Mas, afinal, o que é uma consultoria SEO?

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Consultoria SEO não é só apertar os parafusos do seu site até que tudo fique afinado com os requisitos do Google.  Tem também o marketing e o conteúdo.

 

Está querendo saber exatamente o que é uma consultoria SEO? Então a boa notícia é que você está no lugar certo. Dentre todas as etapas que têm como objetivo aumentar a visibilidade e o tráfego de um site, nada supera conseguir um bom posicionamento nos principais mecanismos de busca, como é o caso do Google.

É esse o principal objetivo de uma boa consultoria SEO.

A verdade é que normalmente não funciona você tentar otimizar o site da sua empresa, sozinho ou com a ajuda de pessoas que não entendem assim tão bem do assunto.

Ao contar com uma consultoria SEO você saberá que os resultados esperados serão alcançados de uma forma muito mais eficaz.

Apenas tenha sempre em mente que esses resultados aparecem a médio e a longo prazo, certo?

Portanto, além de fazer o investimento e deixar que um consultor SEO faça todo o trabalho, é preciso ter paciência para aguardar os resultados acontecerem.

Por que investir em SEO?

Com certeza você já ouviu falar em SEO, certo? Esse conceito é muito falado hoje em dia e significa, em inglês, Search Engine Optimization ou, em português, otimização para mecanismos de busca. O principal objetivo desse conceito é usar ferramentas, ações e estratégias para que um determinado site consiga aparecer bem em resultados de buscas em consultas feitas no Google e outros mecanismos de busca.

Dessa forma, quando uma pessoa faz uma pesquisa usando termos relevantes ao negócio do cliente, a tendência é que o site desse cliente apareça logo nas primeiras posições.

Pode-se dizer que é até mesmo possível diminuir os gastos com divulgação paga ao fazer o uso do SEO, uma vez que ele é capaz de aumentar o tráfego orgânico para o seu site.

O que é consultoria SEO?

Levando em consideração tudo o que foi falado sobre SEO, uma consultoria pode colocar tudo em prática e realmente alcançar os resultados esperados.

Na maioria das vezes, o que um cliente deseja ao investir em consultoria é aumentar o tráfego para o site e, consequentemente, as vendas. Estes objetivos são possíveis de serem alcançados por meio de uma boa consultoria SEO.

Essa consultoria também deve trabalhar para que o cliente entenda realmente a importância do investimento em marketing digital. Deve ajudá-lo a perceber que SEO, conteúdo e marketing digital estão ligados e contribuem juntos para alcançar o tão esperado sucesso.

Como tudo funciona

Na verdade, não existe uma receita comum a ser seguida por uma consultoria SEO. Cada consultor trabalha com as estratégias que acha melhor, levando em consideração a análise que fez da empresa do cliente antes de qualquer coisa. Tudo precisa partir de um planejamento, que é o principal ponto para os consultores.

Sendo assim, entender bem o objetivo do cliente com o site dele é o que realmente faz muita diferença dentro de uma consultoria SEO. Onde a empresa está e para onde ela quer ir? Esses são pontos fundamentais que precisam ser entendidos pelo consultor.

O processo de consultoria também oferece apresentações didáticas, documentos e treinamentos para as pessoas que antes eram leigas no assunto consigam continuar executando as estratégias de SEO, de forma a continuar evoluindo e atingindo os resultados.

Portanto, de forma geral, a ideia da consultoria SEO, além de uma parceria, é fazer com que o negócio se torne capaz de lidar com as técnicas de SEO e consiga tirar o máximo de proveito destas técnicas e ferramentas. Todas as dúvidas são solucionadas!

Conclusão

Depois de ler este artigo, com certeza ficou mais simples de entender o que é realmente uma consultoria SEO, não é mesmo? Será que está na hora de contratar uma para o seu negócio? Como está o site da sua empresa? Analise tudo de forma detalhada para saber se esse já é o momento de fazer esse investimento tão importante.

Caso tenha mais alguma dúvida sobre consultoria SEO, é só deixar nos comentários para que possamos te responder assim que for possível.

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Artigo escrito pela equipe da agência de criação de sites UpSites

 

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Avatar de Caio Nogueira

Caio Nogueira é Digital Project Manager da UpSites (https://upsites.digital/).

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2 respostas

  1. Acho interessante a ideia de contratar uma consultoria em SEO, afinal muitas empresas tentam fazer isso por conta própria e não entendem bem do assunto, trazendo um resultado negativo. Um especialista, nesses casos, pode ajudar e muito nas estratégias e aplicação das técnicas.

    1. Concordo, Rogério. Trata-se de um conjunto de muitas atividades que parece simples depois que se domina o processo, mas que são obscuras e intimidadora para quem está iniciando.

      Por isso considero uma boa ideia uma empresa ter uma agência ou consultor externo para ajudar, de forma criar a estratégia do marketing de conteúdo e fazer o planejamento, até conseguir a aprovação (e o entusiasmo) do cliente. Em seguida é preciso fazer tudo: preparar a conta no Google Ads, as landing pages, o formulário, a sequências de e-mail, as newsletter e o que mais fizer sentido.

      A agência ou consultor irá trabalhar junto com o cliente até que ele (ou a equipe) entenda o processo. Depois do planejamento e criação, a agência vai criar os blog posts, encontrar o tom, descobrir o que funciona melhor, checar os resultados. E paulatinamente vai transferir os procedimentos todos, dando suporte à equipe do cliente até que não seja mais necessário. Isso acontece em um espaço de meses, até a agência poder sair de cena e a equipe do cliente passar a executar, tendo como parâmetro os resultados que a agência conseguia.

      Seria esse um modelo ideal, exceto que na prática nem sempre este investimento (ter uma equipe aprendendo e sendo orientada pela agência) chega a acontecer.

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