A notícia não foi das piores para quem começou 2018 procurando por um estágio. No Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), a demanda cresceu 9,4%, em comparação com o ano anterior. Já o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) prevê que serão mais de 112 mil vagas em todo país até o final de dezembro. Mas como escolher a melhor oportunidade para a sua carreira?
Nesse post, você vai saber o que fazer para acertar o alvo e iniciar a sua carreira de forma correta. E depois, preste atenção nas dicas dos recrutadores para você se destacar entre uma multidão de candidatos. Vamos lá!
Qual é o melhor estágio para você?
Esqueça essa ideia de estágio perfeito e coloque o seu foco em buscar por algo que esteja em sintonia com os seus planos de carreira em curto, médio e longo prazos. Quando você conseguir essa oportunidade, dê o seu máximo para uma excelente performance.
Veja o que mais você pode fazer na hora de escolher o seu estágio:
- Pegar a primeira coisa que aparecer na sua frente pode não ser a melhor ideia. Como já foi dito, pense sempre no seu objetivo de carreira.
- Busque por informações sobre as empresas, as suas políticas de pessoal, as oportunidades de crescimento e desenvolvimento.
- Avalie as experiências que as empresas lhe proporcionarão durante o seu estágio. Você pode encontrar os mais diferentes tipos de oportunidades. Por exemplo, em uma grande organização, porém, com atividades que não sejam totalmente ligadas à sua formação, ou em empresas menores, mas com um escopo de trabalho bem específico. Tenha sempre em mente que um dos principais ganhos de um estágio é a chance de adquirir experiência e aplicar seus conhecimentos e habilidades, interagir com profissionais da sua área, aprender sobre as culturas corporativas, ambientes e estruturas e abrir portas para um crescimento profissional.
- Quando você identificar uma oportunidade que esteja alinhada com os seus objetivos, vá um pouco mais fundo nas suas pesquisas. Procure saber quem será o seu orientador de estágio (algumas empresas chamam de padrinho). Quanto tempo de experiência, quantas pessoas estarão sob responsabilidade dele e como é o seu relacionamento interpessoal. Esmiúce o máximo que puder.
Aqui, uma dica importante. Não espere o final do curso para começar a procurar por um estágio. Faça isso o mais cedo possível. Dependendo da situação individual, pode-se pensar, inclusive, em estágio não remunerado.
Uma rica experiência profissional
As empresas, geralmente, têm definido o escopo de trabalho dos estagiários. Mas você não precisa ficar preso nesse quadrado. É possível dar passos à frente. Para isso, basta ficar atento e ser proativo. Por exemplo:
- Ofereça-se para atividades extras ou para acompanhar um projeto diferente – nem que seja apenas para observar e aprender. Você pode colocar-se à disposição para preparar um PowerPoint, ir com o seu orientador em uma reunião, sugerir alguns pontos de melhoria nos processos. Enfim, seja capaz de demonstrar todas as habilidades que você tem.
- Seja solícito para ajudar sempre que necessário, mesmo que de vez em quando você tenha que passar um pouquinho do horário. E caso lhe seja conferida uma responsabilidade para a qual não esteja preparado, seja sincero. No entanto, demonstre interesse para aprender.
- Aliás, mostre sempre interesse em adquirir novos conhecimentos, competências e habilidades. Participe de treinamentos e cursos de atualização, aceite convites para palestras e workshops, aprenda algo novo todos os dias.
- Sabe aquela tentação de checar as mensagens, a rede social e os e-mails pessoais a todo instante. Domine isso! Mantenha o foco no trabalho e deixe as distrações para o horário de descanso ou, melhor ainda, quando estiver do lado de fora, depois do expediente. Lembre-se que tem alguém de olho em você e em seu comportamento o tempo todo.
- Estágio pode ser um momento legal para reforçar ou até mesmo começar a investir no seu networking profissional. Então, converse com pessoas no local de trabalho, participe de grupos de estudos e até mesmo de encontros e reuniões fora do horário de expediente. As empresas não valorizam apenas as habilidades acadêmicas, mas também a capacidade de relacionamento interpessoal.
Apesar de ser um estágio, você deve se comportar no local de trabalho de maneira correta e profissional.
Por que o estágio é importante?
Existem muitas vantagens em se fazer estágio antes de entrar de vez no mercado de trabalho. E não estamos falando apenas em ter algo para colocar no currículo. Um bom estágio é muito mais importante que isso. Veja:
- Jovens que passam pela experiência do estágio têm mais chances de sucesso na busca por um emprego.
- O estágio é uma boa oportunidade para confirmar ou não os seus planos de carreira. Ou seja, você pode testar antes de entrar de cabeça na profissão.
- Se você ainda não sabe ao certo o que quer para sua vida profissional, estágios em diferentes áreas podem lhe dar uma luz.
- Com o estágio, você inicia sua carreira aos poucos, sob orientação, e ainda aprende a sobreviver num ambiente corporativo.
- Você pode descobrir e/ou desenvolver novas e valiosas habilidades e competências, identificar seus pontos fortes e os gaps a serem trabalhados.
- Com um estágio no currículo, você mostra para os recrutadores que é interessado, motivado e proativo.
- O estágio ajuda na sua rede de contatos, com pessoas que podem apoiá-lo na hora de buscar um emprego.
O que dizem os recrutadores de estágio
Para vivenciar uma fantástica experiência de estágio, você provavelmente terá que concorrer com um batalhão de outros jovens. E a grande maioria terá que passar pelo crivo dos recrutadores.
Desta forma, você realmente deve prestar atenção nas dicas de quem faz a seleção dos candidatos. Seguem algumas delas:
- Capriche no currículo e na sua carta de apresentação.
- Demonstre interesse e iniciativa.
- Leia sobre os valores da empresa e mostre que você se identifica com eles.
- Deixe claro o quanto é importante para você aprender e praticar coisas novas a todo instante. Ou seja, os desafios são bem-vindos.
- Capriche no seu vocabulário. Fale devagar, corretamente e evite as gírias.
- Esqueça opiniões e comportamentos racistas, homofóbicos e tudo mais que pode ser considerado inaceitável num mundo corporativo.
- Dê uma checada em suas redes sociais. Apague qualquer postagem ou curtidas que podem lhe causar algum problema.
- Proficiência em outro idioma ou intercâmbio internacional contam ponto a seu favor. Isso pode ser decisivo.
- Mostre que você domina as ferramentas necessárias para o bom desempenho das atividades da sua área.
- Seja educado: sempre e com todas as pessoas.
Onde procurar pelas vagas estágios
Muitos estudantes não sabem como conseguir um estágio, ou seja, por onde começar a procura. Saiba que a própria escola, normalmente, ajuda os seus alunos com dicas legais. Muitas vezes, se você é um aluno exemplar, a escola e um professor podem indicá-lo para uma vaga. Amigos e familiares também são valiosos.
Você ainda pode procurar na internet, em websites de colocação, como o Vagas.com, Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), Indeed, Cia de Talentos, Page Talent, 99jobs, Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola) e vários outros. Não se esqueça da poderosa LinkedIn.
Lembre-se que um grande número de empresas publica as vagas de estágio e emprego nos seus websites. Você pode selecionar algumas onde você gostaria de atuar, inscrever-se e segui-las.
Então, você está pronto para dar o pontapé inicial em sua carreira? Desejamos sucesso!
Se você curtiu esse post, compartilhe-o com os seus amigos e deixe aqui os seus comentários!