.website/~webins22/2016/12/16/ha-um-continente-3-0-e-nao-o-enxergamos/

Avatar de Carlos Nepomuceno

Carlos Nepomuceno: Entender para agir, capacitar para inovar! Pesquisa, conteúdo, capacitação, futuro, inovação, estratégia.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *