O SEO (Search Engine Optmization) faz com que os seus conteúdos tenham mais chance de ranquear organicamente no Google.
Muitos empresários já entenderam que precisam produzir conteúdos de qualidade para criar sua autoridade na internet. Conhecer os conceitos do SEO é fundamental para quem vai produzir seu próprio conteúdo ou mesmo contratar uma agência para a produção.
E o que seria esse SEO? É o conjunto de estratégias para potencializar e melhorar o posicionamento de um site/blog/portal nas páginas de resultados naturais nos sites de busca como o Google.
O Outrolado fez uma listinha bem simples e descomplicada pra você. Pega aí:
1. Qualidade e constância. O mais importante é desenvolver um bom conteúdo e ter constância nessa produção. Isso é fato mas também existem outros fatores levados em consideração nos algoritmos do Google. Links de outros sites para o seu, por exemplo, podem pesar tanto quanto um bom conteúdo.
2. Comentários. Os comentários em outros blogs apontando link para o seu já funcionaram bem um dia. Só que foi usado de forma tão massiva que hoje as áreas de comentários em geral usam o atributo “nofollow”. Isto significa que, quando inserido no código HTML, nenhum link conta para efeito de SEO. Ou seja, o Google não “soma pontos” para o site que recebe o link quando ele tem esse atributo.
3. Backlinks. É importante sim fazer links do seu site/blog para outros sites. Ainda tem gente que acredita no contrário mas links para outros sites ajudam a ranquear. O Google entende que sites que linkam para outros sites ajudam seus leitores a obter mais informações.
4. Regularidade. Atualizar seu site regularmente é importante para o SEO. Mas se o tema for mais educativo e menos noticioso não há a necessidade de publicar todos os dias. O critério da qualidade é mais importante nesses casos. Isso não significa que você só vai publicar uma vez a cada semestre, ok?
5. Preste atenção às cópias de conteúdo. Se existir dois conteúdos com blocos de textos semelhantes, o Google vai ranquear apenas um e normalmente é o conteúdo que foi publicado primeiro na internet. Portanto, não vale a pena sair copiando textos e publicando no seu site. Produzir um conteúdo autoral é o que vai te dar autoridade.
6. Tamanho não importa. Muita gente ainda acredita que o tamanho do texto conta mas isso não é verdade. O que é levado em consideração pelo Google é a qualidade do conteúdo.
7. Pesquise antes de escrever. Escreva sobre os assuntos que as pessoas pesquisam. Existem ferramentas como o ubersuggest (gratuita) e o SEM Rush (pago) que fornecem dados e relatórios completos que ajudam a definir o que seu público pesquisa e quais pautas terão mais eficiência em uma estratégia de produção de conteúdo.
8. Título é rei. O título é o ponto mais importante do conteúdo e deve conter a palavra-chave que você deseja otimizar e posicionar o seu conteúdo. Então, o conselho é: capriche muito nesse item do seu conteúdo e NUNCA se esqueça da palavra-chave.
9. Otimize a sua URL para posicionar melhor o seu conteúdo e mantenha as palavras-chave mais relevantes. Por exemplo, se seu artigo quer posicionar para “planilha de fluxo de caixa” mas seu título é “Como montar uma planilha para fazer o seu fluxo de caixa”, é importante otimizar o endereço URL para que ele contenha somente as palavras-chave relevantes.
10. H2. Faça um subtítulo ou resumo H2 que também contenha as palavras-chave, além de completar o sentido do seu título.
11. Faça bullets. Organizar e estilizar o seu conteúdo é importante para o seu leitor bem como para ajudar os robôs do Google a interpretar e dar relevância ao conteúdo. As listagens com uso de bullets ajudam a sintetizar o conteúdo e torná-lo mais legível ao leitor. Eu pessoalmente gosto muito e uso bastante nos meus textos.
12. Imagens. Por último e não menos importante é a otimização de imagens. Preste atenção ao salvar o seu arquivo e sempre coloque a palavra-chave do seu conteúdo. Além disso, preencha os demais atributos no seu publicador como: título e texto alternativo. Esses atributos são importantes e de extrema relevância para que o Google entenda o que as imagens tratam. Exemplo: planilha_fluxo_de_caixa.
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Viviane Danin
Viviane Danin (@bibidanin) é jornalista, consultora do Sebrae e articulista do Webinsider.