Ter um blog de sucesso pode abrir portas para você de várias formas. Você pode se colocar como referência de mercado, ampliar o reconhecimento da sua empresa e ter um lugar para discutir as suas opiniões. Mas como criar um blog de sucesso?
Primeiro, vamos definir o que é sucesso nesse caso. Consideramos que o blog alcançou um bom patamar quando tem não só um bom nível de acessos, mas gera conversões e interações (vendas, se for um negócio, ou contato de empregadores, se for para o seu perfil profissional, por exemplo).
Assim, se você quer aprender como criar um blog que gere negócios promissores, continue lendo! Listei algumas dicas principais para começar. Por questões de objetividade, foquei em blogs de negócio, mas nada impede que você utilize as dicas para um blog pessoal.
A importância de criar um blog
Existem muitos benefícios em criar um blog. Você pode escrever artigos relacionados ao seu negócio, estabelecer autoridade na indústria e aumentar a força das suas palavras-chave nos mecanismos de busca.
Além de atrair clientes, a produção de conteúdo de qualidade pode ser utilizada para educar os seus clientes, assim, quando algum deles tem dúvida sobre o serviço ou produto, pode ler um blog post e esclarecer as dúvidas.
Isso sem contar que negócios que possuem blog recebem, em cerca, 55% mais tráfego do que aqueles que não têm. Isso significa um impulsionamento da sua marca, que tem mais oportunidades de divulgação. Os usuários de internet, em geral, consomem muito conteúdo de blogs, veja algumas estatísticas:
- 20% do tempo online dos usuários é gasto em conteúdo
- 68% das pessoas gastam tempo online lendo sobre as marcas que as interessam
- 57% das pessoas lê conteúdo de marketing pelo menos uma vez ao mês
- 80% dos usuários gostam de aprender sobre companhias por meio do conteúdo
Como criar um blog de sucesso
Muito bem. Agora, você já entendeu a importância de criar um blog e trabalhar para que tenha sucesso. Vamos a algumas dicas do que fazer para alcançar os objetivos.
Crie conteúdo relevante para sua audiência
Ao produzir conteúdo para o seu blog, sempre pense, primeiro, no seu cliente. O que ele precisa aprender sobre sua marca? Quais assuntos vão ajudá-lo em seu dia a dia? Compartilhe insights sobre o segmento, divulgue novos produtos, promova a cultura da companhia, sempre com alguma informação útil para as pessoas.
Tenha um planejamento de conteúdo
Não adianta produzir posts para seu blog a esmo. É essencial ter um bom planejamento de pautas e um calendário, para que a produção seja consistente. Defina palavras-chaves relevantes e garanta que haverá tempo suficiente para criar um blog post bem feito, bem pesquisado e organizado.
Muitos dizem que o ideal é ter pelo menos quatro blog posts por semana, mas isso varia de acordo com o segmento. Se não encontrar assuntos relevantes em certos períodos, evite postar só por postar.
Se você não consegue produzir tudo sem ajuda, considere a contratação de redatores ou incentive os membros da sua equipe a produzirem posts.
Gaste tempo na pesquisa de palavras-chave
Não basta que os temas dos seus posts sejam sobre os produtos e a empresa. É preciso escolher palavras-chave suficientemente buscadas pelas pessoas e otimizar os textos para que apareçam nos primeiros resultados dos mecanismos. São as técnicas de SEO que não garantir que isso aconteça.
Para encontrar palavras-chave úteis, acesse o planejador do Google Ads e o Google Trends – mais informações sobre esta ferramenta aqui.
Saiba otimizar os posts para SEO
Existe um checklist para blog posts serem otimizados para SEO e, assim, terem mais chance de aparecer nos primeiros resultados. Veja só:
- Densidade de pelo menos 1% da palavra-chave
- Palavra-chave em pelo menos um subtítulo
- De preferência, colocar a palavra-chave no primeiro parágrafo
- Escrever temas que interessam seu público para que ele realmente leia os textos
- Parágrafos e sentenças reduzidos
- Posts de pelo menos 300 palavras (no entanto, prefira mil ou mais)
- Adicione imagens com a palavra-chave inserida na meta-tag
- Pelo menos dois links internos e dois internos
Além disso, tenha em mente que o post precisa ser interessante. Você quer que as pessoas leiam até o final e realmente utilizem o conteúdo. Por isso, prefira sempre qualidade a apenas otimização pura e simples.
Utilize mídias variadas
Além das imagens exigidas para um post otimizado, procure variar as mídias nos seus posts. Insira também gifs e vídeos embedados, por exemplo. Além de entreter seus usuários, esses elementos ajudam o post a ter uma leitura mais fluida.
Consulte as dúvidas dos seus clientes
Se você está sem criatividade para novos temas para o seu blog de sucesso, consulte as perguntas mais comuns dos seus clientes e crie posts que as respondam. Assim, além de garantir mais tráfego, é possível utilizar os textos para auxiliar os clientes, sem ter que responder a mesma questão várias vezes.
Convide redatores e escreva para outros blogs
A troca de blog posts acontece muito entre blogs de empresas e você não pode deixar o seu de fora. Procure temas relacionados ao seu e ofereça para escrever para eles e solicite também que os outros escrevam para você. Assim, o reconhecimento do seu blog cresce, além de aumentar a quantidade de links em outros sites, o que favorece o rankeamento.
Criar um blog de sucesso é questão de experiência
Mesmo seguindo todas essas regras, saber como criar um blog de sucesso é questão de experiência. É preciso ser paciente e criar conteúdo de forma consistente, até que o blog consiga uma relevância ideal. Por isso, não desista! Outra dica é utilizar técnicas de SEM (Search Engine Marketing) para impulsionar o blog, mesmo que apenas no começo. Para saber mais sobre isso, leia: O que é SEM e como incluir essa estratégia.
Íris Marinelli Pedini
Jornalista e produtora freelancer de conteúdo digital especializada em inbound marketing. Sempre em busca de coisas novas para ler e fascinada por aprender cada vez mais.
Uma resposta
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