Se você acredita que o Pinterest serve apenas para designer de interiores e estilistas, precisa começar a mudar essa ideia. A rede social tem potencial para aumentar as vendas e o reconhecimento de marca.
Afinal, metade das pessoas concretizam compras depois de verem pins impulsionados, segundo a própria plataforma. Além disso, 67% dos usuários dizem ter tomado conhecimento de marcas através da rede. Só com esses dados, é possível enxergar motivos para entender como usar o Pinterest em uma estratégia de marketing.
Por mais que não seja a rede social mais popular, sua base de usuários tem aumentado. Em um cenário no qual outras redes perdem força, essa é uma grande vantagem.
Mas não é apenas a popularidade que motiva profissionais de marketing a decidir pela presença no Pinterest. A plataforma é especificamente utilizada por designers do mundo todo para procurar por inspiração e novos produtos para comprar.
Quanto a características demográficas, temos o seguinte cenário:
- 41% mulheres e 16% homens
- 84% estão entre 18 e 64 anos
Se você acredita que sua persona está por lá, comece a criar sua estratégia hoje mesmo. Neste artigo, entenda como usar o Pinterest e confira algumas dicas para que as ações sejam um sucesso.
Como usar o Pinterest
Antes de falarmos mais de estratégia, entenda a seguir como usar o PInterest, já que essa rede tem algumas particularidades:
- Pins: um “pin” é qualquer imagem ou vídeo salvo no PInterest. Para negócios, a parte mais importante não é mídia, mas sim o link que vem junto dela (a source, ou fonte). Ou seja, é possível adquirir tráfego por meio dos pins.
- Boards: usuários do Pinterest salvam muitas coisas (hoje conta-se mais de 100 bilhões de pins). A fim de manter tudo organizado, é possível separá-los por coleção, ou os chamados “boards” (quadros). Esses quadros podem ser “seguidos” e os pins aparecem no feed dos seguidores. Também é possível seguir contas inteiras.
- Feed: é como um feed de qualquer outra rede social, oferecendo uma lista sempre alimentada de conteúdo, com imagens, vídeos e links presentes nos pins.
Para usar o Pinterest como negócio, é interessante criar uma conta específica para isso. Também é possível transformar uma conta pessoal em profissional. Saiba mais sobre isso aqui.
Uma vez que a sua conta está configurada, comece a criar seus boards com seus produtos e mostrar para sua audiência do que a sua marca se trata. Procure participar dos pins das outras pessoas e seguir personalidades ligadas à área.
Mas isso é só o começo. Confira abaixo dicas que vão trazer a sua estratégia de marketing no Pinterest para o sucesso.
Pinterest na estratégia de marketing: dicas
Adicione botões de Salvar ao seu site
Os botões de “salvar” são parecidos com os botões de “tweet” ou “compartilhe”. Ficam ao lado de imagens do seu site ou blog e quando a pessoa passa o mouse pode pinar direto de lá. Assim, você leva suas mídias para a rede social, disseminando seu conteúdo.
Crie uma rotina de pins
Qualquer recomendação de frequência para redes sociais pode ser equivocada, já que depende muito do setor. No entanto, é interessante começar com um pin por dia. Se você pretende fazer vários pins de uma vez, procure dividi-los ao longo de alguns dias para não “floodar” o feed dos usuários.
Cuide do visual
Designers sabem muito bem como usar o Pinterest. Mas você não precisa ser um para ter uma boa performance. Entretanto, é interessante desenvolver certo traquejo com os visuais. Afinal, as imagens que encontramos por lá ficam famosas por serem agradáveis visualmente. Por isso, não deixe que seus boards se encham de imagens que não combinam com essa linha.
Otimize imagens para mobile
Assim como todas as redes sociais, a maior parte do tráfego tem vindo do mobile. Por isso, evite realizar pins de imagens que sejam difíceis de enxergar pelo celular. Isso inclui, por exemplo, infográficos com tamanho de fonte reduzido.
Não deixe as palavras de lado
Mas, apesar de termos um foco maior nas imagens no Pinterest, as palavras não podem ser deixadas de lado. Coloque palavras-chave em seus pins e procure escolher aquelas que tenham a ver com a imagem e sua marca. Tenha certeza de que a legenda ajude o usuário a encontrar seu pin.
Se você decidir fazer vários pins apontando para o mesmo conteúdo, crie legendas diferentes para cada um deles. Além disso, tenha certeza de que o link tenha a ver diretamente com a imagem.
Utilize o analytics para otimizar resultados
O Pinterest oferece dados importantes sobre os conteúdos compartilhados na rede. Assim, você pode entender melhor o que dá mais certo e o que nem sempre funciona. Confie nesses dados para fazer alterações na sua estratégia, a fim de torná-la mais eficiente.
Outra coisa interessante: é possível ver em quais boards seus pins foram colocados. Dessa forma, você compreende como as pessoas estão interpretando seu produto. Acesse o Pinterest Analytics.
Invista em anúncios
Assim como o Facebook ou Twitter, o Pinterest também oferece formatos de anúncio. Se você começou a utilizar a plataforma e percebeu uma boa resposta da audiência, avalie a possibilidade de investimento nesse sentido. Com isso, você pode potencializar ainda mais o alcance e os resultados.
E aí, você acha que sua marca combina com Pinterest? Vai começar o usar a plataforma para impulsionar resultados? Conte para nós nos comentários! E se você gosta de ler sobre redes sociais, confira também o post Dicas para ser relevante no Twitter.
Íris Marinelli Pedini
Jornalista e produtora freelancer de conteúdo digital especializada em inbound marketing. Sempre em busca de coisas novas para ler e fascinada por aprender cada vez mais.
3 respostas
Pinterest como estratégia de marketing é perfeito!
Obrigada pela bela explicação!
O que mais me agrada no pinterest são as infinitas possibilidades para levar o tráfego onde quisermos.
O pinterest é uma plataforma surpreendente. Tenho usado desde Janeiro e tenho ganhado ótimos resultados.