A inovação precisa de liberdade para acontecer. Conheça soluções maduras como Gepnet e Nextcloud, que têm o software livre como base.
Software Livre é um movimento político e filosófico que preza a liberdade de acesso do código fonte de qualquer software pela comunidade de usuários. Dentro deste conceito, qualquer usuário tem o direito de executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software.
Desta forma o Software Livre vai além do simples desenvolvimento de aplicações, pois oferece mais liberdades a cada indivíduo, liberdades que não dizem respeito apenas ao campo tecnológico.
A tecnologia envolve a colaboração e é precisamente neste ponto que o Software Livre se baseia – em oposição ao software proprietário, no qual o acesso, o estudo e a redistribuição do código fonte são limitados à vontade da empresa distribuidora.
Nenhuma organização, pública ou privada, conseguiria monopolizar talentos, inovação e resultados e fazer tudo sozinha.
Desde a fundação há várias décadas, o Software Livre propõe uma filosofia de trabalho em que tudo se cria e se oferece, em oposição à forma tradicional de software proprietário, licenciamento, patentes e a rentabilidade econômica máxima de um produto manufaturado.
A disseminação e a compreensão desta filosofia levam à criação e ao compartilhamento. Estamos falando de inovação, porque toda colaboração abre portas para inovações resultantes de novas ideias que se fundem de maneiras nunca antes vistas.
A partir desse processo de colaboração e inovação de produtos dentro do Software Livre surgiram propostas de grande importância, como a “Inovação aberta”, conceito criado pelo professor americano Henry Chesbrough. Pela “Inovação aberta”, as empresas buscam, adotam e promovem novas tecnologias além do escopo de sua própria organização, em conjunto com parceiros externos.
É muito grande o número de soluções e modelos proporcionados pelo Software Livre em termos de inovação, com a possibilidade de criar novos modelos de negócios ou de adotar com eficiência os já existentes. Podemos pensar coisas novas de forma aberta e partilhada e desenvolver novas formas de trabalhar e relacionamento com os outros.
É o caso de dois exemplos de aplicações criadas nesse espírito, entre tantos outras: o Gepnet e o Nextcloud.
Gepnet – Gestão de escritórios de projetos
Trata-se de uma solução corporativa para gestão de escritórios de projetos criada no âmbito da Polícia Federal do Brasil.
De maneira simples e intuitiva, o aplicativo acompanha os projetos na organização e faz o registro individual do ciclo de vida de cada um deles, com base em uma visão resumida dos processos do guia PMBOK (PMI).
A versão standalone (STD) disponibilizada ao Portal do Software Público Brasileiro (SPB) possui banco de dados independente e login próprio, sem depender de validações ou autorizações externas.
O Gepnet está registrado para a Polícia Federal junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI sob o número INPI BR 51 2014 000773-1. A versão disponível no Portal do Software Público Brasileiro é ofertada sob os termos da licença GPL2.
Nextcloud: armazenamento e sincronização na nuvem
O Nextcloud é um serviço de código aberto de armazenamento e sincronização de arquivos privados, similar ao Dropbox (proprietário) e derivado (fork) do ownCloud (popular Open Source).
É uma aplicação gratuita, utilizada para compartilhamento de arquivo e pastas entre usuários e grupos no ambiente nuvem.
Trata-se de uma opção viável e segura para o armazenamento de arquivos em nuvem, com muitas outras funcionalidades. Possui autenticação de dois fatores e preza pela privacidade e liberdade do usuário, respeitando seus dados e arquivos.
O Nextcloud vem trazendo diversas funcionalidades e melhorias e proporciona um serviço de armazenamento e sincronização de arquivos privados seguro e atualizado.
Pode ser acessado pelo navegador ou gerenciador de arquivos de seu computador e conta com o suporte e integração dos sistemas operacionais Windows, MacOS, Linux, Android e iOS.
A solução disponibiliza o histórico das edições, o que facilita o gerenciamento. O gestor também pode criar grupos conforme as áreas da empresa, cujo acesso é feito com login e senha e o administrador pode restringir mais ou menos o nível de acesso.
Diferenciais do Nextcloud
Diferente do Samba e do Google Drive, que forçam os acessos por linha de comando e e-mail, respectivamente, o Nextcloud tem vários diferenciais.
- Permite criar grupos.
- É possível criar usuários internos sem a necessidade e-mail.
- Acessível em diversos sistemas operacionais.
- Interface mais agradável e intuitiva e permite a personalização.
- O repositório oficial baixa e ativa os aplicativos que você escolhe agregar.
- Possibilidades de integrações com o LDAP e controle de versão.
- Permite a verificação de quando determinado arquivo/pasta foi alterado e por quem.
- Permite controlar/limitar o que é liberado para cada membro da plataforma.
Saiba mais:
Outrolado_
. . .
Vicente Tardin
Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.