Conheça o Marketing de Guerrilha e veja exemplos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
Marketing de Guerrilha

Pensou em batalha, rebelião, conflito? Apesar do nome, Marketing de Guerrilha não é uma estratégia combativa. Mas certamente é uma forma nada tradicional de captar clientes, aumentando a notoriedade da marca.

Marketing de Guerrilha

Marketing de Guerrilha trabalha com o elemento surpresa. A ideia é chamar a atenção das pessoas de maneira inesperada, no decorrer das suas rotinas diárias.

Entendendo o Marketing de Guerrilha

Imagine a seguinte situação: você está indo para o trabalho e aí se depara com um copo enorme caído na rua, com o café derramado. Não tem como ignorar e seguir adiante, como se nada tivesse acontecido.

Foi assim que a empresa de toalhas de papel Bounty decidiu chamar a atenção dos pedestres, em Nova Iorque. Ela distribuiu grandes “bagunças” pelas calçadas, usando copos, xícaras e picolé derretido.

De forma rápida e sem muitas palavras a empresa deu o seu recado. Ela anunciou o seu produto por meio do impacto visual. Esse é um exemplo que ajuda a entender bem o que é Marketing de Guerrilha. E existem muitas outras ideias brilhantes pelo mundo afora.

Sem pesar no orçamento

Marketing de Guerrilha

O  Marketing de Guerrilha inclui ações de alto impacto e custo relativamente baixo. O peso maior está no quesito criatividade e não nos custos. 

Sem gastar muito, a empresa busca atingir objetivos como reforçar a lembrança da marca, feedback positivo, referência e lucro, entre outros.

O termo Marketing de Guerrilha foi criado pelo escritor Jay Conrad Levinson, autor de vários livros sobre táticas de guerrilha em diferentes áreas profissionais.

A expressão foi criada no início dos anos 80 e, é claro, que desde então muita coisa mudou. A estratégia continua sendo usada, mas de cara nova, especialmente no marketing digital.

Por que o Marketing de Guerrilha dá resultado?

Marketing de Guerrilha

  • As estratégias de guerrilha não se prendem aos métodos convencionais e têm como foco garantir que os compradores se sintam positivamente surpresos e entusiasmados com a interação proporcionada pela marca. E é porque mexe com a emoção das pessoas que o Marketing de Guerrilha consegue chegar mais perto delas e obter resultados. Tem um ganho expressivo, também, com a repercussão boca-a-boca que geralmente é maior, quando comparada com as campanhas tradicionais.
  • A apresentação das campanhas de maneira não convencional e inesperadamente faz do Marketing de Guerrilha uma experiência agradável e memorável.
  • O Marketing de Guerrilha associa a marca à imagem de inovação e autenticidade.
  • O Marketing de Guerrilha é rentável. Representa uma redução de até 90% em gastos com anúncios.

Tipos de Marketing de Guerrilha

Ao ar livre: adiciona algo temporariamente aos ambientes urbanos, como foi o caso dos copos nas calçadas, ou peças removíveis em estátuas, pinturas chamativas em muros ou fachadas etc.

Marketing de Guerrilha

Indoor: a diferença aqui é que as manifestações ocorrem em locais fechados, como estações de trem ou metrô, aeroportos, lojas etc.

Marketing de Guerrilha

Emboscada: a campanha é desenvolvida no ambiente de um evento que está em andamento. Por exemplo, uma partida de futebol. Geralmente, sem autorização do organizador.

Marketing de Guerrilha

Experiencial: as ações podem ser realizadas em qualquer situação mencionada anteriormente. A diferença é que elas promovem interação do público com a marca.

Marketing de Guerrilha

Dicas para fazer o seu Marketing de Guerrilha bombar

Nem sempre uma estratégia de Marketing de Guerrilha dá certo. Existem situações em que as ideias não foram bem aceitas pelo público. Nesses casos, o impacto que era para ser bom, transformou-se em algo negativo para a marca.

Ninguém quer passar por isso, não é mesmo? Então, ao planejar sua campanha de guerrilha, fique atento. Veja algumas questões importantes:

Saiba quem é o seu cliente

Se você quer impactar o cliente, você precisa conhecê-lo muito bem. E não estamos falando apenas das pessoas que já compram de você ou têm algum relacionamento com a sua marca. Os potenciais consumidores são tão importantes quanto os demais. Para isso, você deve desenhar as personas do seu negócio e focar todas as energias para atingi-las, respeitando as necessidades e valores desse público.

Seja coerente e autêntico

Sua campanha pode ser engraçada, extremamente séria, provocativa ou desafiadora… Existem muitas maneiras de impactar o público, com sucesso. O cuidado que você precisa ter é na coerência com os valores do seu negócio e com o tipo de segmento de atuação. Por exemplo, um hospital que trata de câncer infantil, deve redobrar a atenção com ações muito engraçadas. Atente-se ao tipo de emoção que você quer despertar nas pessoas.

Originalidade é fundamental

Provavelmente, você não vai conseguir impactar as pessoas se repetir o que elas já conhecem. Tudo bem em inspirar-se nos casos de sucesso, mas faça algo novo, diferente. Use e abuse da sua criatividade.

Faça a coisa certa

Certamente você vai planejar o seu Marketing de Guerrilha muito bem. Isso é fundamental. Mas atenção na hora de colocar a sua ideia na rua. Falhas na execução do projeto podem colocar tudo a perder.

Monitore os resultados

Sua campanha pode ter sido um sucesso aos seus olhos. Mesmo assim, monitore profissionalmente os resultados. Use métricas em geral e ferramentas específicas para avaliar o impacto das suas ações nas redes sociais.

Exemplos inspiradores de Marketing de Guerrilha

Depois de tudo o que você leu sobre o Marketing de Guerrilha, veja alguns exemplos:

Frontline

Marketing de Guerrilha

A fabricante de produtos para prevenção de pulgas e carrapatos para cães ocupou o chão de um local público de grande movimento com a foto de um cachorro tomado por insetos.

Unicef

A organização distribuiu garrafas de água suja nas ruas de Nova York. O objetivo era chamar a atenção para os problemas enfrentados pela população que não tem água potável.

https://youtu.be/Ug5OdN3QpJI

Coca-cola

A empresa lançou uma campanha para o dia dos namorados, em que a máquina de refrigerantes, controlada remotamente, só “funcionava” quando os casais se beijavam.

https://youtu.be/z8YVgGhm92w

Uber vs. Lyft

Marketing de Guerrilha. pasted image 0 1

A Uber trabalhou a campanha de guerrilha para convencer os motoristas do Lyft, seu principal competidor, a trocar de plataforma, usando os bigodes cor de rosa do rival.

Kit Kat

Marketing de Guerrilha

A Nestlé pintou um banco de madeira com as cores do Kit Kat, metade chocolate e metade embalagem.

Os exemplos de sucesso estão por todos os lados. Use a criatividade da sua equipe e impressione!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Uma resposta

  1. E aí Gostei do seu blog. Queria indicar o Programa Classificados Grátis (PCG) para os seus leitores. O PCG é um programa web que permite anunciar em mais de trezentos e cinquenta sites de classificados grátis, e pode ser uma excelente forma de ampliar a visibilidade de serviços e atrair novos consumidores. Vale a pena conferir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *