A estratégia de posicionamento de marca gira em torno de articular uma diferença contra os concorrentes. Ou seja, é o processo de criação da sua marca na mente de seus clientes.
O posicionamento de marca também é referido como estratégia de posicionamento, estraté gia de marca ou declaração de posicionamento. Várias empresas conhecidas adotaram essa estratégia, e neste artigo vamos explicar como o seu negócio também pode adotá-lo.
O que é posicionamento de marca?
O termo foi popularizado no livro Positioning: The Battle for Your Mind, cuja a ideia é identificar e dominar um nicho de marketing para uma marca, produto ou serviço, usando várias estratégias, que inclui preços, promoções, distribuição, embalagens e competitividade.
O objetivo é criar uma imagem única na cabeça do cliente. Assim, ele irá relacionar a sua marca com algo especifico, que seja distinta do resto do mercado.
Os autores do livro The Battle for Your Mind definem o posicionamento de marca como “um sistema organizado para encontrar uma janela na mente. Baseia-se no conceito de que a comunicação só pode ocorrer no momento e circunstancias certas ”.
Assim, o posicionamento de marca ocorre quando uma empresa possui uma abordagem inteligente e orientada para o futuro, sempre influenciando a forma como seus clientes e público-alvo enxergam a marca.
Posicionamento de Marca vs. Slogan
O posicionamento de marca é geralmente confundido com slogan. O posicionamento de marca é para uso interno, que servem para orientar as decisões de marketing e de operação. Ajuda também na tomada de decisões importantes, que afetam diretamente a percepção do cliente sobre a marca.
Ao moldar a preferência dos consumidores, as estratégias de posicionamento de marca estão diretamente ligadas à fidelidade dos consumidores e a vontade de consumir seu produto.
Um posicionamento efetivo pode ser como a medida em que a marca é percebida como algo positivo, diferente e favorável nas mentes dos consumidores.
Um slogan é um posicionamento externo, que também é marketing. Os insights do seu posicionamento de marca também podem ser transformados em um slogan, mas é importante saber diferenciar e distinguir os dois.
Várias empresas possuem um forte posicionamento de marca. Empresas que basta olhar ou ouvir, já relacionamento a algo. Por exemplo, quando vemos uma maçã, logo relacionamos a Apple, que possui produtos fortes como o iPhone.
Veja Também: Os atributos de uma marca engajadora
Como criar um posicionamento de marca
Uma empresa consegue sobreviver sem posicionamento? Sim, absolutamente. Na verdade, a maioria das empresas oferecem uma experiência modesta. Mas a criação de uma marca forte não é questão de sobreviver, mas sim de prosperar e conexão emocional duradoura com os clientes.
Tudo é uma questão de criar uma reputação, gerar visibilidade e crescimento. E o posicionamento de marca é por onde tudo começa. Para começar uma estratégia, basta seguir estas etapas:
-
Elaborar um posicionamento de marca
Para começar a elaborar, existem quatro perguntas que você responder e que renderão um conjunto de fatos sobre a identidade que será determinado para sua empresa.
-
Quem é você e como sua marca te representa?
Os atributos mais exclusivos do seu negócio irão o separar da concorrência, mas estabelecer essa diferença é criar atributos que apenas sua empresa pode oferecer aos clientes.
-
Quem é o seu público-alvo e o que eles querem?
Com distinção e atração determinadas, você deve determinar quais clientes sua empresa irá atender melhor. Esses clientes representarão o segmento de mercado e sua posição final no mercado.
-
Como você irá atender de forma confiável essas necessidades?
Grandes marcas entendem que é impossível agradar a todo mundo, o tempo todo. Assim, trabalham com um segmento claramente definido, onde podem atrair uma base de clientes significativa e fiel.
-
Quem são seus concorrentes e o que você faz de diferente?
Tentar encaixar sua empresa em uma posição já ocupada por uma concorrente é uma batalha difícil. Também é uma má ideia tentar copiar outra marca, pois isso claramente irá gerar comparações e enfraquecer sua marca.
-
Comparações e contrastes para identificar sua própria singularidade
Encontrar diferenças entre sua própria estratégia ajuda a encontrar os melhores canais de comunicação a serem explorar. Avaliar quais canais os concorrentes usam ajuda também a definir qual tipo de mensagem deve ser abordada.
-
Análise de concorrentes
Investigar e analisar os concorrentes também ajuda a determinar os pontos fracos e fortes do seu próprio negócio. Entender as diferenças entre um negócio e outro concorrente é fundamental para encontrar lacunas que podem ser preenchidas.
-
Determine sua posição atual
Determinar sua posição no mercado já explorado é tão importante quanto qualquer análise de concorrentes. Assim, você terá mais facilidade de entender sua própria posição de mercado e competir com força por uma participação.
-
Análise do posicionamento de marca do concorrente
Uma análise do posicionamento de merca do concorrente identifica as condições de mercado que influenciam a quantidade de influência que os concorrentes podem exercer.
-
Desenvolva uma ideia única de posicionamento de marca
Com todas as informações em mãos, você deve pensar em uma ideia melhor sobre quem o seu negócio é, o que não é e quem é o melhor público a ser explorado. É uma hora de fazer um posicionamento de marca sobre esses fatos.
-
Teste a eficácia do seu posicionamento de marca
A metodologia de teste consistirá na coleta de dados qualitativa e quantitativa, avaliando todas as etapas anteriores. Esse passo também pode incluir pesquisas, entrevista com clientes, etc. Os resultados do teste devem ser avaliados com cuidado e trabalhados para encontrar o melhor resultado possível.
Posicionamento de marca na mente do seu cliente
Para posicionar sua marca na mente do seu cliente, você deve começar a partir dos objetivos da sua empresa. E todas as pessoas que fazem parte dela devem adotar essa posição.
Cada marca tem um posicionamento, mas nem todos sabem explorar este potencial. A empresa ou negócio que deseja ter uma marca forte e assumir controle do mercado, deve ter um posicionamento de marca forte e apostar em estratégias de marketing.
Criar um posicionamento de marca ideal irá orientar o foco a ser seguido e tornar mais dinâmico as estratégias de marketing e publicidade ao longo do tempo.