O que faz um profissional de marketing digital?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
profissional de marketing

Se você é um profissional de marketing digital, certamente domina habilidades e conhecimentos de diferentes profissões: marketing tradicional e mídia social, web design, redação, vendas, análise de dados e muitas outras. E, claro, não tem medo das novidades.

profissional de marketing

Mas o que é marketing digital? É a forma de trabalhar, no ambiente online, todas as ações do marketing tradicional. O principal objetivo é ajudar a organização a ganhar visibilidade e autoridade da marca, identificar e atrair novos leads, aumentar as conversões e vendas e expandir o negócio.

Habilidades necessárias para o profissional de marketing?

O marketing digital é a melhor ferramenta que as empresas atuais têm para se comunicarem diretamente com os consumidores. Isso ocorre de maneira personalizada e na hora que eles precisam, o que exige muito, muito trabalho e conhecimentos variados da equipe.

O profissional de marketing digital utiliza inúmeros instrumentos, métodos e métricas, de olho em um público, geralmente, grande. Para ter um bom resultado, precisa desenvolver habilidades essenciais, entre elas:

Trabalho em equipe

profissional de marketing

Trabalhar em cooperação com pessoas de outras áreas da empresa que têm habilidades complementares é uma realidade constante do profissional de marketing digital. Por isso, é imprescindível ser capaz de atuar em equipe e de desenvolver contato e relacionamento com todos os níveis hierárquicos da organização.

Liderança e gestão

O profissional de marketing influencia outras pessoas o tempo todo. E quando se é o coordenador da equipe, passa a ser imprescindível aprender a lidar com um time diversificado, com diferentes conhecimentos e habilidades, cada um deles com suas vaidades. Incluem os especialistas em design e em SEO, os jornalistas, o analista de dados… Liderar e gerenciar esse batalhão exige delegação de tarefas e um esforço enorme para fazer com que todos permaneçam engajados e focados no resultado.

Comunicação

profissional de marketing

Marketing digital e comunicação andam de mãos dadas. O profissional de marketing foca sempre em construir e manter relacionamentos fortes e duradouros, com base na confiança. E o ingrediente principal para o sucesso dessa missão é uma comunicação na dose certa, clara e na hora que o cliente precisa. Para alguns profissionais da equipe, como os jornalistas e redatores publicitários, exige-se também uma habilidade especial com a escrita.

Flexibilidade e adaptabilidade

Quando se trata de marketing digital, as mudanças constantes e as novidades fazem parte da rotina dos profissionais. Então, se você quer sobreviver nesse ambiente, trate de se preparar e se adaptar a esse cenário. Vai ter sempre uma atualização de algoritmo, uma ferramenta atualizada, novas versões, tecnologias e tendências… Ou seja, nunca ponha os pés no freio.

Criatividade e desafio

Com toda essa movimentação rápida e constante no mundo digital, vence o profissional de marketing que não tiver medo das situações desafiadoras e puder contar com uma dose extra de criatividade.

Aprendizado permanente

profissional de marketing

O profissional de marketing deve ser um apaixonado por uma aprendizagem que não para nunca. Isso se deve também às mudanças que estão sempre batendo à porta. Se a pessoa parar, terá dificuldades para acompanhar o ritmo acelerado do mundo digital. Investir em aprendizado não significa ficar na escola para o resto da vida. Isso pode ser feito por meio de webinars, TEDs, inscrição em grupos online de profissionais da área, leitura, cursos de marketing digital e tradicional, inclusive pela internet etc.

Pensamento estratégico e analítico

As ações de um profissional de marketing não podem ser realizadas aleatoriamente, sem planejamento e com base no achismo. Nada disso. É preciso ser capaz de analisar cenários, dados e oportunidades e, a partir daí, construir uma estratégia de campanha ou redefinir um trabalho que não estiver dando o resultado esperado.

Confiabilidade

Marketing digital é uma área que trabalha junto com vários outros profissionais e muitos clientes e, para ter sucesso nos projetos é imprescindível contar com a confiança de todas essas pessoas. O caminho é construído com dedicação, cumprimento de prazos, persistência, disponibilidade, conhecimento técnico, aprendizado constante etc.

Conhecimentos específicos

profissional de marketing

Veja aqui algumas ferramentas, métodos, métricas e outras “coisinhas” mais que o profissional / analista de marketing (ou a equipe) deve dominar bem:

    • Algoritmo
    • Analytics
    • Automação de marketing
    • B2B e B2C
    • Backlink
    • Benchmarking
    • Blog e Blog de negócios
    • Bounce Rate
    • Brainstorming
    • Branding
    • Budget
    • Buzz marketing
    • CAC – Custo de Aquisição por Cliente
    • Churn rate
    • CMS- Sistema de Gerenciamento de Conteúdo
    • Co-Branding e Co-marketing
    • Conteúdo e Conteúdo Dinâmico
    • Conversão de leads
    • CPA – Custo por ação e CPC – Custo por Clique
    • CPM – Custo por Mil Impressões
    • CRO – Conversion Rate Optimization  
    • E-book e Engajamento
    • Fee
    • Funil de vendas
    • Google Webmaster Tools
    • Google+
    • Link Building e Links patrocinados
    • Market Growth Rate
    • Market Share
    • Marketing de Permissão e Marketing Viral
    • Mídias sociais
    • Nutrição de Leads
    • Pageviews
    • Palavra-chave e Palavra-chave de cauda longa
    • Persona
    • Remarketing
    • ROI
    • Segmentação de público
    • SEM e SEO
    • Taxas de Conversão, de Engajamento e de Rejeição do website
    • Testes A/B
    • Tráfego orgânico e Tráfego pago
  • Webinar

Esses são apenas alguns exemplos. Ah, você não sabe o significado de tudo isso? Não tem problema. Basta clicar aqui e acessar o Dicionário de Marketing. Você verá a definição de todos os itens acima e alguns outros.

Você curtiu esse post? Está interessado em engrossar os times de marketing digital espalhados pelo país afora? Boa sorte! A equipe da Webinsider está sempre pronta para apoiar você.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Uma resposta

  1. Com certeza a comunicação é essencial para para que que crescer na empresa
    você aprende várias coisas e se comunicando com as outras pessoas .
    Parabéns pelo o conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *