Com o crescimento da internet e das redes sociais, está cada vez mais comum nos depararmos com conteúdo viral. Muitas vezes também encontramos campanha de marketing viral, mesmo sem saber.
Viral é um termo utilizado para dar nome a conteúdos muito populares, que ganham força quase instantaneamente. O conceito se tornou tão importante, que deu origens a outros termos. Até mesmo o Facebook utiliza o “efeito viral” para mensurar o quanto um conteúdo foi compartilhado.
Conteúdos virais são compartilhados de forma quase inconsciente. Mas como empresas e negócios podem adotar o marketing viral?
Conceito de Marketing Viral
Os conteúdos que costumam viralizar, geralmente são relacionados a humor, dicas, promoções, brindes e sorteios. Vídeos também são conteúdos que costumam viralizar bastante.
O marketing viral é uma estratégia que utiliza das redes sociais para promover um produto ou negócio. Refere-se as formas que os consumidores utilizam para promover informações sobre um produto com outras pessoas em suas redes sociais.
Uma das formas mais comuns de marketing viral é a propaganda boca a boca, mas a internet permitiu novas formas desta estratégia ser abordada. Campanhas de e-mail marketing, posts em redes sociais, sites de compartilhamento de vídeo e fóruns online, como o Reddit, são ótimas formas de conseguir que algo viralize.
O marketing viral fornece a audiência algo com valor, mas de forma gratuita. São coisas simples, como uma música ou um jogo divertido, com um alto poder viciante. Seja qual for o conteúdo, ele deve encorajar as pessoas a compartilharem.
É uma ferramenta muito útil, principalmente para pequenas empresas, sendo uma alternativa mais barata que o Outbound Marketing (marketing tradicional).
Exemplos de Marketing Viral
Ao contrário do que muitos pensam, o conceito viral no mundo dos negócios não é algo recente. Uma das campanhas mais bem-sucedidas de marketing viral aconteceu em 1999, antes mesmo do YouTube e Facebook.
O filme The Blair Witch Projetc (A Bruxa de Blair), de Daniel Myrich e Eduardo Sanchez é considerado o pioneiro do marketing viral. O filme foi feito de forma que se parecesse com um vídeo amador filmado por pessoas comuns.
Assim, Myrich e Sanchez capitalizaram o olhar realista do filme, construindo uma campanha em torno deste efeito. Eles criaram um site com o propósito de convencer as pessoas de que o mistério do filme era sobre um caso real de pessoas desaparecidas.
Os criadores do filme até entraram em fóruns online para espalhar rumores sobre o mistério. A campanha foi tão bem-sucedida que o filme arrecadou 250 milhões de dólares, sendo que custou somente um milhão.
Essa inovadora campanha online transformou um simples filme de terror em um fenômeno nacional e o maior exemplo de como o marketing viral, bem feito, pode surtir efeitos impressionantes.
Passando para os dias atuais, temos inúmeros exemplos de empresas que se aproveitaram do marketing viral. Um exemplo recente, de 2016, é da operadora de cartões Nubank, que deu uma aula sobre oportunidade de como se tornar viral.
Tudo começou quando Walter, dono da cachorra Belinha, teve seu cartão do Nubank destruído por ela. Ele contou a situação para a operadora, que em resposta, enviou uma carta escrita à mão, junto com um cartão de crédito novo e um presente para Belinha.
A história não passou despercebida e fui publicada na página Catioro Reflexivo, que hoje possui mais de quatro milhões de curtidas. O post sobre a história teve 48 mil curtidas e mais de 5 mil compartilhamentos.
Um grande exemplo de marketing viral, junto com um bom gerenciamento de mídias sociais.
Como construir uma estratégia de marketing viral?
Montar uma estratégia de marketing viral não é tão fácil quanto parece. Qual o segredo de um conteúdo se tornar viral? A resposta é complexa. Mas é completamente possível de construir a estratégia.
Existem algumas medidas que seu negócio pode adotar para tornar algum conteúdo viral. Veja o que você pode fazer para montar sua campanha de marketing viral:
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Conheça o seu público
Conhecer o seu público é saber quais gatilhos mentais irão desencadear as reações desejadas. O que eles querem de você? Eles estão procurando algo divertido? Uma informação secreta? Querem ser informados de algo?
Lembre-se: cada empresa tem o seu público. Não é porque uma estratégia deu certo para empresa X, que também pode dar certo para o seu negócio. Sabendo disso, você saberá exatamente em que apostar para fazer sucesso entre seu público.
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Cuide do visual
Conteúdos que se tornam virais, geralmente possui um visual atraente. Adicionar um vídeo ou imagem à sua campanha é essencial, mesmo que a sua mensagem seja baseada em texto. Assim, a mensagem se tornará mais convincente.
Ao escolher o visual, tenha certeza que ela combina com a marca do seu negócio. Nunca inclua algum vídeo ou imagem impropria ou que prejudique a imagem de sua empresa de qualquer maneira.
No entanto, tenha certeza que o visual tem potencial para se tornar viral. Torne-os informativos, surpreendentes ou engraçados. Quanto mais atraente, maior a chance de ser compartilhado.
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Faça uma campanha simples
Completando o item anterior, uma campanha simples é o ideal para se tornar viral. Um pequeno vídeo, um infográfico simples ou uma imagem com uma frase engraçada, são ótimas formas de criar um marketing viral.
Depois do seu público ter aumentado através de sua campanha viral, aí sim é a hora de dar mais informações adicionais sobre a sua empresa ou negócio.
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Não tente “forçar” a campanha
Uma campanha viral deve acontecer espontaneamente. Se não for, não surtirá nenhum efeito. É importante ter o cuidado de lançar o conteúdo em um momento estratégico e de forma casual, depois avalie o que acontece.
Empresas lançam seus conteúdos virais sem nenhum aviso prévio, de forma espontânea. Lembre-se: marketing viral serve somente para aumentar a exposição da sua marca, sem vender nada explicitamente.
Veja Também: As 7 características do conteúdo compartilhável
Hora do lançamento!
Depois de cuidar de todos os itens acima para montar sua estratégia de marketing viral, é hora de lançar a campanha. Uma vez planejado, inicie para ver o quanto o conteúdo irá viralizar.
Para iniciar sua campanha, comece sempre conhecendo bem o seu público. Fique de olho também em dados importantes, como o horário que eles ficam mais ativos nas redes sociais.
Este é o melhor momento para lançar sua campanha. Espalhe nas redes sociais e incentive seus seguidores a compartilharem. Mantenha esses objetivos em mente e crie uma ótima campanha de marketing viral.