Inovação nas empresas: a importância de investir e incentivar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
inovação nas empresas

O Walmart, rede de hipermercados fundada em 1962 que tem quase 12 mil lojas no mundo, patenteou uma tecnologia de reconhecimento de face para conhecer os sentimentos dos consumidores na hora da compra. Além disso, implementou compras por voz, envio gratuito em dois dias e um fluxo de checkout eficiente. A inovação nas empresas chegou à mais tradicional delas e isso demonstra sua importância.

O termo “inovação” está por todos os lugares, especialmente quando falamos de startups e Vale do Silício. Mas nenhuma empresa pode deixar essa tendência de lado. A fim de se manter relevante no mercado, é preciso oferecer novas funcionalidades e aumentar a eficiência das entregas.

inovação nas empresas

Neste artigo, vamos entender melhor o que significa inovação, qual a sua importância nas empresas e como dar os primeiros passos em busca de projetos inovadores. Vamos lá?

O que é inovação

Mas o que podemos considerar como inovação? Já falei em outro texto sobre como criatividade e inovação são coisas diferentes. Definir projetos inovadores é importante para saber quais métodos e técnicas aplicar a fim de obter bons resultados.

Inovação não se trata exclusivamente de produtos tecnológicos. É a arte de encontrar novos jeitos de fazer as coisas, alterando, por exemplo, modelos de negócio a fim de descobrir caminhos mais eficientes de execução. Para ficar ainda mais claro:

  • Criar é fazer, inventar e produzir.
  • Inovar é introduzir algo novo e diferente jamais visto.

O ato de inovar é o que nos traz novas ideias, dispositivos, produtos e serviços. Portanto, podemos dizer a criatividade, quando somada ao trabalho, resulta em inovação. Google e Starbucks, por exemplo, implementaram inovações que transformaram mercados.

Não é preciso implementar projetos gigantescos para se considerar como empresa inovadora. A própria Starbucks tem um jeito próprio de fazer as coisas que fez dela essa grande corporação – mas tudo está nos detalhes. O copo de só um tamanho, o sistema de pagamento criado apenas para ela, etc.

Além disso, inovação nunca é o trabalho de apenas uma pessoa. São grupos que, juntos, têm ideias e trabalham para torná-las realidade, enquanto encontram formas de fazê-las ainda melhores.
A inovação nas empresas nunca deve ser deixada de lado. Ao colocá-la como parte integrante da sua abordagem de negócio, você tem mais chances de resolver problemas e atender às questões dos seus clientes de forma diferente e mais eficiente, economizando tempo e dinheiro.

Mas existem ainda mais razões para a inovação nas empresas. Entenda mais sobre a importância disso.

Porque inovação nas empresas é importante

Inovação é essencial no local de trabalho porque traz para companhias competitividade frente ao mercado, além de promover o desenvolvimento de novos negócios. Quando uma empresa tem a cultura inovadora como pauta, tem mais chances de crescer rapidamente. Confira motivos para a presença da inovação nas empresas:

Crescimento

Segundo uma pesquisa da Deloitte, 60% dos empreendedores dizem que inovação é importante para o crescimento. Negócios que inovam são capazes de aumentar seu potencial de escalabilidade e trazer mais funcionários, abocanhando novas fatias do mercado.

Isso vale muito para médias e pequenas empresas. Nesses casos, é importante garantir diferenciais que fazem consumidores escolherem seu produto ou serviço. A inovação pode ajudar, e muito, nesse ponto.

Competitividade

E por falar em criar diferenciais, a inovação nas empresas é uma ótima forma de se destacar dentre seus competidores. Uma empresa que produz lâmpadas, por exemplo, precisa competir com centenas de outras que oferecem o mesmo produto. Para se destacar, pode inovar criando lâmpadas inteligentes.

Empresas que estão entre as que mais inovam fazem produtos ficarem ainda melhores, com características que podem tornar a nossa vida mais fácil. Investindo nisso, o retorno vem em forma de mais vendas e ganho de competitividade.

Necessidades do cliente

As necessidades dos consumidores mudam constantemente. Antes do iPhone, tudo o que queríamos era telefones móveis com teclado para escrever mensagens. Assim que foi lançado, o smartphone transformou as possibilidades e as pessoas passaram a querer e precisar daquele tipo de dispositivo.

Projetos inovadores propõem soluções antes mesmo de saber que precisamos delas. Não é possível atender necessidades a longo prazo, mas alterar o resultado para se manter atualizado de acordo com o que vai ter abertura no mercado.

inovação nas empresas

Talentos

Os millennials, geração que começa a dominar o mercado de trabalho, deseja muito mais do que um bom pagamento e estabilidade. Essas pessoas desejam estar em um lugar que ofereça aprendizado e desafios.

A inovação nas empresas traz pessoas criativas e capazes de criar produtos e serviços com uma visão totalmente nova. Você vai querer essas pessoas trabalhando para você! Invista na cultura inovadora e você as terá.

Tudo parece muito legal, certo? Veja o que fazer para sua empresa ser mais inovadora.

Como implementar inovação nas empresas

Veja as dicas de executivos de sucesso para implementar inovação na sua empresa segundo a Forbes:

  • Crie uma cultura de inovação: as pessoas e a empresa devem estar abertas a novas ideias e também ao fracasso e a aprender com o processo.
  • Celebre o fracasso: na verdade, o ideal é levar os erros como vitórias, onde é possível aprender a fazer cada vez melhor.
  • Valorize quem está no time: se os colaboradores parecem ter atingido uma rotina pouco motivadora, ao invés de contratar novas pessoas, ofereça desafios a serem enfrentados com inovação.
  • Pare de focar apenas em produtos e serviços: evite o formato enquadrado de inovar para criar novos produtos. Ao invés disso, dê liberdade para utilizar as próprias habilidades em torno de novas soluções.
  • Olha para fora: é fácil se esquecer de que há outras maneiras de fazer as coisas. Procure observar as movimentações externas e entenda como as outras empresas estão inovando, a fim de se inspirar.
  • Humanize o trabalho: a inovação nasce da criatividade e vulnerabilidade, que são características humanas. Não se esqueça disso.
  • Crie personas para membros do time: emprestando o conceito do marketing, as personas também podem ser utilizadas para compreender quais qualidades são mais valiosas e podem trazer mais inovação em cada time.
  • Invista em treinamento e incentivos: para quem já está na empresa, o ideal é fornecer treinamentos e capacitações a fim de cultivar a inovação e demonstrar seu apreço por novos projetos. A recompensa também é parte importante disso.

Com dedicação e direcionamento, a inovação nas empresas é possível. Não deixe de investir nesse sentido e você verá tudo florescer.

Para saber mais, recomendo este post sobre inovação no Vale do Silício.

Avatar de Íris Marinelli Pedini

Jornalista e produtora freelancer de conteúdo digital especializada em inbound marketing. Sempre em busca de coisas novas para ler e fascinada por aprender cada vez mais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *