Pensou em batalha, rebelião, conflito? Apesar do nome, Marketing de Guerrilha não é uma estratégia combativa. Mas certamente é uma forma nada tradicional de captar clientes, aumentando a notoriedade da marca.
Marketing de Guerrilha trabalha com o elemento surpresa. A ideia é chamar a atenção das pessoas de maneira inesperada, no decorrer das suas rotinas diárias.
Entendendo o Marketing de Guerrilha
Imagine a seguinte situação: você está indo para o trabalho e aí se depara com um copo enorme caído na rua, com o café derramado. Não tem como ignorar e seguir adiante, como se nada tivesse acontecido.
Foi assim que a empresa de toalhas de papel Bounty decidiu chamar a atenção dos pedestres, em Nova Iorque. Ela distribuiu grandes “bagunças” pelas calçadas, usando copos, xícaras e picolé derretido.
De forma rápida e sem muitas palavras a empresa deu o seu recado. Ela anunciou o seu produto por meio do impacto visual. Esse é um exemplo que ajuda a entender bem o que é Marketing de Guerrilha. E existem muitas outras ideias brilhantes pelo mundo afora.
Sem pesar no orçamento
O Marketing de Guerrilha inclui ações de alto impacto e custo relativamente baixo. O peso maior está no quesito criatividade e não nos custos.
Sem gastar muito, a empresa busca atingir objetivos como reforçar a lembrança da marca, feedback positivo, referência e lucro, entre outros.
O termo Marketing de Guerrilha foi criado pelo escritor Jay Conrad Levinson, autor de vários livros sobre táticas de guerrilha em diferentes áreas profissionais.
A expressão foi criada no início dos anos 80 e, é claro, que desde então muita coisa mudou. A estratégia continua sendo usada, mas de cara nova, especialmente no marketing digital.
Por que o Marketing de Guerrilha dá resultado?
- As estratégias de guerrilha não se prendem aos métodos convencionais e têm como foco garantir que os compradores se sintam positivamente surpresos e entusiasmados com a interação proporcionada pela marca. E é porque mexe com a emoção das pessoas que o Marketing de Guerrilha consegue chegar mais perto delas e obter resultados. Tem um ganho expressivo, também, com a repercussão boca-a-boca que geralmente é maior, quando comparada com as campanhas tradicionais.
- A apresentação das campanhas de maneira não convencional e inesperadamente faz do Marketing de Guerrilha uma experiência agradável e memorável.
- O Marketing de Guerrilha associa a marca à imagem de inovação e autenticidade.
- O Marketing de Guerrilha é rentável. Representa uma redução de até 90% em gastos com anúncios.
Tipos de Marketing de Guerrilha
Ao ar livre: adiciona algo temporariamente aos ambientes urbanos, como foi o caso dos copos nas calçadas, ou peças removíveis em estátuas, pinturas chamativas em muros ou fachadas etc.
Indoor: a diferença aqui é que as manifestações ocorrem em locais fechados, como estações de trem ou metrô, aeroportos, lojas etc.
Emboscada: a campanha é desenvolvida no ambiente de um evento que está em andamento. Por exemplo, uma partida de futebol. Geralmente, sem autorização do organizador.
Experiencial: as ações podem ser realizadas em qualquer situação mencionada anteriormente. A diferença é que elas promovem interação do público com a marca.
Dicas para fazer o seu Marketing de Guerrilha bombar
Nem sempre uma estratégia de Marketing de Guerrilha dá certo. Existem situações em que as ideias não foram bem aceitas pelo público. Nesses casos, o impacto que era para ser bom, transformou-se em algo negativo para a marca.
Ninguém quer passar por isso, não é mesmo? Então, ao planejar sua campanha de guerrilha, fique atento. Veja algumas questões importantes:
Saiba quem é o seu cliente
Se você quer impactar o cliente, você precisa conhecê-lo muito bem. E não estamos falando apenas das pessoas que já compram de você ou têm algum relacionamento com a sua marca. Os potenciais consumidores são tão importantes quanto os demais. Para isso, você deve desenhar as personas do seu negócio e focar todas as energias para atingi-las, respeitando as necessidades e valores desse público.
Seja coerente e autêntico
Sua campanha pode ser engraçada, extremamente séria, provocativa ou desafiadora… Existem muitas maneiras de impactar o público, com sucesso. O cuidado que você precisa ter é na coerência com os valores do seu negócio e com o tipo de segmento de atuação. Por exemplo, um hospital que trata de câncer infantil, deve redobrar a atenção com ações muito engraçadas. Atente-se ao tipo de emoção que você quer despertar nas pessoas.
Originalidade é fundamental
Provavelmente, você não vai conseguir impactar as pessoas se repetir o que elas já conhecem. Tudo bem em inspirar-se nos casos de sucesso, mas faça algo novo, diferente. Use e abuse da sua criatividade.
Faça a coisa certa
Certamente você vai planejar o seu Marketing de Guerrilha muito bem. Isso é fundamental. Mas atenção na hora de colocar a sua ideia na rua. Falhas na execução do projeto podem colocar tudo a perder.
Monitore os resultados
Sua campanha pode ter sido um sucesso aos seus olhos. Mesmo assim, monitore profissionalmente os resultados. Use métricas em geral e ferramentas específicas para avaliar o impacto das suas ações nas redes sociais.
Exemplos inspiradores de Marketing de Guerrilha
Depois de tudo o que você leu sobre o Marketing de Guerrilha, veja alguns exemplos:
Frontline
A fabricante de produtos para prevenção de pulgas e carrapatos para cães ocupou o chão de um local público de grande movimento com a foto de um cachorro tomado por insetos.
Unicef
A organização distribuiu garrafas de água suja nas ruas de Nova York. O objetivo era chamar a atenção para os problemas enfrentados pela população que não tem água potável.
Coca-cola
A empresa lançou uma campanha para o dia dos namorados, em que a máquina de refrigerantes, controlada remotamente, só “funcionava” quando os casais se beijavam.
Uber vs. Lyft
A Uber trabalhou a campanha de guerrilha para convencer os motoristas do Lyft, seu principal competidor, a trocar de plataforma, usando os bigodes cor de rosa do rival.
Kit Kat
A Nestlé pintou um banco de madeira com as cores do Kit Kat, metade chocolate e metade embalagem.
Os exemplos de sucesso estão por todos os lados. Use a criatividade da sua equipe e impressione!
Uma resposta
E aí Gostei do seu blog. Queria indicar o Programa Classificados Grátis (PCG) para os seus leitores. O PCG é um programa web que permite anunciar em mais de trezentos e cinquenta sites de classificados grátis, e pode ser uma excelente forma de ampliar a visibilidade de serviços e atrair novos consumidores. Vale a pena conferir.