Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
Reviews falsos podem ser criados por empresas especializadas

Reviews de consumidores sobre produtos à venda em sites de e-commerce são muito importantes para os novos compradores. O problema é que muitos são falsos.

 

A facilidade da internet trouxe muitas coisas boas e outras não tão boas para os consumidores. A praticidade de fazer compras online mudou a dinâmica do comércio; no entanto, como saber se o produto é realmente bom, se não se pode tocar, sentir ou experimentar antes da compra?

A necessidade do consumidor conhecer melhor o produto fez com que muitos sites, inclusive como uma oportunidade de aumentar suas vendas, liberassem reviews e comentários de clientes que já os compraram

Originada do inglês, a expressão “review” equivale a uma revisão de alguém que já usou o produto. O conhecido campo de comentários. Em sites de compras de produtos, é bem comum encontrar alguma avaliação pessoal de um usuário que já comprou o mesmo produto e o aprovou ou desaprovou. Este recurso transmite mais confiança para o novo consumidor, ao perceber que outras pessoas já compraram o produto, aprovaram e confirmaram suas qualidades.

O problema é que há reviews falsos na internet. Ao perceber que quanto mais reviews positivos um produto ou serviço recebe, mais chances de ele ser escolhido, algumas empresas contratam serviços de falsificação para criar falsos comentários positivos de consumidores. E ninguém está livre de passar por isso. Mesmo gigantes do comércio eletrônico, como Amazon e Wallmart, também têm casos de reviews falsas em seus produtos.

Como identificar reviews falsos na internet

Como identificar reviews falsos em sites de e-commerceSabendo que esses reviews existem, a melhor maneira de lidar com essa situação é aprender a identificar um comentário que não é verdadeiro. Mesmo que não seja possível garantir completamente que um comentário é verdadeiro ou não, algumas dicas podem ajudar a distinguir um do outro.

O intervalo entre os reviews, por exemplo. Observe se houve um pico de número de comentários em um período muito curto. As chances de serem falsos são grandes.

Repetições de frases, nomes e fotos muito genéricas também são indicadores de possíveis reviews falsos. Verificar erros de digitação e colocações de frase também ajudam a identificar os falsos comentários. Uma pessoa se expressaria daquela forma sobre determinado produto? Faz sentido utilizar aquele tipo de formação de frases? Essas perguntas ajudam na hora de avaliar o review.

Algumas ferramentas online também ajudam a identificar reviews que não são autênticos. Para o consumidor comum não é tão essencial utilizar ferramentas deste tipo, mas para alguns sites que prezam pela qualidade e veracidade de seus conteúdos, principalmente dos comentários de seus clientes, esse recurso é de grande ajuda.

Claro que os resultados não são cem por cento garantidos. e muitas empresas ainda usam reviews falsos para tirar vantagens de seus clientes. A legislação sobre isso ainda é vaga e segue em construção, considerando que a internet é um universo muito grande e difícil de ser controlado.

O importante é sempre manter a atenção, antes, durante e ao final das compras online, para garantir uma experiência segura e agradável. E sempre que possível, deixar uma avaliação real sobre os produtos, para evitar que mais reviews falsos apareçam. Outrolado_

. . .

 

Leia também:

 

Os erros mais comuns nas compras online

A irresponsabilidade civil nas notícias falsas

Avatar de Vicente Tardin

Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *