O plano de negócios é importante para qualquer empresa, só que este aqui é rápido e fácil de entender. Faça o seu “plano de negócios ágil” agora mesmo.
Se a sua empresa está em estágio inicial, o plano de negócios é imprescindível para começar. Se a sua empresa já está em operação, ele é importante para organizar a linha de pensamento da empresa. O plano de negócios não é uma tábua de mandamentos, mas é um guia importante para apontar a direção da empresa.
Não existe forma mais clara para demonstrar o seu modelo de negócios e linhas gerais da sua empresa. O que ocorre é que os empreendedores acham bobagem perder tempo com uma ferramenta que pode evitar problemas de comunicação e falta de organização. Faz sentido pra você?
Existe uma verdadeira abundância de métodos para criar seu plano de negócios, uns mais detalhistas e densos, outros muito superficiais. Neste modelo, que eu chamo de Plano de negócios ágil, a ideia é simplificar as coisas e focar no que é importante. Eu conheço meu eleitorado de empreendedores brasileiros e sei que eles gostam de coisas rápidas e concisas, mas que funcionem.
E confie em mim, é melhor você investir alguns minutos para fazer seu Plano de negócios ágil do que passar meses sem ter esta ferramenta importante em mãos.
Este modelo se propõe a cumprir tudo o que um bom Plano de negócios deve conter e de forma ágil e fácil de compreender.
Dividi o Plano de negócios ágil em quatro partes, que são: Direção, dita a parte administrativa. Negociação, cobre as questões financeiras. Atração, refere-se ao marketing e vendas. Atenção demonstra o que pode ser um obstáculo ou ameaça no caminho.
Responda as questões de forma concisa sem pensar nas minúcias. O objetivo agora é ter um plano claro e fácil de entender.
Não tem problema nenhum em seu Plano de negócios ser alterado com o tempo. Ele é um documento dinâmico que pode e deve mudar.
Mas o importante é que você tenha um Plano de negócios, seja no início do negócio ou com o negócio já em operação.
O Plano de negócios ágil:
1. Direção
- O que vocês vão vender?
- Quem vai comprar seus produtos/serviços?
- Por que sua empresa merece existir?
- Como seu produto/serviço vai melhorar a vida das pessoas?
- Quem é a sua equipe e qual o papel de cada membro?
2. Negociação
- Quanto dinheiro e recursos sua empresa precisa para funcionar?
- Quanto a empresa vai cobrar pelos produtos/serviços?
- Quanto cada pessoa vai ganhar?
3. Atração
- Como as pessoas vão saber sobre nossos produtos/serviços?
- Como a empresa vai se fazer ser reconhecida?
4. Atenção
- Quais são as metas para o próximo trimestre?
- Quais são as expectativas para o próximo trimestre?
- Quais são os problemas que podem surgir?
Conclusão
O processo para a preparação do seu Plano de negócios ágil é um momento de comunicação e discussão entre os sócios e figuras importantes da empresa. É a hora de todos entrarem em acordo para definir os próximos passos da empresa.
Daí a importância do Plano de negócios ágil — pôr todo mundo no mesmo barco e com a mesma linha de raciocínio. Com todos trabalhando na mesma direção, imagine como vão fluir as ideias e o ritmo de trabalho…
Tem coisa melhor? O sucesso é a única possibilidade! Outrolado_
. . .
Rafael Honorato é empreendedor, escritor e incentivador nas áreas de tecnologia, educação e gestão. É fundador da Escola Lidero e cofundador da Revolutia.
Leia também:
Rafael Honorato
Rafael Honorato é empreendedor, escritor e incentivador. Fundador da Escola Lidero, startup de educação dedicada ao ensino de competências e habilidades práticas, e cofundador da Revolutia, consultoria de gestão inteligente.