Dólar nas alturas e economia brasileira instável são bons motivos para se pensar em levar o seu empreendimento para além das fronteiras. Mas, no entanto, é preciso cuidado, porque internacionalizar uma empresa é um processo delicado e a iniciativa pode não ser um bom negócio para todo mundo.
Mas você sabe o que significa de fato internacionalizar uma empresa? Trata-se do processo de expandir a atuação de um empreendimento para outros países. Isso pode ser uma simples exportação de produtos ou até mesmo a produção em escala na região de destino.
Brasileiras no mundo
A Fundação Dom Cabral (FDC) elaborou o Ranking das Multinacionais Brasileiras 2017 e o Ranking de Internacionalização de Franquias Brasileiras. A pesquisa mostrou que essas empresas operam em 87 países, com destaque para os EUA, com 44 empresas.
Mas a América Latina também aparece na lista de preferência dos brasileiros para internacionalizar uma empresa. A principal razão disso é a proximidade geográfica. Nesse caso, o país mais procurado é a Argentina, com 31 empresas atuando com subsidiárias ou franquias.
Na sequência, aparecem o México (24 empresas), Chile, Colômbia e Peru (21 empresas cada) e Uruguai (20). Entre os países mais distantes, destacam-se a China e o Reino Unido.
3 vantagens de internacionalizar uma empresa
Se você avaliar que o seu produto ou serviço se enquadra no perfil daqueles possíveis de serem internacionalizados, certamente haverá ganhos com a iniciativa. Veja 3 exemplos:
Abertura de novos mercados
Ao internacionalizar, uma empresa o empreendedor pode expandir significativamente a sua área geográfica de atuação e adquirir novos consumidores, até mesmo com perfis diferentes daqueles do país de origem.
Outro ponto positivo é a possibilidade de ajustes sazonais entre os mercados de atuação. Isso significa que um período de baixas vendas em um país devido à estação do ano, por exemplo, pode ser superado com alto volume além das fronteiras.
Redução de custos
Muitos países oferecem redução de carga tributária e outros incentivos para empresas se instalarem no local. Em alguns segmentos, o próprio governo brasileiro dá uma mãozinha na exportação.
Aquisição de experiências
Não tenha dúvida. Se você decidir se aventurar no projeto de internacionalizar uma empresa, certamente irá adquirir experiência fantástica sobre mercado e estratégias em geral.
Como internacionalizar uma empresa
Exportar o produto de uma empresa não pode ser uma decisão impulsiva e impensada. Pelo contrário, exige planejamento e alguns cuidados relevantes para o sucesso da iniciativa. Veja o passo-a-passo:
1. Faça uma auto-análise
A primeira coisa a fazer é avaliar a capacidade de exportação da sua empresa e de adaptação do seu produto no mercado internacional.
2. Estude o mercado
Você precisa saber bem onde está pisando. Para isso, estude a sua concorrência e as particularidades do mercado em vista. Identifique os possíveis obstáculos e também as oportunidades. Avalie se o seu produto/serviço é interessante lá fora. Isso significa que ele tem que ser útil para as pessoas dos locais de destino.
3. Construa um plano de internacionalização
Para internacionalizar uma empresa você precisa definir as metas a serem alcançadas e o orçamento necessário para tocar a iniciativa. Se você tem investidores, alinhe com eles as expectativas antes de avançar no projeto. Os objetivos de todos os envolvidos devem ser únicos e claros.
O seu plano deve constar, ainda, o mercado selecionado, os produtos que serão exportados, a persona dos clientes, canais de distribuição, transporte e todos os demais detalhes de funcionamento. Pense, inclusive, na adaptação do seu produto, porque é bem provável que você tenha que fazer alguns ajustes no próprio produto ou embalagem para atender o seu novo consumidor.
4.Defina o preço de exportação
Saber exatamente o preço de exportação é um fator determinante para o sucesso do seu negócio no exterior. Esse preço pode sofrer alteração em relação ao que é praticado no país de origem, uma vez que entram nos cálculos as particularidades do mercado escolhido.
Exemplos de alguns fatores de interferem nos preços são os custos de adaptações, marketing, seguros, moeda e câmbio, taxas de exportações, custos administrativos etc.
5. Estude e entenda bem as exigências legais
É claro que, se você vai internacionalizar uma empresa, é preciso ficar atento aos requisitos legais do local de destino. Alguns deles têm regras muito rígidas e excesso de burocracia.
Atente-se também às taxas/tarifas e documentação em geral, como as de exportação, transporte e aduaneiros.
Lembre-se que pequenas falhas, como na preparação dos documentos, por exemplo, podem atrasar todo o processo. Uma boa dica é buscar por assessoria especializada.
6. Resolva os obstáculos
Alguns exemplos de obstáculos ao se internacionalizar uma empresa são: alfandegários, limite de quantidade e certificações específicas. Você deve resolver todas essas questões antes de iniciar a comercialização do seu produto no exterior.
Todo cuidado é pouco nesse quesito, porque, mesmo com um bom planejamento, os obstáculos podem surgir e você deve estar preparado para resolvê-los rapidamente.
7. Acerte nas contratações
Escolha a dedo os funcionários que trabalharão para você, em especial, aquela pessoa que estará à frente do seu negócio no exterior.
Para internacionalizar uma empresa, uma boa dica é investir em um profissional local, de preferência, um empreendedor com perfil analítico e excelentes habilidades de relacionamento e liderança. E invista em construir redes de contato relevantes.
8. Fique de olho nos resultados
Acompanhe de perto os resultados da sua empresa no exterior. Faça ajustes no seu planejamento sempre que precisar, mas se as coisas não evoluírem como o planejado, não pense duas vezes em dar um passo atrás e encerrar o negócio por lá.
Então, se você está pensando em internacionalizar uma empresa, faça a coisa certa para comemorar o sucesso da sua empreitada.
A equipe Webinsider tem uma dica de leitura imperdível para todo empreendedor, não importa se você vai atuar aqui ou no exterior. Trata-se do livro Fora de Série – Outliers, de Malcolm Gladwell.
O autor pesquisou a história de grandes personalidades bem-sucedidas como Bill Gates, Beatles e Mozart para provar que “ninguém se faz sozinho”. Ele concluiu que para alcançar o nível de excelência em qualquer atividade são necessárias 10 mil horas de prática. Conheça essa regra de Gladwell!
Boa leitura e sucesso nos seus planos!